Frutados, gulosos, encorpados? Fique com o 'bê-á-bá' do vinho

Se é daquelas pessoas que até gosta de vinho mas não é entendedor, este artigo é para si.

© Manuscrito

© iStock

Lifestyle Livros 13/11/16 POR Vânia Marinho


Sempre que tem um jantar em sua casa ou em casa de amigos lá vai para o corredor dos vinhos, mas fica a olhar para as garrafas com um ar confuso e não sabe bem o que procurar? E quando olha para os rótulos e lê palavras como ‘frutado’, ‘guloso’ ou ‘encorpado’ ainda fica mais confuso? Já ouviu dizer que é importante harmonizar o vinho com a refeição mas não sabe como fazê-lo?

PUB

Há um novo livro que promete esclarecer todas as suas dúvidas sobre como escolher, comprar e apreciar o vinho: ‘Branco ou Tinto?’ (Manuscrito Editora), da autoria da jovem enóloga e produtora de vinhos Joana Maçanita.

A aproveitar este lançamento e o Dia Europeu do Enoturismo, o Lifestyle ao Minuto falou com Joana Maçanita e revela-lhe alguns dos esclarecimentos dados neste livro a algumas das dúvidas mais comuns sobre o vinho.

O que devo analisar no contrarrótulo do vinho?

Quando vai comprar ou escolher um vinho deve analisar o contrarrótulo da garrafa e aqui deve estar atento a três coisas: ‘Produzido e engarrafado por’, ao ano do vinho e à casta do vinho.

A primeira indicação garante que o vinho é feito pelo produtor e não comprado a granel – neste caso o contrarrótulo indicará apenas ‘engarrafado por’ e indica que o vinho não é de tão boa qualidade, sugere Joana Maçanita.

O ano é importante pois não deve escolher brancos frescos com mais de dois anos, nem um tinto jovem com mais de cinco anos. Mas, claro, nos vinhos ‘reservas’, tintos ou brancos, isto não se aplica. Já a casta é também importante para saber as características do vinho em termos de sabor e aroma.

E o que são vinhos encorpados?

Joana Maçanita explica que para saber o que é um vinho encorpado basta pensar no exemplo da diferença entre uma gelatina e uma mousse. Enquanto a gelatina é doce mas é magra, a mousse enche-nos a boca, tem textura, tem volume e densidade – tal como os vinhos encorpados.

E o que são vinhos gulosos e redondos de boca?

“Tem muito a ver com o açúcar e o álcool. Essa sensação de ser guloso ou redondo só se encontra em dois tipos de vinhos: em vinhos tintos maduros com um nível alcoólico maior, ou então nos vinhos chamados licorosos, que são doces e alcoólicos.

Geralmente estes vinhos são de zonas mais quentes, porque aqui as uvas apanharam mais sol e amadureceram melhor, fazendo com que o vinho seja mais doce e tenha mais álcool. Portanto, um vinho mais bem montado, redondo de boca e guloso."

E como têm os vinhos aromas a morangos e maracujá, se são feitos só com uvas?

Ao contrário do que muitos possam pensar, os aromas as frutas não vêm da adição de frutas ao vinho, mas sim do método de fazer o vinho e de compostos químicos provenientes das uvas que se produzem no líquido e que dão o aroma a frutas como o morango, o maracujá e o figo seco.

O que são os taninos do vinho?

Os taninos são compostos que existem nas uvas e na madeira utilizada para guardar o vinho. Conferem-lhe a sensação de textura na boca e adstringência, muito semelhante à do café e da amêndoa.

Por que custam alguns vinhos cinco euros e outros 30 euros?

Os custos base de produção são semelhantes. Existem, contudo, alguns extras que aumentam o custo final do vinho de gama alta. Por exemplo: as uvas de gama alta são dispostas numa mesa e selecionadas manualmente, obrigando a mais horas de trabalho. O processo de fermentação também é mais demorado, ocupando a adega por maiores períodos e por conseguinte exigindo mais mão de obra. Depois o vinho vai para barricas novas de madeira, geralmente 225l, que têm um custo elevado de aquisição e um custo de manutenção muito alto. Para além disso, um vinho de gama alta só é colocado no mercado alguns anos depois de produzido, aumentando o custo de armazenagem e conservação, pois muitas vezes o vinho de gama alta ainda estagia em garrafa por algum tempo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Suplementos Há 10 Horas

Os suplementos que deve evitar quando toma magnésio

economia Transferências Há 11 Horas

Transferências bancárias mudam a partir de hoje. Eis as novidades

economia transportes Há 10 Horas

Metro de Lisboa vai crescer. Estas três imagens mostram (todo) o plano

mundo Irão Há 23 Horas

Presidente do Irão continua desaparecido após "acidente". O que se sabe

fama Casados à Primeira Vista Há 11 Horas

'Casados à Primeira Vista': Diferença de idades dá que falar em cerimónia

tech Espaço Há 10 Horas

Meteoro iluminou os céus de Portugal. Saiba o que a cor diz sobre ele

economia trabalho Há 10 Horas

Afinal, quando deve ser pago o subsídio de férias? ACT esclarece

pais Nespereira Há 5 Horas

Pais fazem queixa à GNR após castigos físicos na catequese de Nespereira

mundo Médio Oriente Há 10 Horas

AO MINUTO: Aberto inquérito a desastre aéreo; 'Vice' assume presidência

lifestyle Longevidade Há 9 Horas

Longevidade. Quatro dicas para viver muitos (e bons) anos