Centeno garante que aprovou "prontamente" obras na Ponte 25 de Abril

O Ministério das Finanças disse hoje que aprovou "prontamente" as obras na Ponte 25 de Abril e que não tardou os seis meses que têm sido anunciados.

© Lusa

Economia Finanças 09/03/18 POR Lusa

"A autorização das obras de manutenção da Ponte 25 de Abril não tardou os seis meses que têm sido referidos pela comunicação social", disse em comunicado, o Ministério das Finanças.

PUB

A entidade adianta que a lei do Orçamento do Estado para 2018 previa já os "montantes necessários" à intervenção na infraestrutura.

"Recentemente, dois relatórios [do Instituto de Soldadura e Qualidade e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil] indicaram a necessidade de realização de obras a curto prazo, confirmando a programação previamente definida pela Infraestruturas de Portugal. Face à urgência identificada nesses relatórios, o Ministério das Finanças aprovou, prontamente, as respetivas portarias de extensão de encargos", concluiu.

Já hoje o presidente do conselho diretivo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Carlos Pina, garantiu que a Ponte 25 de Abril "está e estará segura", explicando que não existe perigo para os utentes.

"O LNEC tem apoiado as Infraestruturas de Portugal (IP), desde o inicio desta obra [Ponte 25 de Abril]. Atualmente, através de um programa de monitorização contínua do comportamento, da leitura de vários aparelhos instalados na ponte e ainda analisando os regulatórios que o Instituto de Segurança e Qualidade faz mensalmente [...] podemos afirmar que a Ponte 25 de abril esteve segura, está segura e vai continuar a estar segura", disse Carlos Pina, que falava aos jornalistas no LNEC, em Lisboa.

Por sua vez, O presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), António Laranjo, disse que a obra de reparação da Ponte 25 de Abril "não é urgente" e que, se houvesse perigo, a infraestrutura "estaria fechada".

"Não é uma obra urgente nem emergente", apesar de ser "prioritária" para a IP, declarou o responsável, que falava em conferência de imprensa na sede da empresa, em Almada.

António Laranjo admitiu que a IP já sabia da existência de fissuras na Ponte 25 de Abril - que liga as duas margens do rio Tejo entre Almada e Lisboa - há dois anos, mas rejeitou perigo, alegando que, nessa situação, "a ponte estaria fechada".

A Ponte 25 de abril vai ser alvo durante dois anos de trabalhos manutenção, orçados em 18 milhões de euros, anunciou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP), que lança ainda este mês o concurso público internacional para adjudicação da obra.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Assembleia da República Há 23 Horas

AO MINUTO: "Não faço distinção de deputado A ou B"; Fumo branco na AR

mundo Reino Unido Há 22 Horas

Câmara ordena descer altura de edifício em... 13 milímetros. Custa 30 mil

pais Caldas da Rainha Há 16 Horas

Decidiu partir 26 retrovisores de carros ao pontapé e com guarda-chuva

pais Desaparecimento Há 21 Horas

Casal desaparecido na Madeira. "Esperamos voltar a ver os seus sorrisos"

lifestyle Dicas e truques de lavandaria Há 21 Horas

Não imagina o que um pouco de vinagre pode fazer por uns ténis encardidos

pais Mau tempo Há 17 Horas

Caos em Lisboa. Imagens mostram ruas alagadas após chuva intensa

lifestyle Tosse Há 16 Horas

Tosse persistente? Os conselhos de dois médicos para aliviá-la

lifestyle Signos Há 15 Horas

Três signos que não perdoam nada nem ninguém

economia Lixo 27/03/24

Restaurantes e comércio pagarão só lixo que fazem em 2025. E as famílias?

tech Netflix Há 20 Horas

A nova grande série da Netflix pode, afinal, tornar-se uma desilusão