Diabetes e festa de fim de ano. Como manter uma alimentação saudável?

A última semana do ano é sempre uma ‘dor de cabeça’ para quem tem diabetes, mas é possível manter um estilo de vida saudável mesmo em época de excessos.

© iStock

Lifestyle Dicas 26/12/17 POR Daniela Costa Teixeira

A diabetes é uma doença crónica causada pela produção insuficiente de insulina ou pela incapacidade do organismo a usar. Quando a insulina não atua corretamente ou a sua ação é completamente bloqueada, dá-se uma incapacidade de utilização da glicose por parte do organismo, o que faz com que se acumule no sangue.

PUB

De acordo com Jenifer Duarte, nutricionista e Voluntária da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal, “cerca de 1 milhão de portugueses tem diabetes, o que corresponde a 13% da população portuguesa, sendo que a sua maioria tem diabetes tipo 2”.

Para melhor controlar a diabetes, conta-nos a especialista num artigo de opinião enviado ao Lifestyle ao Minuto, “o melhor é mesmo praticar um estilo de vida mais saudável e ativo, através da prática de exercício físico e de uma alimentação equilibrada e variada”.

A quadra festiva é marcada por excessos, mas “não é exceção!”. Embora os cuidados devam ser tidos por qualquer paciente diabético, “aqueles que têm Diabetes tipo 1” podem ainda necessitar de “fazer ajustes à insulina, sempre com o apoio e conselho médico sobre de que forma”.

Para uma entrada em 2018 de forma saudável e com “glicemias controladas”, a especialista dá seis conselhos que devem ser tidos em conta. Ei-los:

“Por esta altura, já não deve sentir muita fome, pelo que resistir às sobremesas será mais fácil. Mas o importante é ser moderado. É sempre possível alterar as receitas tradicionais para uma versão mais saudável, cortando no açúcar e na gordura adicionados. Existem muitas receitas de sonhos e rabanadas feitas no forno ao invés de fritas, e podem ser polvilhadas com uma mistura de adoçante natural e canela em vez de açúcar ou caldas, por exemplo”. “Aposte em alimentos grelhados, cozidos ou feitos no forno, em detrimento dos fritos”; “Para saciar a fome e evitar o ‘ataque’ aos doces e salgados, é importante fazer várias pequenas refeições ao longo do dia”; “A sopa de legumes ou uma salada são uma excelente forma de iniciar a refeição principal, evitando excessos no prato principal e na sobremesa”; “Para manter-se quente e hidratado, beba água e/ou chás quentes ao longo do dia. Modere o consumo de bebidas alcoólicas e prefira água ou sumos naturais para acompanhar a refeição”; “Não se deixe ficar em casa, usufrua da companhia da família num passeio de 15 minutos ou brincando com os mais novos no parque. Aqui, é relevante incutir às crianças desde cedo a importância de praticar desporto e brincar, estreando inclusivamente os presentes trazidos pelo Pai Natal”.

Tal como destaca a nutricionista Jenifer Duarte, “estas recomendações podem e devem ser seguidas não só nesta época festiva, mas devem ser incorporadas num estilo de vida mais saudável ao longo de todo o ano, quer pelas pessoas que têm diabetes, como pela população em geral”.

Afinal, conclui, “ao ter um estilo de vida saudável, está a promover uma vida mais longa, mais feliz e com mais qualidade, prevenindo não só a diabetes tipo 2 mas também doenças cardíacas e respiratórias”.

Se acha que alimentação para a Diabetes é aborrecida, aqui tem a prova do contrário - e, claro, duas receitas que podem ser feitas já na festa de fim de ano. Aproveite ainda para ficar a saber mais sobre a doença e sobre tudo o que pode ser feito para combatê-la.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

pais Caldas da Rainha Há 18 Horas

Decidiu partir 26 retrovisores de carros ao pontapé e com guarda-chuva

lifestyle Signos Há 17 Horas

Três signos que não perdoam nada nem ninguém

pais Desaparecimento Há 23 Horas

Casal desaparecido na Madeira. "Esperamos voltar a ver os seus sorrisos"

lifestyle Tosse Há 18 Horas

Tosse persistente? Os conselhos de dois médicos para aliviá-la

lifestyle Dicas e truques de lavandaria Há 23 Horas

Não imagina o que um pouco de vinagre pode fazer por uns ténis encardidos

pais Mau tempo Há 20 Horas

Caos em Lisboa. Imagens mostram ruas alagadas após chuva intensa

lifestyle Signos Há 12 Horas

Os três signos que vão sofrer por amor nos próximos dias

tech Netflix Há 22 Horas

A nova grande série da Netflix pode, afinal, tornar-se uma desilusão

mundo Reino Unido Há 19 Horas

Comprou alfinete por 23 euros e vendeu-o por mais de 11 mil

fama Cristina Ferreira Há 21 Horas

De férias, Cláudio Ramos envia mensagem a Cristina: "Tens de ser moderna"