Diabetes e festa de fim de ano. Como manter uma alimentação saudável?

A última semana do ano é sempre uma ‘dor de cabeça’ para quem tem diabetes, mas é possível manter um estilo de vida saudável mesmo em época de excessos.

© iStock

Lifestyle Dicas 26/12/17 POR Daniela Costa Teixeira

A diabetes é uma doença crónica causada pela produção insuficiente de insulina ou pela incapacidade do organismo a usar. Quando a insulina não atua corretamente ou a sua ação é completamente bloqueada, dá-se uma incapacidade de utilização da glicose por parte do organismo, o que faz com que se acumule no sangue.

PUB

De acordo com Jenifer Duarte, nutricionista e Voluntária da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal, “cerca de 1 milhão de portugueses tem diabetes, o que corresponde a 13% da população portuguesa, sendo que a sua maioria tem diabetes tipo 2”.

Para melhor controlar a diabetes, conta-nos a especialista num artigo de opinião enviado ao Lifestyle ao Minuto, “o melhor é mesmo praticar um estilo de vida mais saudável e ativo, através da prática de exercício físico e de uma alimentação equilibrada e variada”.

A quadra festiva é marcada por excessos, mas “não é exceção!”. Embora os cuidados devam ser tidos por qualquer paciente diabético, “aqueles que têm Diabetes tipo 1” podem ainda necessitar de “fazer ajustes à insulina, sempre com o apoio e conselho médico sobre de que forma”.

Para uma entrada em 2018 de forma saudável e com “glicemias controladas”, a especialista dá seis conselhos que devem ser tidos em conta. Ei-los:

“Por esta altura, já não deve sentir muita fome, pelo que resistir às sobremesas será mais fácil. Mas o importante é ser moderado. É sempre possível alterar as receitas tradicionais para uma versão mais saudável, cortando no açúcar e na gordura adicionados. Existem muitas receitas de sonhos e rabanadas feitas no forno ao invés de fritas, e podem ser polvilhadas com uma mistura de adoçante natural e canela em vez de açúcar ou caldas, por exemplo”. “Aposte em alimentos grelhados, cozidos ou feitos no forno, em detrimento dos fritos”; “Para saciar a fome e evitar o ‘ataque’ aos doces e salgados, é importante fazer várias pequenas refeições ao longo do dia”; “A sopa de legumes ou uma salada são uma excelente forma de iniciar a refeição principal, evitando excessos no prato principal e na sobremesa”; “Para manter-se quente e hidratado, beba água e/ou chás quentes ao longo do dia. Modere o consumo de bebidas alcoólicas e prefira água ou sumos naturais para acompanhar a refeição”; “Não se deixe ficar em casa, usufrua da companhia da família num passeio de 15 minutos ou brincando com os mais novos no parque. Aqui, é relevante incutir às crianças desde cedo a importância de praticar desporto e brincar, estreando inclusivamente os presentes trazidos pelo Pai Natal”.

Tal como destaca a nutricionista Jenifer Duarte, “estas recomendações podem e devem ser seguidas não só nesta época festiva, mas devem ser incorporadas num estilo de vida mais saudável ao longo de todo o ano, quer pelas pessoas que têm diabetes, como pela população em geral”.

Afinal, conclui, “ao ter um estilo de vida saudável, está a promover uma vida mais longa, mais feliz e com mais qualidade, prevenindo não só a diabetes tipo 2 mas também doenças cardíacas e respiratórias”.

Se acha que alimentação para a Diabetes é aborrecida, aqui tem a prova do contrário - e, claro, duas receitas que podem ser feitas já na festa de fim de ano. Aproveite ainda para ficar a saber mais sobre a doença e sobre tudo o que pode ser feito para combatê-la.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 14 Horas

Veja se está na lista dos signos mais livres do zodíaco

pais 25 de Abril Há 13 Horas

AO MINUTO: "Povos irmãos" destacam heroísmo: "Juntos vencemos inimigo"

fama José Castelo Branco Há 12 Horas

Polémica! José Castelo Branco protagoniza desacato em restaurante

pais Namíbia Há 13 Horas

Além das 2 mortes, há 16 portugueses internados após acidente na Namíbia

fama Rita Ferro Rodrigues Há 13 Horas

Rita Ferro Rodrigues confessa: "Tive relacionamentos tóxicos"

auto Alemanha Há 9 Horas

Alemanha multa Continental em 100 milhões de euros por negligência

politica Presidente da República Há 23 Horas

"Inaceitáveis". As palavras de Marcelo que estão a dar (muito) que falar

desporto Manchester United Há 12 Horas

Roy Keane arrasa Bruno Fernandes: "Não ganhou nada na carreira"

mundo Espanha Há 15 Horas

Sánchez ameaça demitir-se, mas Espanha não pode ter eleições já. Entenda

mundo NATO Há 12 Horas

Ataque russo à NATO terminaria numa derrota para Moscovo, diz MNE polaco