Parceiros sociais reúnem-se hoje para discutir formação profissional

s parceiros sociais e o Governo reúnem-se hoje à tarde na concertação social, em Lisboa, para discutir o relatório de acompanhamento sobre a evolução do salário mínimo e o tema da formação profissional.

© Global Imagens

Economia Concertação Social 09/03/18 POR Lusa

De acordo com o último relatório sobre o salário mínimo nacional (SMN), cujo valor é de 580 euros, mais de um quinto dos trabalhadores em Portugal recebia esta remuneração no final do terceiro trimestre de 2017, totalizando 713,2 mil pessoas.

PUB

O número revelava um aumento de 9,4% face ao mesmo período do ano passado, representando um peso relativo de 21,6% no total de empregados.

Além do salário mínimo, os parceiros sociais retomam a discussão sobre formação profissional e em cima da mesa estará o documento do Ministério do Trabalho enviado às confederações patronais e centrais sindicais há cerca de duas semanas.

Segundo o documento, o número de pessoas abrangidas por programas de formação profissional do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) está a cair há três anos consecutivos, tendo atingido em 2017 o valor mais baixo dos últimos sete anos.

No ano passado, 341,3 mil pessoas foram abrangidas por programas de formação do IEFP, menos 9,3% do que no ano anterior. Já em 2016, o número tinha descido quase 27% face a 2015 e, um ano antes, 4%.

O Ministério do Trabalho explica no documento que a transição do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para o Portugal 2020 "representou uma quebra muito significativa das verbas disponíveis para as políticas ativas, quebra essa quase integralmente concentrada no campo da formação profissional".

A transição resultou numa redução superior a 1,5 mil milhões de euros das verbas comunitárias para formação profissional, uma quebra visível em particular nas medidas destinadas à qualificação da população adulta.

Na última reunião da concertação social, dedicada à reprogramação do Portugal 2020, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse que as verbas comunitárias terão como prioridade a qualificação e que para o ensino profissional e para a educação de adultos vão ser reforçadas em 300 milhões de euros cada.

A reunião da concertação social é presidida pelo ministro do Trabalho, Vieira da Silva.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

pais Caldas da Rainha Há 21 Horas

Decidiu partir 26 retrovisores de carros ao pontapé e com guarda-chuva

lifestyle Signos Há 20 Horas

Três signos que não perdoam nada nem ninguém

lifestyle Tosse Há 21 Horas

Tosse persistente? Os conselhos de dois médicos para aliviá-la

lifestyle Signos Há 15 Horas

Os três signos que vão sofrer por amor nos próximos dias

pais Mau tempo Há 23 Horas

Caos em Lisboa. Imagens mostram ruas alagadas após chuva intensa

mundo Reino Unido Há 22 Horas

Comprou alfinete por 23 euros e vendeu-o por mais de 11 mil

pais Combustíveis Há 22 Horas

Equipamento de combustível cobrava clientes sem abastecer em Grândola

lifestyle Suplementos Há 21 Horas

Existe uma melhor altura do dia para tomar suplementos de vitamina D?

lifestyle Animais de estimação Há 23 Horas

É isto que deve fazer quando o seu cão puxa a trela

mundo Reino Unido Há 3 Horas

Vidente diz que falou com princesa Diana e Rei Carlos III vai renunciar