"A ilusão do real" revela a Leiria a arte da cenografia

Leiria, 08 mar (Lusa) - O papel da cenografia em contexto teatral e também no quotidiano é revelado pelo projeto "A ilusão do real" em Leiria, um conjunto de atividades que acontecem de 23 de março a 08 de abril.

© Reuters

Cultura 23 março 08/03/18 POR Lusa

Exposições, 'masterclasses', 'workshops' e intervenções têm lugar em vários pontos da cidade, num evento que conta com a participação do arquiteto João Mendes Ribeiro, da cenógrafa Marta Carreiras e dos artistas plásticos Nuno Viegas e Ricardo Romero.

PUB

"Com 'A ilusão do real' queremos que as pessoas saibam o que é a cenografia de facto. Toda a gente sabe, mas queremos que tenham contacto com a cenografia de forma mais explícita e profissional, porque ela faz parte de todos nós", disse hoje, na apresentação da iniciativa, a arquitecta e designer Joana Marcelino, que faz parte da organização com a livraria Arquivo, associação Riscas Vadias e companhia Leirena Teatro.

Frédéric da Cruz Pires, da estrutura teatral, promete "três semanas de festa" na cidade, para "dar a conhecer a cenografia e o papel do cenógrafo" no teatro, mas também "a importância na nossa vida, na nossa casa, em todo o lado".

"Em casa, quando pensamos em comprar mobiliário, imaginamos o espaço e isso é cenografia comum a todos", sublinha Joana Marcelino.

Para o artista plástico Nuno Viegas, a cenografia é uma disciplina "muito específica", porque "está na fronteira entre as artes visuais, a arquitectura e o teatro".

"Daí a confusão que muitas pessoas fazem e por isso não sabem o que é", frisa. Por isso, "A ilusão do real" surge em Leiria como uma tentativa de valorizar a arte da cenografia.

A par de exposições de João Mendes Ribeiro e de Nuno Viegas, está previsto um conjunto de 'masterclasses', tertúlias e 'workshops', tanto para adultos como para crianças.

O programa encerra oficialmente a 07 de abril, com um espetáculo coordenado pelo artista Ricardo Romero, juntando video-instalação, poesia, música e dança.

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 21 Horas

Os três signos que vão sofrer por amor nos próximos dias

mundo Reino Unido Há 9 Horas

Vidente diz que falou com princesa Diana e Rei Carlos III vai renunciar

desporto Exclusivo Há 11 Horas

"Vou voltar a treinar em Portugal. Apontem, não tenho dúvida nenhuma"

desporto Espanha Há 10 Horas

Dani Alves organiza festa em casa e recebe visitas de amigos encapuzados

pais Montalegre Há 8 Horas

Receberam convocatória para guerra na Ucrânia. Junta fez queixa à GNR

economia IRS Há 12 Horas

Entrega do IRS está mesmo à porta. Fisco recorda dois pontos importantes

politica Governo Há 4 Horas

AO MINUTO: Governo de Luís Montenegro já é conhecido; Partidos reagem

pais Lisboa Há 2 Horas

Tornado avistado junto à Ponte Vasco da Gama, em Lisboa. As imagens

lifestyle Peso Há 11 Horas

Medicamento experimental promete perda de peso em apenas 28 dias

pais Açores Há 7 Horas

Momento raro nos Açores. Ilha Terceira acorda com neve (e não é a única)