Parlamento recomenda criação de novo programa nacional de realojamento

O Parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um texto comum de BE, CDS, PSD e PCP sobre o Programa Especial de Realojamento (PER).

© Global Imagens

Política PER 17/02/17 POR Lusa

No texto, os deputados recomendam ao Governo que, em articulação com as Regiões Autónomas e os municípios, "proceda ao levantamento das necessidades de realojamento e proteção social, em matéria de habitação, a nível nacional, à avaliação da execução do Programa Especial de Realojamento (PER) e à criação de um novo programa nacional de realojamento que garanta o efetivo acesso ao direito à habitação".

PUB

O projeto de resolução foi elaborado no âmbito do grupo parlamentar de trabalho de Habitação, Reabilitação Urbana e Políticas de Cidade, através da fusão das propostas apresentadas pelo BE, CDS-PP, PSD e PCP sobre o programa PER.

Além do levantamento das necessidades habitacionais, da avaliação da execução do PER e da criação de um novo programa nacional de realojamento, o projeto de resolução recomenda ao Governo que considere "medidas alternativas de apoio à habitação, entre as quais o subsídio de renda, que permitam encontrar soluções condignas para os moradores com carência habitacional, em especial os agregados familiares mais vulneráveis, com crianças, idosos ou cidadãos com deficiência".

No âmbito da recomendação de um novo programa nacional de realojamento, os deputados defendem "a possibilidade de recorrer à reabilitação de edifícios devolutos, nomeadamente do património público, privilegiando soluções assentes na reabilitação e na reconversão de áreas degradadas, em detrimento de soluções que fomentem a nova construção".

O projeto de resolução aconselha a criação de "uma comissão permanente de acompanhamento do PER e demais programas de realojamento", com representantes do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), do Instituto da Segurança Social (ISS), dos governos regionais, dos municípios e dos representantes dos moradores.

No diploma, os deputados indicam ainda que o Governo deve, em estreita colaboração e articulação com os governos regionais e os municípios, apostar num incremente da oferta pública de habitação social, disponibilizar, através do IHRU, fogos para realojamento que possam ser mobilizados para responder localmente às carências habitacionais mais prementes e procurar assegurar que, em caso de demolição de habitações degradadas seja salvaguardada uma solução habitacional alternativa ou apoio social adequado para o efeito.

Também aprovado por unanimidade foi um projeto de resolução do PSD que recomenda ao Governo que defina uma estratégia de responsabilidade do Estado na gestão do património desportivo português.

O projeto de resolução pretende que o executivo defina até ao fim do ano uma estratégia integrada do Estado na gestão do património desportivo, que "compreende toda a memória material e imaterial associada à prática desportiva e ao fenómeno desportivo".

Os deputados vão recomendar que seja submetida a ampla discussão pública, durante o primeiro trimestre de 2017, as orientações estratégicas que vierem a ser definidas pelo Governo, envolvendo a Assembleia da República e outros organismos.

O Comité Olímpico de Portugal, o Comité Paralímpico de Portugal, a Confederação do Desporto de Portugal, a Direção-Geral do Património Cultural, o Museu Nacional do Desporto e a Associação Nacional de Municípios Portugueses são algumas entidades que serão chamadas a pronunciar-se.

Igualmente por unanimidade, foi aprovada a autorização para a deslocação do Presidente da República à Bélgica, que decorrerá entre 21 e 23 de março.

Rejeitado foi um projeto de resolução do Partido Ecologista 'Os Verdes' que visava impedir o recurso à energia nuclear, que mereceu a abstenção de BE e PCP e votos contra das restantes bancadas à exceção dos proponentes, que votaram a favor.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Reino Unido Há 14 Horas

Vidente diz que falou com princesa Diana e Rei Carlos III vai renunciar

desporto Exclusivo Há 17 Horas

"Vou voltar a treinar em Portugal. Apontem, não tenho dúvida nenhuma"

pais Montalegre Há 14 Horas

Receberam convocatória para guerra na Ucrânia. Junta fez queixa à GNR

lifestyle Signos Há 8 Horas

É muito provável que estes signos fiquem ricos ainda este ano

lifestyle Peso Há 16 Horas

Medicamento experimental promete perda de peso em apenas 28 dias

pais Indonésia Há 8 Horas

Portugueses apanhados após Rui agir de forma suspeita na Indonésia

mundo Burger King Há 13 Horas

Homem encontra caneta dentro de hambúrguer e recebe... 10 euros

pais Lisboa Há 7 Horas

Tornado avistado junto à Ponte Vasco da Gama, em Lisboa. As imagens

pais Açores Há 12 Horas

Momento raro nos Açores. Ilha Terceira acorda com neve (e não é a única)

fama Kate Middleton Há 8 Horas

Porque é que Kate Middleton revelou cancro sozinha (sem William)