Estatuto das orquestras regionais estabelece condições "mínimas"

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, disse hoje que o decreto-lei que define o estatuto das orquestras regionais, que prevê regras e "condições mínimas" para a sua constituição, incorpora sugestões dos municípios.

© Global Imagens

Cultura Castro Mendes 08/06/18 POR Lusa

O estatuto, que foi aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros, prevê "regras mínimas e condições mínimas para a constituição de uma orquestra regional, em termos de instrumentos, [definindo que deve] ter, pelo menos, 31 músicos com vínculo, com contratos permanentes, e ter determinados naipes de instrumentos que definem o mínimo que uma orquestra deve ter".

PUB

Segundo o titular da pasta da Cultura, o decreto-lei inclui também "a atribuição equitativa" dos subsídios disponíveis às orquestras.

Luís Filipe Castro Mendes, que falava à agência Lusa na Guarda, à margem da inauguração de uma exposição de Paula Rego intitulada "As infâncias perduráveis", realizada no âmbito do 3.º Simpósio Internacional de Arte Contemporânea (SIAC), e à cerimónia de assinatura de um protocolo entre o município e o Novo Banco, para cedência de cinco obras de arte contemporânea, esclareceu que as orquestras regionais "não são todas as orquestras que estão nas regiões".

A título exemplificativo, afirmou: "A Orquestra da Beira Interior não é uma orquestra Municipal, é uma orquestra ligada à Universidade da Beira Interior. A Orquestra Clássica do Centro não é uma orquestra regional, é uma orquestra ligada à cidade de Coimbra".

Segundo o governante, o que define uma orquestra regional "é ter o apoio de, pelo menos, cinco autarquias" de uma Comunidade Intermunicipal, ou seja, que sejam "orquestras de dimensão verdadeiramente regional".

"Temos nessas circunstâncias atualmente quatro [orquestras] e esperamos que todas as regiões venham a ter a sua orquestra. E podem ter mais, pode haver mais orquestras regionais. A condição mínima é terem a apoiá-las pelo menos cinco autarquias", apontou.

Castro Mendes referia-se às orquestras do Norte, Filarmonia das Beiras, Metropolitana e Clássica do Sul.

Luís Filipe Castro Mendes disse ainda que a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que inicialmente discordou do estatuto das orquestras regionais apresentado pelo Governo, apresentou sugestões que foram integradas na lei, "nomeadamente no que respeita à maior participação dos poderes locais nos júris e na regulação" das orquestras.

A ANMP foi consultada e ouvida e "foram incorporadas sugestões" na "definição normativa" das orquestras regionais, concluiu.

O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira o decreto-lei que define o estatuto das orquestras regionais, e que estabelece as condições dos incentivos a atribuir pelo Estado para que desenvolvam a sua atividade.

O diploma, de acordo com o comunicado divulgado no final da reunião, "tem como objetivo valorizar o papel das orquestras regionais enquanto entidades que prosseguem fins de interesse público, e corrigir desigualdades subjacentes ao seu funcionamento, nomeadamente no que respeita a linhas estratégicas e aos objetivos a prosseguir, como formação, organização interna, bem como ao reconhecimento da sua função nos diferentes territórios em que estão inseridas", acrescenta o documento.

A aprovação do diploma decorre do reconhecimento, por parte do Governo, "do contributo das orquestras regionais como instrumento de valorização sociocultural através da música", indica.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Peso Há 15 Horas

O alimento muito apreciado que reduz o apetite e ajuda a emagrecer

fama Cristina Ferreira Há 12 Horas

Em direto na TVI, convidada diz que "grande amor" de Cristina é o 'ex'

lifestyle Massa muscular Há 9 Horas

Cientistas descobrem as frutas perfeitas para ganhar massa muscular

economia supermercados Há 18 Horas

"Campanha é enganosa". O que se passa (afinal) entre Pingo Doce e Lidl?

auto Honda Há 14 Horas

Antigo Honda NSX português de Ayrton Senna está à venda. Preço surpreende

pais Tailândia Há 16 Horas

Portuguesa com "doença mental" causa distúrbios na Tailândia

pais Évora Há 9 Horas

Évora. Pai morre e filho fica ferido após serem atropelados por charrete

lifestyle Saúde Há 14 Horas

Médico alerta para os sinais de que não está a consumir fibra suficiente

pais Namíbia Há 5 Horas

Dois portugueses mortos em "acidente grave" com autocarros na Namíbia

pais Caso das gémeas Há 15 Horas

Marcelo de relações cortadas com o filho após polémico caso das gémeas