Sonho leonino continua a voar nas asas de 'El Avioncito'

Bis de Fredy Montero valeu ao Sporting o triunfo (2-0) sobre o Viktoria Plzen e uma vantagem importante para o encontro da segunda mão destes oitavos-de-final da Liga Europa, na Rep. Checa

© Global Imagens

Desporto Análise 08/03/18 POR Fábio Aguiar

O Sporting está em vantagem nos oitavos-de-final da Liga Europa. O conjunto verde e branco venceu esta quinta-feira o Viktoria Plzen, por 2-0, em Alvalade, num jogo em que Fredy Montero voltou a viver mais um grande noite de leão ao peito.

PUB

Sem Bas Dost, Jesus lançou Fredy Montero como homem mais adiantado, com Bruno Fernandes e Bryan Ruiz nas costas, e... ganhou a aposta. Contudo, não foi uma primeira parte fácil para os leões. Apesar do domínio absoluto, os conjunto verde e branco acusou bastante a falta do holandês, principalmente nos momentos em que Gelson Martins à direira e principalmente Acuña à esquerda solicitavam a presença dos companheiros, com cruzamentos para a área que raramente resultaram em perigo. A única exceção acabou mesmo por ser o derradeiro lance do primeiro tempo.

Antes disso, todas as tentativas foram anuladas com alguma tranquilidade pela defesa checo. Montero procurava maioritariamente surgir ao primeiro poste, deixando o segundo repleto de jogadores... do Viktoria Plzen. Consciente deste problema, Jesus tentou várias vezes pedir a Gelson Martins para se 'encostar' ao colombiano, derivando frequentemente para o centro do terreno e aproveitando o espaço que Bruno Fernandes e Bryan Ruiz deixavam em aberto sempre que baixavam para 'pegar' no jogo.

Foi precisamente num lance deste tipo que o Sporting obteve a primeira grande ocasião de golo. Acuña, um dos elementos em melhor foco no primeiro tempo, cruzou rasteiro com conta, peso e medida e Gelson Martins, ao segundo poste, antecipando-se ao opositor direto, desviou de pé direito, mas a bola saiu ao lado. À passagem dos 20 minutos foi a vez do argentino pisar terrenos interiores e, flectindo para o meio, desferiu um belo remate em arco que acertou na trave da baliza de Hruska.

O Sporting pressionava, praticamente anulava as ações ofensivas dos checos e ia somando oportunidades. Bruno Fernandes tentou o golo de fora da área por duas vezes, mas em ambas as ocasiões a bola saiu ao lado. Já em cima do intervalo, quando já todos esperavam pelo apito do árbitro, Montero fez 'explodir' Alvalade. Fábio Coentrão iniciou a jogada no lado esquerdo, combinou com Bryan Ruiz, o costa-riquenho devolveu ao lateral-esquerdo, que, de primeira, sem deixar a bola cair no relvado, assistiu 'El Avioncito' para o 1-0. Depois de 'matar' no peito, o colombiano assinou o segundo golo neste regresso ao Sporting, o primeiro na Liga Europa.

No entanto, logo no reatamento da partida, Montero viria a desatualizar este registo. Aos 49', Bruno Fernandes recuperou a bola em zona ofensiva - parece haver falta sobre o jogador do Viktoria Plzen - e entrega ao colombiano, que, depois de tirar Hubník do caminho, atirou para o fundo da baliza checa. Mais um grande lance do camisola 40 a aproveitar da melhor forma este regresso à titularidade.Um golo que trouxe maior conforto aos leões e permitiu a Jesus gerir melhor o encontro. Battaglia foi lançado no encontro no lugar de Acuña, Bruno Fernandes derivou para o lado esquerdo e o Sporting passou a ter maior qualidade na posse, não baixando a intensidade.

Já depois de Coates ver o cartão amarelo, que o tira do jogo da segunda mão, devido a castigo, Bryan Ruiz e Bruno Fernandes ameaçaram o terceiro, mas o guardião Hruska brilhou com duas belas intervenções.Até ao final, William Carvalho também viu o cartão amarelo, falhando assim também a viagem à Rep. Checa, enquanto o Viktoria Plzen ainda tentou reduzir a desvantagem e chegou mesmo a assustar, já dentro dos últimos 10 minutos, num cabeceamento muito perigoso de Krmencik que rasou o poste direito da baliza de Rui Patrício.

Com esta vitória, o Sporting dispõe assim de uma importante vantagem nestes oitavos-de-final da Liga Europa. O sonho continua assim a voar nas asas de... 'El Avioncito'.

Confira o direto do jogo:

FINAL DO JOGO!

90:00+1 - Contra-ataque rápido do Sporting, Jeremy Mathieu corre todo o campo, surge isolada, mas 

87:00 - Cartão amarelo para  Limberský que assim também não joga a segunda mão.

85:00 - Substituição no Sporting. Sai Fábio Coentrão e entra Rúben Ribeiro.

82:00 - Substituição no Viktoria Plzen. Sai Zeman e entra Cermák.

82:00 - Quase o golo do Viktoria Plzen! Krmencik surge solto de marcação no coração da área verde e branca e cabeceia a rasar o poste da baliza de Rui Patrício.

77:00 - Substituição no Sporting. Sai Bryan Ruiz e entra Bruno César.

75:00 - Substituição nos checos. Sai Kolar e entra Kovarík.

72:00 - William Carvalho também não joga a segunda mão depois de ver o cartão amarelo.

68:00 - Mais uma bela defesa de Hruska! A jogada de William Carvalho é magistral e Bruno Fernandes, após trocar os olhos ao defesa checo, surgiu isolado, mas o guardião voltou a evitar o golo ao médio leonino.

66:00 - Cartão amarelo para Coates que assim falha o jogo da segunda mão, na Rep. Checa, por castigo.

64:00 - Grande oportunidade para o Sporting! Boa jogada de Bruno Fernandes e Bryan Ruiz, no coração da área, a obrigar Hruska a uma grande defesa.

62:00 - Battaglia vê o cartão amarelo.

61:00 - Substituição no Viktoria Plzen. Sai Petrzela e entra Chorý.

56:00 - Substituição no Sporting. Sai Acuña e entra Battaglia. Bruno Fernandes deriva para o lado esquerdo, deixando o argentino no centro do terreno à frente de William Carvalho.

54:00 - Reação do Viktoria Plzen, com o médio Horava a atirar muito por cima da baliza de Rui Patrício.

53:00 - Tenta agora Gelson Martins o golo, mas a trivela do internacional português não saiu com a melhor direção.

51:00 - Remate de meia distância de William Carvalho por cima da trave.

49:00 - GOLOOOOOOO DE MONTERO!!! O colombiano bisa e aumenta a vantagem dos leões! Mérito para Bruno Fernandes, que recupera a bola em zona ofensiva - parece haver falta sobre o jogador do Viktoria Plzen - e entrega ao colombiano, que, depois de tirar Hubník do caminho, atirou para o fundo da baliza checa.

INÍCIO DA SEGUNDA PARTE!

INTERVALO!

45:00 - GOLOOOOO DE MONTERO!!! Grande jogada dos leões!! O lance começa em Fábio Coentrão, Bryan Ruiz devolve ao lateral, que, de primeira, sem deixar cair a bola, serve Montero para o 1-0. O Sporting vai para o intervalo na frente do marcador.

37:00 - Ataque rápido do Sporting, mas o remate fortíssimo de Bruno Fernandes sai ao lado. Nota para o facto de Jeremy Mathieu voltou a aparecer dentro da área, a tentar 'substituir' Bas Dost, pela terceira vez.

37:00 - Fredy Montero fica a pedir grande penalidade, mas o árbitro manda seguir. Na repetição do lance é possível verificar que o defesa do Viktoria Plzen não toca sequer na bola e derruba o colombiano do Sporting.

29:00 - Nova tentativa de Montero, mas o remate sai à figura de Hruska.

27:00 - Primeira ameaça do Viktoria Plzen! Cruzamento no lado esquerdo e o lateral-direito Reznik a cabecear fraco para as mãos de Rui Patrício.

24:00 - Pressionam os leões, com Fredy Montero a cabecear por cima após um bom cruzamento de Bruno Fernandes.

20:00 - Quase o golo do Sporting! Acuña surge no lado direito sem oposição, flecte para o centro e, de pé esquerdo, desfere um belo pontapé em arco que ainda bate na trave da baliza do Viktoria Plzen.

18:00 - Sporting tenta explorar maioritariamente o corredor esquerdo, através de Acuña, com Bryan Ruiz e Bruno Fernandes a surgirem mas costas de Fredy Montero, mas nota-se a falta de maior presença leonina na área checa nestes primeiros minutos. 

16:00 - Mais um grande cruzamento de Acuña, mas não surge ninguém no interior da área para encostar. 

12:00 - Acuña tenta o remate mas a bola sai por cima do travessão da baliza checa.

07:00 - Que falhanço de Gelson Martins! Bom cruzamento de Acuña no lado esquerdo e o internacional português, ao segundo poste, antecipando-se ao opositor direto, não conseguiu desviar a bola com a melhor direção.

02:00 - Primeira aproximação do Sporting à baliza de Hruska, com Gelson Martins a cruzar para a zona onde surgia Montero, mas a defesa checa afasta o perigo.

INÍCIO DA PARTIDA!

Onze oficial do Sporting: Rui Patrício; Ristovski, Coates, Mathieu e Fábio Coentrão; Gelson Martins, William, Bruno Fernandes e Acuña; Bryan Ruiz e Montero.

Onze oficial do Viktoria Plzen: Hruska; Reznik, Hejda, Hubnik, Limbersky; Horava e Hrosovsky; Petrzela, Kolar e Zeman; Krmencik.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

pais Caldas da Rainha Há 17 Horas

Decidiu partir 26 retrovisores de carros ao pontapé e com guarda-chuva

pais Desaparecimento Há 23 Horas

Casal desaparecido na Madeira. "Esperamos voltar a ver os seus sorrisos"

lifestyle Signos Há 16 Horas

Três signos que não perdoam nada nem ninguém

lifestyle Tosse Há 18 Horas

Tosse persistente? Os conselhos de dois médicos para aliviá-la

lifestyle Dicas e truques de lavandaria Há 22 Horas

Não imagina o que um pouco de vinagre pode fazer por uns ténis encardidos

pais Mau tempo Há 19 Horas

Caos em Lisboa. Imagens mostram ruas alagadas após chuva intensa

lifestyle Signos Há 12 Horas

Os três signos que vão sofrer por amor nos próximos dias

tech Netflix Há 22 Horas

A nova grande série da Netflix pode, afinal, tornar-se uma desilusão

mundo Reino Unido Há 19 Horas

Comprou alfinete por 23 euros e vendeu-o por mais de 11 mil

fama Cristina Ferreira Há 20 Horas

De férias, Cláudio Ramos envia mensagem a Cristina: "Tens de ser moderna"