Vem aí a tempestade Felix. E traz (mais) chuva, trovoada, granizo e vento

Mau tempo não arreda pé. Agora é a vez da tempestade que dá pelo nome de Felix.

© Reprodução

País Meteorologia 08/03/18 POR Melissa Lopes

Chegou a vez da letra F. A próxima tempestade chama-se Felix e está mesmo a chegar. A partir desta madrugada e previsivelmente até domingo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê, para o Continente, precipitação, que será por vezes forte e persistente, podendo mesmo ser acompanhada de trovoada e queda de granizo. O vento irá aumentar de intensidade, esperando-se que atinja os valores de rajada até 85 km/h, que serão até 110 km/h nas terras altas em especial no dia 11, domingo.

PUB

Para a Madeira, prevê-se precipitação, por vezes forte entre o final da tarde de quinta-feira e o início da tarde de sexta-feira, o vento será forte até dia 10, com rajadas até 80 km/h, podendo chegar a 100 km/h no início do dia 9, prevendo-se 120/130 km/h nas terras altas. Existe também a possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento, mais prováveis a sul.

O IPMA refere ainda que haverá um aumento da agitação marítima. No Continente, a partir de sexta-feira, prevê-se ondulação de sudoeste com altura significativa entre 4 e 6 metros, passando gradualmente a ondas de noroeste com 6 a 8 metros, podendo atingir 14 metros de altura máxima, no dia 11, domingo.

No arquipélago da Madeira, as ondas serão de oeste com altura significativa entre 4 e 5 metros a partir de dia 09, passando a ondas de noroeste a partir de dia 10 e aumentando para 5 a 6 metros, podendo atingir 10 metros de altura máxima, no dia 11.

De referir que a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou esta quinta-feira para as consequências do mau tempo esperado até domingo, nomeadamente piso escorregadio e formação de gelo, cheias, inundações e queda de árvores. Face à situação esperada, a Proteção Civil aconselha a população a desobstruir os sistemas de escoamento e a reduzir a velocidade na condução, recomendando ainda que as pessoas não atravessem zonas inundadas, para precaver o arrastamento para buracos no pavimento ou caixas de esgoto.

A ANPC pede ainda que se tenha especial cuidado junto de áreas arborizadas, da orla costeira e de zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, além de recomendar que não se pratiquem atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

pais Caldas da Rainha Há 22 Horas

Decidiu partir 26 retrovisores de carros ao pontapé e com guarda-chuva

lifestyle Signos Há 21 Horas

Três signos que não perdoam nada nem ninguém

lifestyle Tosse Há 23 Horas

Tosse persistente? Os conselhos de dois médicos para aliviá-la

lifestyle Signos Há 17 Horas

Os três signos que vão sofrer por amor nos próximos dias

mundo Reino Unido Há 4 Horas

Vidente diz que falou com princesa Diana e Rei Carlos III vai renunciar

pais Combustíveis Há 23 Horas

Equipamento de combustível cobrava clientes sem abastecer em Grândola

lifestyle Suplementos Há 22 Horas

Existe uma melhor altura do dia para tomar suplementos de vitamina D?

desporto Exclusivo Há 7 Horas

"Vou voltar a treinar em Portugal. Apontem, não tenho dúvida nenhuma"

desporto Espanha Há 6 Horas

Dani Alves organiza festa em casa e recebe visitas de amigos encapuzados

lifestyle Alimentos Há 20 Horas

Quer reduzir a inflamação? Coma esta fruta todos os dias