Declaração dos Direitos dos Sem-Abrigo lançada hoje em Roterdão

O reconhecimento e proteção dos direitos dos sem-abrigo está na origem do lançamento hoje em Roterdão, no Fórum das Cidades, da Declaração dos Direitos dos Sem-Abrigo.

© iStock

Mundo Fórum 28/11/17 POR Lusa

A Declaração de Direitos dos Sem-Abrigo é uma iniciativa da Housing Rights Watch e da Federação Europeia de Organizações Nacionais que Trabalham com Sem-Abrigos (FEANTSA).

PUB

"Num clima em que cidades, regiões e até alguns países utilizam os sistemas de justiça criminal e administrativa para minimizar a visibilidade das pessoas que vivem sem-abrigo e punir aqueles que se dedicam a atividades humanas sustentáveis ou naturais em espaços públicos, pedimos às cidades europeias para adotar uma abordagem baseada nos direitos do sem-abrigo", lê-se no comunicado em que é anunciado lançamento da Declaração.

Segundo o comunicado, a Declaração é uma compilação de direitos básicos derivados do direito europeu e internacional dos direitos humanos.

"Ao endossá-lo, as cidades irão reafirmar seu compromisso com os direitos humanos, que devem ser o seu guia para lidar com as causas profundas da pobreza e da falta de moradia", sublinha-se no documento.

Até agora, Barcelona e quatro cidades eslovenas (Maribor, Slovenj Gradec, Kranj, Murska Sobota) assinaram a Declaração e outras cidades europeias iniciaram já o processo para a assinatura.

As duas entidades promotoras da iniciativa referiram que, neste momento, está-se a testemunhar um aumento preocupante na criminalização de pessoas sem-abrigo em toda a União Europeia (UE).

O uso das ordens de proteção do espaço público no Reino Unido, uma lei municipal que pune a mendicância em Itália ou uma proposta de proibição de pedir na Suécia, essas práticas são uma maneira errada de enfrentar a questão dos sem-abrigo.

"A UE pode e deve agir para fazer valer os direitos humanos de todos os cidadãos da UE, incluindo os sem-abrigo. No âmbito da Agenda Urbana da UE, a Parceria para a Pobreza Urbana identificou os sem-abrigo como uma questão prioritária e pediu às cidades que façam abordagens baseadas nos direitos humanos para combater a pobreza urbana e ajudar os sem-abrigo nos seus planos de ação", declarou o diretor da FEANTSA, Freek Spinnewijn.

A Nova Agenda Urbana aprovada na Conferência da ONU Habitat III, em novembro de 2016, pediu medidas para "prevenir e eliminar a questão das pessoas que não possuem moradia" e "combater e eliminar a sua criminalização".

De acordo com a nota, a FEANTSA está bem posicionada para monitorar a UE no âmbito desses compromissos internacionais e está pronta para colaborar com a Comissão Europeia, os Estados-Membros e as cidades da UE para garantir que o compromisso de superar o problema dos sem-abrigo coincida com a Agenda Urbana da UE.

As duas organizações incentivam as cidades a traduzir e adaptar a Declaração ao seu próprio contexto e a construir uma estratégia participativa a nível local para envolver todas as partes interessadas antes de assinar o documento.

A FEANTSA é uma entidade "guarda-chuva" de organizações sem fins lucrativos que participam ou contribuem para a luta pelos sem-abrigo na Europa. É a única grande rede europeia que se concentra exclusivamente na falta de moradia a nível europeu.

A Housing Rights Watch é uma rede europeia composta por grupos interdisciplinares de associações, advogados e académicos de diferentes países que se comprometeram a promover o direito a habitação para todos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 12 Horas

Os três signos que envelhecem melhor. Será que é um deles?

lifestyle Colesterol Há 16 Horas

Será colesterol alto? Esteja atento a estes sinais nos pés e nas mãos

lifestyle Saúde óssea Há 15 Horas

Se consumir esta especiaria mais vezes, os seus ossos vão agradecer

economia IRS Há 17 Horas

Afinal, como é que o Fisco paga os reembolsos do IRS?

mundo Magnum Há 11 Horas

Plástico e metal em gelados da Magnum? Ingleses devem devolver lotes

pais Torres Novas Há 10 Horas

Detidos na A1 com carro furtado, excesso de velocidade e matrícula falsa

lifestyle Signos Há 5 Horas

Signos que já conheceram o amor das suas vidas (mas ainda não perceberam)

desporto Espanha Há 11 Horas

Meningite mata ginasta de 17 anos no espaço de 24 horas

fama Maria Botelho Moniz Há 14 Horas

Maria Botelho Moniz mostra foto encantadora do filho: "Pudim mais feliz"

desporto Mercado de Transferências Há 11 Horas

Preferiu a Lazio ao Benfica. Agora, só renova se... pagar 100 euros