Parlamento português sauda Dia Internacional da Mulher

O parlamento aprovou hoje votos para saudar o Dia Internacional da Mulher, após um debate em que todas as intervenções foram feitas por mulheres.

© Global Imagens

Política Deputados 09/03/18 POR Lusa

Traço comum aos discursos, breves, de Edite Estrela (PS), Rita Rato (PCP), Regina Bastos (PSD), Ana Rita Bessa (CDS), Heloísa Apolónia (PEV) e Sandra Cunha (BE) foi o facto de estar por cumprir a igualdade entre homens e mulheres.

PUB

O que justifica que se continue a assinalar este dia internacional, o que aconteceu na quinta-feira, 08 de março.

Foram aprovados, por unanimidade, os votos de saudação pela comemoração do Dia Internacional da Mulher apresentados pelo PCP e pela subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação.

Comemorar o Dia da Mulher continua a fazer sentido enquanto existirem as desigualdades entre homens e mulheres quanto aos seus salários ou enquanto as mulheres tiverem que optar "entre ser mães e ter uma carreira profissional".

Rita Rato, do PCP, fez a defesa deste dia em nome das trabalhadoras que lutam contra as injustiças e mais direitos, dizendo que se trata de "celebrar a luta de todos os dias".

A deputada Regina Bastos lembrou as diferenças salariais entre homens e mulheres, que ganham menos, e disse que valerá sempre assinalar o dia enquanto se estiver longe da igualdade.

Ana Rita Bessa, do CDS-PP, resumiu tudo a uma frase para continuar a justificar esta celebração: "Cabe às mulheres falar pela sua própria voz."

Já Heloísa Apolónia, do PEV, afirmou que assinalar esta data é "lutar pela dignidade e contra tantas e tantas adversidades".

A deputada bloquista Sandra Cunha lembrou também as desigualdades, em Portugal e no Mundo, mas pediu que este dia seja "comemorado pelas conquistas que se fizeram e menos pelo que falta fazer".

Na sessão de hoje, no parlamento, foi igualmente aprovado, com a abstenção do CDS e o voto contra do PSD, um voto apresentado pelo Bloco de Esquerda pelo relançamento do processo negocial sobre o Sahara Ocidental, "sob a égide das Nações Unidas".

No voto, exprime-se a "profunda convicção de que este é um momento para uma solução política" que garanta a autodeterminação do povo do Sahara ocidental" e é destacado o encontro, em 06 de março, em Lisboa, do enviado do secretário-geral da ONU com representantes de Marrocos.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

pais Euromilhões Há 19 Horas

Euromilhões sem totalistas, mas (ótimo) segundo prémio saiu em Portugal

lifestyle Signos Há 6 Horas

Asseguram os astros que estes signos vão ter muita sorte no fim de semana

lifestyle Sono Há 17 Horas

Está às voltas na cama e não dorme? Médico recomenda uma técnica

lifestyle Metabolismo Há 22 Horas

O que uma nutricionista recomenda para acelerar o metabolismo

lifestyle Signos Há 17 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

lifestyle Signos Há 22 Horas

Signos que estão sempre numa 'pilha de nervos' (são os mais stressados)

desporto UEFA Há 22 Horas

UEFA aplica multa milionária ao FC Porto e ameaça com exclusão

pais Euromilhões Há 20 Horas

Está num dia de sorte? Ora conheça a chave vencedora do Euromilhões

fama José Castelo Branco e Betty Grafstein Há 8 Horas

Pedro Pico promete 30.000€ a Castelo Branco se Betty vender o palacete

fama José Carlos Pereira Há 21 Horas

Filho de José Carlos Pereira submetido a operação