Embaló lamenta detenção em Portugal de Procurador apanhado com droga

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, lamentou hoje a detenção em Portugal de um Procurador da República alegadamente apanhado com droga e sublinhou que o caso está a ser tratado entre as magistraturas dos dois países.

© Lusa

País Guiné-Bissau 27/04/24 POR Lusa

Em declarações aos jornalistas à chegada à Bissau vindo de Portugal onde assistiu às comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril, Sissoco Embalo comentou a detenção no aeroporto de Lisboa do Procurador, Eduardo Mancanha, no passado dia 21, alegadamente na posse de haxixe.

PUB

"Lamento que tenha sido um magistrado a cair nesta situação. Quem deve julgar não pode cair nisso, mas como sabem o Presidente não julga, mas fiquei reconfortado com o comunicado do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público sobre o assunto", notou Embalo.

O Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público deliberou a suspensão de Eduardo Mancanha, que se encontrava de licença para doutoramento em Portugal, e ainda ordenou a que seja instaurado um processo disciplinar.

O Presidente guineense afirmou que o caso "está a ter alarido" na Guiné-Bissau "mais do que em Portugal", onde, disse, o Procurador detido está a ter um tratamento "que coaduna com o seu estatuto".

"Não é nada de outro mundo, muitos países do mundo tiveram magistrados que se envolveram numa coisa dessa", precisou Sissoco Embalo, realçando que não faz "claque" quando está em causa a imagem da Guiné-Bissau.

Embalo sublinhou que o caso está a ser tratado entre as magistraturas de Portugal e da Guiné-Bissau e aproveitou para lembrar que recentemente num país vizinho "foi apanhado um barco de droga, mas sem alarido", frisou.

Sobre o facto de um grupo de cidadãos guineenses se terem manifestado contra a sua presença nas comemorações do 25 de Abril, Sissoco Embalo disse que não se preocupa com isso e que o seu foco é a Guiné-Bissau.

Entre outros adjetivos, o grupo chamou Embalo de ditador.

"Eu não sou ditador, sou disciplinador. Eu me preocupo com pessoas falhadas. Eu me preocupo apenas com o povo da Guiné-Bissau a quem devolvi a autoestima. O meu foco é fazer o Estado da Guiné-Bissau ser respeitado", sublinhou Embalo.

A propósito, anunciou que no próximo dia 01 de maio vai assistir às comemorações do 50º aniversário da antiga prisão colonial de Tarrafal, em Cabo Verde, e no dia 30, receberá em Bissau, o novo Presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye.

Leia Também: Procurador da Guiné-Bissau detido em Lisboa por alegado tráfico de droga

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Trabalho e impostos (des)complicados Há 22 Horas

Um dos herdeiros não sai da casa e está a impedir partilhas. O que fazer?

cultura Eurovisão Há 19 Horas

Eurovisão revela ordem de atuações na final. Veja o lugar de Portugal

auto Clássicos Há 20 Horas

Coleção de carros foi encontrada ao abandono numa pecuária em Portugal

economia combustíveis Há 18 Horas

Já há previsões para os combustíveis. Eis o que vai acontecer aos preços

lifestyle Signos Há 12 Horas

O melhor é manter-se longe destes três signos durante o mês de maio

lifestyle Saúde Há 17 Horas

Dicas simples para comer menos açúcar (e perder a gordura abdominal)

pais Armando Vara Há 19 Horas

Supremo aumenta pena de prisão de Armando Vara para cinco anos e meio

economia Segurança Social Há 22 Horas

Houve ou não orientações? Há novos detalhes sobre os acertos das pensões

pais Euromilhões Há 8 Horas

Portugal arrecada 4.º prémio do Euromilhões... e 'jackpot' volta a subir

desporto Análise Há 19 Horas

Rivalidade sem fim. Quantos golos separam Cristiano Ronaldo e Messi?