Tudo o que deve saber sobre o relógio biológico

O relógio biológico não dá apenas o tic-tac quando uma mulher se sente pronta para abraçar a maternidade.

© iStock

Lifestyle Corpo 07/11/16 POR Daniela Costa Teixeira

O relógio circadiano é o período de 24 horas em que se baseia o ciclo biológico de cada pessoa. A luz natural do dia é a principal fonte de informação e aquilo que irá ditar a forma como o relógio biológico vai atuar.

PUB

Como já lhe explicámos, o relógio biológico não dá apenas o tic-tac quando uma mulher se sente pronta para abraçar a maternidade. O relógio biológico é muito mais do que isso e deve ser levado a sério, mais a sério do que o relógio de pulso. Porquê? Porque é ele que dita as horas para tudo e mais alguma coisa… mas não só.

O relógio circadiano dita o quanto uma pessoa se sente bem de dia e/ou de noite e é ainda uma forma de ditar a qualidade de saúde de cada um. Acha que sabe tudo sobre o seu relógio biológico? Possivelmente não, mas a revista Prevention desfaz todas as dúvidas.

Facto 1 – A mudança de hora traz consequências. A alteração dos ponteiros do relógio para a hora de inverno traz "mais riscos que benefícios" devido à "súbita exigência de mudança" do "tempo interno" das pessoas, como advertiu o presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono.

Facto 2 – O jet lag é uma consequência do desregulamento do relógio biológico. Se a mudança de apenas 60 minutos é já o suficiente para arruinar a qualidade de vida de uma pessoa num curto espaço de tempo, o que dizer de alterações de mais de duas ou três horas.

Facto 3 – Todas as pessoas têm um relógio circadiano, mas este nunca é igual. Aqui, entram as pessoas que preferem o dia e aquelas que preferem a noite. Esta não é uma escolha que tem por base os gostos e o feitio de cada um, é uma escolha que nasce das necessidades orgânicas da pessoa, necessidades essas ditadas pelo relógio biológico.

Facto 4 – O relógio biológico das mulheres tende a preferir o dia. Um estudo de 2013 revela que as mulheres tendem a preferir o dia à noite, podendo mesmo ser consideradas madrugadoras natas.

Facto 5 – A luz natural tem um tremendo impacto no funcionamento do relógio circadiano. Como lhe escrevemos acima, a luz natural tem um impacto tremendo no funcionamento correto do relógio biológico, contudo, este é facilmente desregulado com as luzes artificiais de televisores, computadores e dispositivos móveis, daí que o uso destes equipamentos à noite interfira diretamente com a qualidade de sono.

Facto 6 – A melhor forma de beneficiar o relógio biológico é vivendo em torno do sol. Na prática, diz a revista, as pessoas devem deitar-se para dormir quando o sol se põe e devem acordar quando o sol nasce. A isto a ciência chama de ‘iluminação paleo’, algo que pode ainda ser reforçado com uma alimentação ao estilo paleolítico e que é conhecida por nutrir o organismo apenas com aquilo que é necessário.

Facto 7 – A prática de exercício físico interfere com o relógio circadiano. Como indicou um estudo de 2012, existe, na verdade, uma hora indicada para se treinar, sendo o final do dia o momento mais indicado para correr, contudo, tudo depende do organismo de cada pessoa e algumas precisam mesmo de treinar de manhã. Dar ouvidos ao corpo é o mais importante.

Facto 8 – A falta de luz solar afeta o relógio circadiano e deixa as pessoas tristes. A tristeza sazonal existe mesmo e as pessoas tendem a sentir-se mais em baixo no outono e no inverno porque a intensidade da luz solar é menor e o relógio biológico não funciona na sua plenitude.

Facto 9 – A moleza depois do almoço é culpa do relógio biológico. Diz a publicação que o relógio biológico começa a perder intensidade cerca de oito horas após a pessoa acordar, o que faz com que sejam frequentes as sensações de moleza e desconcentração à tarde.

Facto 10 - É de manhã que as viroses mais atacam. E se lhe dissermos que é também o relógio biológico que dita a capacidade de o organismo lutar contra agressões externas? Pois bem, este estudo indica que é de manhã que devem ser tomadas as vacinas contra vírus.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Reino Unido Há 19 Horas

Vidente diz que falou com princesa Diana e Rei Carlos III vai renunciar

desporto Exclusivo Há 22 Horas

"Vou voltar a treinar em Portugal. Apontem, não tenho dúvida nenhuma"

lifestyle Signos Há 12 Horas

É muito provável que estes signos fiquem ricos ainda este ano

pais Montalegre Há 18 Horas

Receberam convocatória para guerra na Ucrânia. Junta fez queixa à GNR

pais Indonésia Há 13 Horas

Portugueses apanhados após Rui agir de forma suspeita na Indonésia

lifestyle Peso Há 21 Horas

Medicamento experimental promete perda de peso em apenas 28 dias

mundo Burger King Há 18 Horas

Homem encontra caneta dentro de hambúrguer e recebe... 10 euros

fama Kate Middleton Há 13 Horas

Porque é que Kate Middleton revelou cancro sozinha (sem William)

pais Lisboa Há 12 Horas

Tornado avistado junto à Ponte Vasco da Gama, em Lisboa. As imagens

pais Açores Há 17 Horas

Momento raro nos Açores. Ilha Terceira acorda com neve (e não é a única)