"A ilusão do real" revela a Leiria a arte da cenografia

Leiria, 08 mar (Lusa) - O papel da cenografia em contexto teatral e também no quotidiano é revelado pelo projeto "A ilusão do real" em Leiria, um conjunto de atividades que acontecem de 23 de março a 08 de abril.

© Reuters

Cultura 23 março 08/03/18 POR Lusa

Exposições, 'masterclasses', 'workshops' e intervenções têm lugar em vários pontos da cidade, num evento que conta com a participação do arquiteto João Mendes Ribeiro, da cenógrafa Marta Carreiras e dos artistas plásticos Nuno Viegas e Ricardo Romero.

PUB

"Com 'A ilusão do real' queremos que as pessoas saibam o que é a cenografia de facto. Toda a gente sabe, mas queremos que tenham contacto com a cenografia de forma mais explícita e profissional, porque ela faz parte de todos nós", disse hoje, na apresentação da iniciativa, a arquitecta e designer Joana Marcelino, que faz parte da organização com a livraria Arquivo, associação Riscas Vadias e companhia Leirena Teatro.

Frédéric da Cruz Pires, da estrutura teatral, promete "três semanas de festa" na cidade, para "dar a conhecer a cenografia e o papel do cenógrafo" no teatro, mas também "a importância na nossa vida, na nossa casa, em todo o lado".

"Em casa, quando pensamos em comprar mobiliário, imaginamos o espaço e isso é cenografia comum a todos", sublinha Joana Marcelino.

Para o artista plástico Nuno Viegas, a cenografia é uma disciplina "muito específica", porque "está na fronteira entre as artes visuais, a arquitectura e o teatro".

"Daí a confusão que muitas pessoas fazem e por isso não sabem o que é", frisa. Por isso, "A ilusão do real" surge em Leiria como uma tentativa de valorizar a arte da cenografia.

A par de exposições de João Mendes Ribeiro e de Nuno Viegas, está previsto um conjunto de 'masterclasses', tertúlias e 'workshops', tanto para adultos como para crianças.

O programa encerra oficialmente a 07 de abril, com um espetáculo coordenado pelo artista Ricardo Romero, juntando video-instalação, poesia, música e dança.

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

pais Caldas da Rainha Há 18 Horas

Decidiu partir 26 retrovisores de carros ao pontapé e com guarda-chuva

pais Desaparecimento Há 23 Horas

Casal desaparecido na Madeira. "Esperamos voltar a ver os seus sorrisos"

lifestyle Signos Há 17 Horas

Três signos que não perdoam nada nem ninguém

lifestyle Tosse Há 18 Horas

Tosse persistente? Os conselhos de dois médicos para aliviá-la

lifestyle Dicas e truques de lavandaria Há 23 Horas

Não imagina o que um pouco de vinagre pode fazer por uns ténis encardidos

pais Mau tempo Há 20 Horas

Caos em Lisboa. Imagens mostram ruas alagadas após chuva intensa

lifestyle Signos Há 12 Horas

Os três signos que vão sofrer por amor nos próximos dias

tech Netflix Há 22 Horas

A nova grande série da Netflix pode, afinal, tornar-se uma desilusão

mundo Reino Unido Há 19 Horas

Comprou alfinete por 23 euros e vendeu-o por mais de 11 mil

fama Cristina Ferreira Há 21 Horas

De férias, Cláudio Ramos envia mensagem a Cristina: "Tens de ser moderna"