"A ilusão do real" revela a Leiria a arte da cenografia

Leiria, 08 mar (Lusa) - O papel da cenografia em contexto teatral e também no quotidiano é revelado pelo projeto "A ilusão do real" em Leiria, um conjunto de atividades que acontecem de 23 de março a 08 de abril.

© Reuters

Cultura 23 março 08/03/18 POR Lusa

Exposições, 'masterclasses', 'workshops' e intervenções têm lugar em vários pontos da cidade, num evento que conta com a participação do arquiteto João Mendes Ribeiro, da cenógrafa Marta Carreiras e dos artistas plásticos Nuno Viegas e Ricardo Romero.

PUB

"Com 'A ilusão do real' queremos que as pessoas saibam o que é a cenografia de facto. Toda a gente sabe, mas queremos que tenham contacto com a cenografia de forma mais explícita e profissional, porque ela faz parte de todos nós", disse hoje, na apresentação da iniciativa, a arquitecta e designer Joana Marcelino, que faz parte da organização com a livraria Arquivo, associação Riscas Vadias e companhia Leirena Teatro.

Frédéric da Cruz Pires, da estrutura teatral, promete "três semanas de festa" na cidade, para "dar a conhecer a cenografia e o papel do cenógrafo" no teatro, mas também "a importância na nossa vida, na nossa casa, em todo o lado".

"Em casa, quando pensamos em comprar mobiliário, imaginamos o espaço e isso é cenografia comum a todos", sublinha Joana Marcelino.

Para o artista plástico Nuno Viegas, a cenografia é uma disciplina "muito específica", porque "está na fronteira entre as artes visuais, a arquitectura e o teatro".

"Daí a confusão que muitas pessoas fazem e por isso não sabem o que é", frisa. Por isso, "A ilusão do real" surge em Leiria como uma tentativa de valorizar a arte da cenografia.

A par de exposições de João Mendes Ribeiro e de Nuno Viegas, está previsto um conjunto de 'masterclasses', tertúlias e 'workshops', tanto para adultos como para crianças.

O programa encerra oficialmente a 07 de abril, com um espetáculo coordenado pelo artista Ricardo Romero, juntando video-instalação, poesia, música e dança.

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

desporto Liga dos Campeões Há 20 Horas

Ancelotti revela o que lhe disse Guardiola após a eliminação do City

lifestyle Signos Há 8 Horas

Os três signos que envelhecem melhor. Será que é um deles?

lifestyle Colesterol Há 12 Horas

Será colesterol alto? Esteja atento a estes sinais nos pés e nas mãos

economia IRS Há 13 Horas

Afinal, como é que o Fisco paga os reembolsos do IRS?

lifestyle Saúde óssea Há 11 Horas

Se consumir esta especiaria mais vezes, os seus ossos vão agradecer

lifestyle Signos Há 21 Horas

Signos que nunca pedem desculpa (e acham que têm sempre razão)

desporto Taça de Portugal Há 22 Horas

FC Porto vai do 'susto' à festa e junta-se ao Sporting na final da Taça

desporto Espanha Há 7 Horas

Meningite mata ginasta de 17 anos no espaço de 24 horas

fama Maria Botelho Moniz Há 10 Horas

Maria Botelho Moniz mostra foto encantadora do filho: "Pudim mais feliz"

pais Operação Influencer Há 11 Horas

MP derrotado na Operação Influencer. Da "humilhação" ao "plano criminoso"