Durma bem: Exposição à luz durante o sono causa depressão

Apague a luz e feche os estores. Exposição à claridade durante o sono está relacionada com depressão.

© iStock

Lifestyle Estudo 08/03/18 POR Liliana Lopes Monteiro

Um estudo japonês, publicado no Journal of Epidemology, detetou uma ligação à exposição à luz, mesmo que ténue, e o aparecimento de sintomas de depressão entre a população idosa.

PUB

Os resultados da investigação sugerem que dormir num ambiente completamente escuro promove não só a qualidade do sono, mas também uma melhor saúde mental, explica o coautor do estudo Kenji Obayashi, professor na Nara Medical University School of Medicine, no Japão.

"Manter os estores e as cortinas fechados no quarto, durante a noite, pode ser um método original e viável de prevenir a depressão", explicou Obayashi à revista norte-americana Time.

Os cientistas analisaram as quantidades de claridade nos quartos de 863 idosos japoneses, colocando medidores de luz nas mesas de cabeceira dos indivíduos, durante duas noites. Os voluntários também descreveram a sua experiência em diários do ‘sono’ e foram monitorizados por psicólogos, por dois anos.

Cerca de 73 pessoas desenvolveram sintomas depressivos no período que se seguiu, e os investigadores estabeleceram uma correlação entre essa progressão e a exposição à luz.

Indivíduos que estiveram expostos a uma luminescência superior a cinco watts, apresentaram uma maior propensão a desenvolver depressão comparativamente a quem dormiu na escuridão total.

Obayashi considera que este resultado pode estar relacionado com a forma como o corpo humano evoluiu ao longo dos milénios. "Experienciar luz à noite, enquanto se dorme, pode 'confundir' o organismo e o relógio interno, prejudicando a secreção de melatonina, uma hormona responsável por promover o sono na escuridão, o que por sua vez poderá ter consequências psicológicas".

Apesar do estudo ter sido realizado em indivíduos mais idosos, Obayashi acredita que os resultados poderão ser ainda mais pronunciados entre a população jovem, cujos olhos são mais sensíveis e registam mais a claridade. "A capacidade de receção de luz de uma pessoa de 70 anos é de um quinto, comparativamente a um adolescente", diz o cientista, que recomenda ainda impedir o mais possível a entrada de luz nas divisões onde se dorme, independentemente da idade.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

pais Caldas da Rainha Há 22 Horas

Decidiu partir 26 retrovisores de carros ao pontapé e com guarda-chuva

lifestyle Signos Há 21 Horas

Três signos que não perdoam nada nem ninguém

lifestyle Tosse Há 23 Horas

Tosse persistente? Os conselhos de dois médicos para aliviá-la

lifestyle Signos Há 17 Horas

Os três signos que vão sofrer por amor nos próximos dias

mundo Reino Unido 27/03/24

Comprou alfinete por 23 euros e vendeu-o por mais de 11 mil

mundo Reino Unido Há 4 Horas

Vidente diz que falou com princesa Diana e Rei Carlos III vai renunciar

pais Combustíveis Há 23 Horas

Equipamento de combustível cobrava clientes sem abastecer em Grândola

lifestyle Suplementos Há 22 Horas

Existe uma melhor altura do dia para tomar suplementos de vitamina D?

desporto Exclusivo Há 7 Horas

"Vou voltar a treinar em Portugal. Apontem, não tenho dúvida nenhuma"

desporto Espanha Há 5 Horas

Dani Alves organiza festa em casa e recebe visitas de amigos encapuzados