Durma bem: Exposição à luz durante o sono causa depressão

Apague a luz e feche os estores. Exposição à claridade durante o sono está relacionada com depressão.

© iStock

Lifestyle Estudo 08/03/18 POR Liliana Lopes Monteiro

Um estudo japonês, publicado no Journal of Epidemology, detetou uma ligação à exposição à luz, mesmo que ténue, e o aparecimento de sintomas de depressão entre a população idosa.

PUB

Os resultados da investigação sugerem que dormir num ambiente completamente escuro promove não só a qualidade do sono, mas também uma melhor saúde mental, explica o coautor do estudo Kenji Obayashi, professor na Nara Medical University School of Medicine, no Japão.

"Manter os estores e as cortinas fechados no quarto, durante a noite, pode ser um método original e viável de prevenir a depressão", explicou Obayashi à revista norte-americana Time.

Os cientistas analisaram as quantidades de claridade nos quartos de 863 idosos japoneses, colocando medidores de luz nas mesas de cabeceira dos indivíduos, durante duas noites. Os voluntários também descreveram a sua experiência em diários do ‘sono’ e foram monitorizados por psicólogos, por dois anos.

Cerca de 73 pessoas desenvolveram sintomas depressivos no período que se seguiu, e os investigadores estabeleceram uma correlação entre essa progressão e a exposição à luz.

Indivíduos que estiveram expostos a uma luminescência superior a cinco watts, apresentaram uma maior propensão a desenvolver depressão comparativamente a quem dormiu na escuridão total.

Obayashi considera que este resultado pode estar relacionado com a forma como o corpo humano evoluiu ao longo dos milénios. "Experienciar luz à noite, enquanto se dorme, pode 'confundir' o organismo e o relógio interno, prejudicando a secreção de melatonina, uma hormona responsável por promover o sono na escuridão, o que por sua vez poderá ter consequências psicológicas".

Apesar do estudo ter sido realizado em indivíduos mais idosos, Obayashi acredita que os resultados poderão ser ainda mais pronunciados entre a população jovem, cujos olhos são mais sensíveis e registam mais a claridade. "A capacidade de receção de luz de uma pessoa de 70 anos é de um quinto, comparativamente a um adolescente", diz o cientista, que recomenda ainda impedir o mais possível a entrada de luz nas divisões onde se dorme, independentemente da idade.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Sono Há 19 Horas

Há um truque que ajuda a adormecer num instante (é simples!)

economia IRS Há 9 Horas

IRS. Se o reembolso for inferior a este valor, não estranhe não o receber

lifestyle Plantas Há 23 Horas

Recebeu uma orquídea? Saiba com que frequência a deve regar

desporto Arábia Saudita Há 12 Horas

Arábia Saudita não perdoa. O castigo que prepara para Cristiano Ronaldo

lifestyle Prisão de ventre Há 23 Horas

Prisão de ventre? A fruta comum que promete ser a solução

fama Rei Carlos III Há 12 Horas

Funcionário terá aproveitado fragilidade de Carlos III para "enganá-lo"

lifestyle Memória Há 20 Horas

Cinco truques de uma neurocientista para fortalecer a memória

pais Portugal Há 19 Horas

"Porcos ingleses". Britânicos que abandonaram Portugal denunciam ataques

lifestyle Pragas Há 21 Horas

Louro ajuda a manter as traças (e não só) afastadas. Saiba mais

lifestyle Limpeza Há 21 Horas

Almofadas amarelas? Nem pensar. Eis como deixá-las brancas de novo