Associação de Góis apoiado pelo festival americano Burning Man

Uma intervenção cultural na Arménia, liderada pelo presidente da associação de Góis Raizvanguarda, Luís Carvalho, e pela encenadora polaca Maria Kwiatek, foi apoiada pelo festival americano Burning Man, informou hoje a instituição.

© Reuters

Cultura Projeto 08/06/18 POR Lusa

O projeto, intitulado "Syunik Marz", vai ser desenvolvido nas comunidades de Svarants, Tandzatap e Tatev, na Arménia, e pretende criar programas criativos nessas áreas rurais da região de Syunik, "atraindo possibilidades para territórios isolados e para as pessoas", revela a Raizvanguarda, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

PUB

O projeto começou a ser desenhado em julho de 2017, quando Luís Carvalho conheceu a encenadora Maria Kwiatek durante "a implementação de um projeto de fotografia" em Tatev, num edifício velho e sem mobília, nem canalização, sendo que, já este ano, foi feita uma viagem de investigação e de contacto com várias organizações no sentido de transformar aquele edifício "num centro comunitário".

A iniciativa conta também com a participação do coletivo de arquitetura de Lisboa Warehouse, que pretende contribuir para uma solução de renovação daquele espaço.

"O objetivo do projeto "Syunik Marz" não é apenas renovar o centro comunitário, mas promover a iniciativa local a pensar no processo de reconstrução e transformação dos espaços de forma criativa.

O objetivo é inspirar as pessoas e deixá-las entender que têm o poder de mudar a comunidade e desenvolver o seu próprio espaço de interação, refere a nota de imprensa.

A intervenção no edifício será feita em 2019 e, antes das obras, serão realizadas uma série de atividades com a comunidade, nomeadamente com os mais jovens, explica a associação de Góis.

Segundo o presidente da associação, Luís Carvalho, a bolsa, de 3.500 dólares, vai permitir desenvolver várias iniciativas culturais já este ano na pequena aldeia de Tatev, que conta com 600 habitantes.

A bolsa agora atribuída pelo festival americano Burning Man, realizado no deserto Black Rock, no estado do Nevada, "vem possibilitar a continuidade do programa", sublinha a Raizvanguarda, referindo que todos os anos aquele festival atribui dez bolsas a projetos artísticos fora dos Estados Unidos da América.

"Ainda não sabíamos quando iríamos voltar para a intervenção no edifício, mas nunca antes do verão de 2019. Não queríamos estar tanto tempo sem contacto com a comunidade da região e este apoio possibilita-nos o regresso já em 2018 e um trabalho de proximidade com a população. Até garantirmos o financiamento necessário para a reabilitação do espaço físico, iremos continuar o processo de criação artística na região e a explorar também a interação com comunidades vizinhas", conclui Luís Carvalho.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama José Castelo Branco Há 22 Horas

Polémica! José Castelo Branco protagoniza desacato em restaurante

pais 25 de Abril Há 23 Horas

Da presença "massiva" ao "espírito corajoso": Os 50 anos do 25 de Abril

auto Alemanha Há 19 Horas

Alemanha multa Continental em 100 milhões de euros por negligência

pais IPMA Há 9 Horas

Queda de neve coloca oito distritos do continente sob aviso amarelo

fama Rita Ferro Rodrigues Há 23 Horas

Rita Ferro Rodrigues confessa: "Tive relacionamentos tóxicos"

pais Namíbia Há 22 Horas

Além das 2 mortes, há 16 portugueses internados após acidente na Namíbia

fama Herman José Há 10 Horas

Herman José brinca com os fãs. "Dia feliz: descobri que tenho um filho"

desporto Manchester United Há 22 Horas

Roy Keane arrasa Bruno Fernandes: "Não ganhou nada na carreira"

fama Big Brother Há 20 Horas

Grandes surpresas no novo ranking de popularidade do 'Big Brother'

desporto Premier League Há 17 Horas

O (cuidadoso) pedido de Bruno Fernandes que conquistou os adeptos rivais