Diabetes e festa de fim de ano. Como manter uma alimentação saudável?

A última semana do ano é sempre uma ‘dor de cabeça’ para quem tem diabetes, mas é possível manter um estilo de vida saudável mesmo em época de excessos.

© iStock

Lifestyle Dicas 26/12/17 POR Daniela Costa Teixeira

A diabetes é uma doença crónica causada pela produção insuficiente de insulina ou pela incapacidade do organismo a usar. Quando a insulina não atua corretamente ou a sua ação é completamente bloqueada, dá-se uma incapacidade de utilização da glicose por parte do organismo, o que faz com que se acumule no sangue.

PUB

De acordo com Jenifer Duarte, nutricionista e Voluntária da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal, “cerca de 1 milhão de portugueses tem diabetes, o que corresponde a 13% da população portuguesa, sendo que a sua maioria tem diabetes tipo 2”.

Para melhor controlar a diabetes, conta-nos a especialista num artigo de opinião enviado ao Lifestyle ao Minuto, “o melhor é mesmo praticar um estilo de vida mais saudável e ativo, através da prática de exercício físico e de uma alimentação equilibrada e variada”.

A quadra festiva é marcada por excessos, mas “não é exceção!”. Embora os cuidados devam ser tidos por qualquer paciente diabético, “aqueles que têm Diabetes tipo 1” podem ainda necessitar de “fazer ajustes à insulina, sempre com o apoio e conselho médico sobre de que forma”.

Para uma entrada em 2018 de forma saudável e com “glicemias controladas”, a especialista dá seis conselhos que devem ser tidos em conta. Ei-los:

“Por esta altura, já não deve sentir muita fome, pelo que resistir às sobremesas será mais fácil. Mas o importante é ser moderado. É sempre possível alterar as receitas tradicionais para uma versão mais saudável, cortando no açúcar e na gordura adicionados. Existem muitas receitas de sonhos e rabanadas feitas no forno ao invés de fritas, e podem ser polvilhadas com uma mistura de adoçante natural e canela em vez de açúcar ou caldas, por exemplo”. “Aposte em alimentos grelhados, cozidos ou feitos no forno, em detrimento dos fritos”; “Para saciar a fome e evitar o ‘ataque’ aos doces e salgados, é importante fazer várias pequenas refeições ao longo do dia”; “A sopa de legumes ou uma salada são uma excelente forma de iniciar a refeição principal, evitando excessos no prato principal e na sobremesa”; “Para manter-se quente e hidratado, beba água e/ou chás quentes ao longo do dia. Modere o consumo de bebidas alcoólicas e prefira água ou sumos naturais para acompanhar a refeição”; “Não se deixe ficar em casa, usufrua da companhia da família num passeio de 15 minutos ou brincando com os mais novos no parque. Aqui, é relevante incutir às crianças desde cedo a importância de praticar desporto e brincar, estreando inclusivamente os presentes trazidos pelo Pai Natal”.

Tal como destaca a nutricionista Jenifer Duarte, “estas recomendações podem e devem ser seguidas não só nesta época festiva, mas devem ser incorporadas num estilo de vida mais saudável ao longo de todo o ano, quer pelas pessoas que têm diabetes, como pela população em geral”.

Afinal, conclui, “ao ter um estilo de vida saudável, está a promover uma vida mais longa, mais feliz e com mais qualidade, prevenindo não só a diabetes tipo 2 mas também doenças cardíacas e respiratórias”.

Se acha que alimentação para a Diabetes é aborrecida, aqui tem a prova do contrário - e, claro, duas receitas que podem ser feitas já na festa de fim de ano. Aproveite ainda para ficar a saber mais sobre a doença e sobre tudo o que pode ser feito para combatê-la.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Reino Unido Há 11 Horas

Vidente diz que falou com princesa Diana e Rei Carlos III vai renunciar

desporto Exclusivo Há 14 Horas

"Vou voltar a treinar em Portugal. Apontem, não tenho dúvida nenhuma"

pais Montalegre Há 11 Horas

Receberam convocatória para guerra na Ucrânia. Junta fez queixa à GNR

lifestyle Peso Há 13 Horas

Medicamento experimental promete perda de peso em apenas 28 dias

lifestyle Signos Há 5 Horas

É muito provável que estes signos fiquem ricos ainda este ano

pais Indonésia Há 5 Horas

Portugueses apanhados após Rui agir de forma suspeita na Indonésia

pais Lisboa Há 5 Horas

Tornado avistado junto à Ponte Vasco da Gama, em Lisboa. As imagens

mundo Burger King Há 10 Horas

Homem encontra caneta dentro de hambúrguer e recebe... 10 euros

pais Açores Há 10 Horas

Momento raro nos Açores. Ilha Terceira acorda com neve (e não é a única)

economia IRS Há 15 Horas

Entrega do IRS está mesmo à porta. Fisco recorda dois pontos importantes