Sonho leonino continua a voar nas asas de 'El Avioncito'

Bis de Fredy Montero valeu ao Sporting o triunfo (2-0) sobre o Viktoria Plzen e uma vantagem importante para o encontro da segunda mão destes oitavos-de-final da Liga Europa, na Rep. Checa

© Global Imagens

Desporto Análise 08/03/18 POR Fábio Aguiar

O Sporting está em vantagem nos oitavos-de-final da Liga Europa. O conjunto verde e branco venceu esta quinta-feira o Viktoria Plzen, por 2-0, em Alvalade, num jogo em que Fredy Montero voltou a viver mais um grande noite de leão ao peito.

PUB

Sem Bas Dost, Jesus lançou Fredy Montero como homem mais adiantado, com Bruno Fernandes e Bryan Ruiz nas costas, e... ganhou a aposta. Contudo, não foi uma primeira parte fácil para os leões. Apesar do domínio absoluto, os conjunto verde e branco acusou bastante a falta do holandês, principalmente nos momentos em que Gelson Martins à direira e principalmente Acuña à esquerda solicitavam a presença dos companheiros, com cruzamentos para a área que raramente resultaram em perigo. A única exceção acabou mesmo por ser o derradeiro lance do primeiro tempo.

Antes disso, todas as tentativas foram anuladas com alguma tranquilidade pela defesa checo. Montero procurava maioritariamente surgir ao primeiro poste, deixando o segundo repleto de jogadores... do Viktoria Plzen. Consciente deste problema, Jesus tentou várias vezes pedir a Gelson Martins para se 'encostar' ao colombiano, derivando frequentemente para o centro do terreno e aproveitando o espaço que Bruno Fernandes e Bryan Ruiz deixavam em aberto sempre que baixavam para 'pegar' no jogo.

Foi precisamente num lance deste tipo que o Sporting obteve a primeira grande ocasião de golo. Acuña, um dos elementos em melhor foco no primeiro tempo, cruzou rasteiro com conta, peso e medida e Gelson Martins, ao segundo poste, antecipando-se ao opositor direto, desviou de pé direito, mas a bola saiu ao lado. À passagem dos 20 minutos foi a vez do argentino pisar terrenos interiores e, flectindo para o meio, desferiu um belo remate em arco que acertou na trave da baliza de Hruska.

O Sporting pressionava, praticamente anulava as ações ofensivas dos checos e ia somando oportunidades. Bruno Fernandes tentou o golo de fora da área por duas vezes, mas em ambas as ocasiões a bola saiu ao lado. Já em cima do intervalo, quando já todos esperavam pelo apito do árbitro, Montero fez 'explodir' Alvalade. Fábio Coentrão iniciou a jogada no lado esquerdo, combinou com Bryan Ruiz, o costa-riquenho devolveu ao lateral-esquerdo, que, de primeira, sem deixar a bola cair no relvado, assistiu 'El Avioncito' para o 1-0. Depois de 'matar' no peito, o colombiano assinou o segundo golo neste regresso ao Sporting, o primeiro na Liga Europa.

No entanto, logo no reatamento da partida, Montero viria a desatualizar este registo. Aos 49', Bruno Fernandes recuperou a bola em zona ofensiva - parece haver falta sobre o jogador do Viktoria Plzen - e entrega ao colombiano, que, depois de tirar Hubník do caminho, atirou para o fundo da baliza checa. Mais um grande lance do camisola 40 a aproveitar da melhor forma este regresso à titularidade.Um golo que trouxe maior conforto aos leões e permitiu a Jesus gerir melhor o encontro. Battaglia foi lançado no encontro no lugar de Acuña, Bruno Fernandes derivou para o lado esquerdo e o Sporting passou a ter maior qualidade na posse, não baixando a intensidade.

Já depois de Coates ver o cartão amarelo, que o tira do jogo da segunda mão, devido a castigo, Bryan Ruiz e Bruno Fernandes ameaçaram o terceiro, mas o guardião Hruska brilhou com duas belas intervenções.Até ao final, William Carvalho também viu o cartão amarelo, falhando assim também a viagem à Rep. Checa, enquanto o Viktoria Plzen ainda tentou reduzir a desvantagem e chegou mesmo a assustar, já dentro dos últimos 10 minutos, num cabeceamento muito perigoso de Krmencik que rasou o poste direito da baliza de Rui Patrício.

Com esta vitória, o Sporting dispõe assim de uma importante vantagem nestes oitavos-de-final da Liga Europa. O sonho continua assim a voar nas asas de... 'El Avioncito'.

Confira o direto do jogo:

FINAL DO JOGO!

90:00+1 - Contra-ataque rápido do Sporting, Jeremy Mathieu corre todo o campo, surge isolada, mas 

87:00 - Cartão amarelo para  Limberský que assim também não joga a segunda mão.

85:00 - Substituição no Sporting. Sai Fábio Coentrão e entra Rúben Ribeiro.

82:00 - Substituição no Viktoria Plzen. Sai Zeman e entra Cermák.

82:00 - Quase o golo do Viktoria Plzen! Krmencik surge solto de marcação no coração da área verde e branca e cabeceia a rasar o poste da baliza de Rui Patrício.

77:00 - Substituição no Sporting. Sai Bryan Ruiz e entra Bruno César.

75:00 - Substituição nos checos. Sai Kolar e entra Kovarík.

72:00 - William Carvalho também não joga a segunda mão depois de ver o cartão amarelo.

68:00 - Mais uma bela defesa de Hruska! A jogada de William Carvalho é magistral e Bruno Fernandes, após trocar os olhos ao defesa checo, surgiu isolado, mas o guardião voltou a evitar o golo ao médio leonino.

66:00 - Cartão amarelo para Coates que assim falha o jogo da segunda mão, na Rep. Checa, por castigo.

64:00 - Grande oportunidade para o Sporting! Boa jogada de Bruno Fernandes e Bryan Ruiz, no coração da área, a obrigar Hruska a uma grande defesa.

62:00 - Battaglia vê o cartão amarelo.

61:00 - Substituição no Viktoria Plzen. Sai Petrzela e entra Chorý.

56:00 - Substituição no Sporting. Sai Acuña e entra Battaglia. Bruno Fernandes deriva para o lado esquerdo, deixando o argentino no centro do terreno à frente de William Carvalho.

54:00 - Reação do Viktoria Plzen, com o médio Horava a atirar muito por cima da baliza de Rui Patrício.

53:00 - Tenta agora Gelson Martins o golo, mas a trivela do internacional português não saiu com a melhor direção.

51:00 - Remate de meia distância de William Carvalho por cima da trave.

49:00 - GOLOOOOOOO DE MONTERO!!! O colombiano bisa e aumenta a vantagem dos leões! Mérito para Bruno Fernandes, que recupera a bola em zona ofensiva - parece haver falta sobre o jogador do Viktoria Plzen - e entrega ao colombiano, que, depois de tirar Hubník do caminho, atirou para o fundo da baliza checa.

INÍCIO DA SEGUNDA PARTE!

INTERVALO!

45:00 - GOLOOOOO DE MONTERO!!! Grande jogada dos leões!! O lance começa em Fábio Coentrão, Bryan Ruiz devolve ao lateral, que, de primeira, sem deixar cair a bola, serve Montero para o 1-0. O Sporting vai para o intervalo na frente do marcador.

37:00 - Ataque rápido do Sporting, mas o remate fortíssimo de Bruno Fernandes sai ao lado. Nota para o facto de Jeremy Mathieu voltou a aparecer dentro da área, a tentar 'substituir' Bas Dost, pela terceira vez.

37:00 - Fredy Montero fica a pedir grande penalidade, mas o árbitro manda seguir. Na repetição do lance é possível verificar que o defesa do Viktoria Plzen não toca sequer na bola e derruba o colombiano do Sporting.

29:00 - Nova tentativa de Montero, mas o remate sai à figura de Hruska.

27:00 - Primeira ameaça do Viktoria Plzen! Cruzamento no lado esquerdo e o lateral-direito Reznik a cabecear fraco para as mãos de Rui Patrício.

24:00 - Pressionam os leões, com Fredy Montero a cabecear por cima após um bom cruzamento de Bruno Fernandes.

20:00 - Quase o golo do Sporting! Acuña surge no lado direito sem oposição, flecte para o centro e, de pé esquerdo, desfere um belo pontapé em arco que ainda bate na trave da baliza do Viktoria Plzen.

18:00 - Sporting tenta explorar maioritariamente o corredor esquerdo, através de Acuña, com Bryan Ruiz e Bruno Fernandes a surgirem mas costas de Fredy Montero, mas nota-se a falta de maior presença leonina na área checa nestes primeiros minutos. 

16:00 - Mais um grande cruzamento de Acuña, mas não surge ninguém no interior da área para encostar. 

12:00 - Acuña tenta o remate mas a bola sai por cima do travessão da baliza checa.

07:00 - Que falhanço de Gelson Martins! Bom cruzamento de Acuña no lado esquerdo e o internacional português, ao segundo poste, antecipando-se ao opositor direto, não conseguiu desviar a bola com a melhor direção.

02:00 - Primeira aproximação do Sporting à baliza de Hruska, com Gelson Martins a cruzar para a zona onde surgia Montero, mas a defesa checa afasta o perigo.

INÍCIO DA PARTIDA!

Onze oficial do Sporting: Rui Patrício; Ristovski, Coates, Mathieu e Fábio Coentrão; Gelson Martins, William, Bruno Fernandes e Acuña; Bryan Ruiz e Montero.

Onze oficial do Viktoria Plzen: Hruska; Reznik, Hejda, Hubnik, Limbersky; Horava e Hrosovsky; Petrzela, Kolar e Zeman; Krmencik.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA
Loading ...

RECOMENDADOS

Desporto Mundial Há 3 Horas

Coutinho e Neymar 'salvam' Brasil na compensação

Desporto Mundial Há 8 Horas

Simeone apanhado a 'rasgar' Argentina com CR7 ao barulho

Desporto Bruno de Carvalho Há 19 Horas

"Se receber um 'não' na AG, não me recandidato"

Desporto Declarações Há 20 Horas

"Se tivesse estado na Academia, tinha morrido ali"

Desporto Mundial'2018 Há 21 Horas

Argentina, quem és tu? Croácia deixa Messi com um pé fora do Mundial

Desporto Insólito Há 2 Horas

Brasil foi à loucura e Tite... foi ao chão

Desporto Mundial 2018 Há 22 Horas

Apanha-me se puderes: Peruano Advincula roubou o recorde a Ronaldo

Desporto Mundial 2018 Há 18 Horas

Argentina em lágrimas e o Brasil em festa: Oiça um relato imperdível

Desporto Crítica Há 11 Horas

Na Argentina pede-se que Messi renuncie de vez à seleção

Desporto Declarações Há 4 Horas

Oficial: Pinto da Costa anuncia saída de Diego Reyes

Desporto Fotogaleria Há 20 Horas

'Don't cry for me Argentina': As imagens que mostram a deceção de Messi

Desporto Argentina Há 21 Horas

Atenção, Benfica: Salvio sofreu uma entrada arrepiante de Rebic

Desporto Imagem Há 22 Horas

A expressão de Messi durante hino argentino já corre mundo

Desporto Declarações Há 9 Horas

José Fonte: "Se o mister quiser, eu posso tocar bombo"

Desporto Mundial Há 6 Horas

Estala o verniz na Argentina: Jogadores exigem demissão de Sampaoli

Desporto Mundial 2018 Há 20 Horas

Lágrimas, cuspidelas e confrontos: Escândalo argentino visto nas bancadas

Desporto Mercado Há 8 Horas

Gelson entre Benfica, Arsenal e Lazio, mas só com garantias

Desporto Futuro Há 10 Horas

Negociações com Bryan Ruiz estão em 'stand-by'

Desporto Acompanhamento Há 23 Horas

O pontapé de saída no mercado: As confirmações e os rumores do dia

Desporto Mundial 2018 Há 2 Horas

Os melhores também choram: As lágrimas de Neymar vão correr Mundo

Desporto Desconto de tempo Há 10 Horas

Ela intitula-se a "Barbie asiática". Concorda?

Desporto Sporting Há 5 Horas

Bruno de Carvalho promete resolver as 9 rescisões se não for destituído

Desporto Mercado Há 18 Horas

Negócio fechado: Viviano já é jogador do Sporting

Desporto Acompanhamento Há 28 mins

O pontapé de saída no mercado: As confirmações e os rumores do dia

Desporto Mundial 2018 Há 20 Horas

O milagre que necessita Argentina para se classificar para os 'oitavos'

Desporto Revista de imprensa Há 19 Horas

Imprensa da Argentina arrasa seleção do seu país: "És uma vergonha"

Desporto Viviano Há 2 Horas

"A grandiosidade do Sporting é um passo importante na minha carreira"

Desporto Desconto de tempo Há 9 Horas

Leanna Bartlett: A beleza em estado puro

Desporto Insólito Há 22 Horas

Maradona dá 'show' no avião e promete alimentar mais uma polémica

Desporto Mundial 2018 Há 21 Horas

Erro de Caballero dá origem ao filme de terror da Argentina

Desporto Revelação Há 11 Horas

É esta a pergunta que vai ser feita aos sócios do Sporting na AG

Desporto Mundial Há 8 Horas

Messi, Aguero e mais cinco ponderam a abandonar seleção argentina

Desporto Mundial 2018 Há 20 Horas

Modric assinou um golo soberbo e agravou o 'abismo' da Argentina

Desporto Declarações Há 18 Horas

Aguero irritado: "Que Sampaoli diga o que quiser"

Desporto Redes Sociais Há 59 mins

Neymar explica lágrimas: "Falar até papagaio fala, agora fazer..."

Desporto Decisão Há 23 Horas

Comissão de Fiscalização 'chumba' orçamento dos leões para 2018/19