Durma bem: Exposição à luz durante o sono causa depressão

Apague a luz e feche os estores. Exposição à claridade durante o sono está relacionada com depressão.

© iStock

Lifestyle Estudo 08/03/18 POR Liliana Lopes Monteiro

Um estudo japonês, publicado no Journal of Epidemology, detetou uma ligação à exposição à luz, mesmo que ténue, e o aparecimento de sintomas de depressão entre a população idosa.

PUB

Os resultados da investigação sugerem que dormir num ambiente completamente escuro promove não só a qualidade do sono, mas também uma melhor saúde mental, explica o coautor do estudo Kenji Obayashi, professor na Nara Medical University School of Medicine, no Japão.

"Manter os estores e as cortinas fechados no quarto, durante a noite, pode ser um método original e viável de prevenir a depressão", explicou Obayashi à revista norte-americana Time.

Os cientistas analisaram as quantidades de claridade nos quartos de 863 idosos japoneses, colocando medidores de luz nas mesas de cabeceira dos indivíduos, durante duas noites. Os voluntários também descreveram a sua experiência em diários do ‘sono’ e foram monitorizados por psicólogos, por dois anos.

Cerca de 73 pessoas desenvolveram sintomas depressivos no período que se seguiu, e os investigadores estabeleceram uma correlação entre essa progressão e a exposição à luz.

Indivíduos que estiveram expostos a uma luminescência superior a cinco watts, apresentaram uma maior propensão a desenvolver depressão comparativamente a quem dormiu na escuridão total.

Obayashi considera que este resultado pode estar relacionado com a forma como o corpo humano evoluiu ao longo dos milénios. "Experienciar luz à noite, enquanto se dorme, pode 'confundir' o organismo e o relógio interno, prejudicando a secreção de melatonina, uma hormona responsável por promover o sono na escuridão, o que por sua vez poderá ter consequências psicológicas".

Apesar do estudo ter sido realizado em indivíduos mais idosos, Obayashi acredita que os resultados poderão ser ainda mais pronunciados entre a população jovem, cujos olhos são mais sensíveis e registam mais a claridade. "A capacidade de receção de luz de uma pessoa de 70 anos é de um quinto, comparativamente a um adolescente", diz o cientista, que recomenda ainda impedir o mais possível a entrada de luz nas divisões onde se dorme, independentemente da idade.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Peso Há 16 Horas

O alimento muito apreciado que reduz o apetite e ajuda a emagrecer

fama Cristina Ferreira Há 13 Horas

Em direto na TVI, convidada diz que "grande amor" de Cristina é o 'ex'

lifestyle Massa muscular Há 9 Horas

Cientistas descobrem as frutas perfeitas para ganhar massa muscular

economia supermercados Há 19 Horas

"Campanha é enganosa". O que se passa (afinal) entre Pingo Doce e Lidl?

auto Honda Há 15 Horas

Antigo Honda NSX português de Ayrton Senna está à venda. Preço surpreende

pais Tailândia Há 17 Horas

Portuguesa com "doença mental" causa distúrbios na Tailândia

pais Évora Há 10 Horas

Évora. Pai morre e filho fica ferido após serem atropelados por charrete

lifestyle Saúde Há 14 Horas

Médico alerta para os sinais de que não está a consumir fibra suficiente

pais Namíbia Há 6 Horas

Dois portugueses mortos em "acidente grave" com autocarros na Namíbia

pais Caso das gémeas Há 15 Horas

Marcelo de relações cortadas com o filho após polémico caso das gémeas