Rússia denuncia apreensão de casa de empresário russo em França

A Rússia condenou hoje a apreensão da casa de campo no sudoeste de França propriedade do empresário russo Artur Ocheretny, afirmando que a decisão ameaça os "fundamentos" do sistema jurídico francês.

© Sputnik/Sergey Bobylev/Pool via REUTERS

Mundo Rússia/Ucrânia 18/04/24 POR Lusa

"Qualquer violação da propriedade privada é, a priori, ilegal", declarou aos jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, acrescentando que "desta forma, as autoridades francesas estão a minar os fundamentos do seu sistema jurídico".

PUB

A vivenda, localizada na cidade costeira de Anglet, foi apreendida em dezembro de 2023 no âmbito de uma investigação sobre suspeitas de branqueamento de capitais agravado, informou na quarta-feira o Ministério Público de Paris.

De acordo com a revista francesa Challenges, a casa de estilo Art Deco pertence ao empresário russo Artur Ocheretny, casado atualmente com Lyudmila Ocheretnaya, ex-mulher do Presidente russo, Vladimir Putin, com que foi casada entre 1983 e 2013, na altura com o nome de Lyudmila Putina.

A propriedade, conhecida como "Souzanna", foi comprada em dezembro de 2013 por 5,4 milhões de euros, segundo o Ministério.

Embora os procuradores do Ministério Público tenham afirmado que ninguém foi formalmente acusado neste caso, a investigação atual deve determinar se os fundos utilizados para efetuar a compra sejam de origem fraudulenta, na sequência de uma queixa da associação anti-corrupção Transparência Internacional.

Desde o início da invasão russa em grande escala à Ucrânia, no final de fevereiro de 2022, muitos países ocidentais sancionaram personalidades consideradas próximas do governo russo e confiscaram alguns dos seus bens no estrangeiro.

Nas últimas semanas, as tensões entre a Rússia e a França têm-se intensificado, com a França a mostrar o seu apoio à Ucrânia na luta pela liberdade e soberania.

Recentemente, uma conversa telefónica entre o ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu, e o seu homólogo russo, Serguei Shoigu, - o primeiro contacto oficial entre responsáveis ministeriais em ano e meio - terminou com relatos divergentes.

A conversa iniciada por Paris com o objetivo de transmitir "informações úteis" aos russos sobre o atentado de Moscovo, que fez 144 mortos a 22 de março numa sala de espetáculos, e mostrar a disponibilidade para trabalhar na luta contra o terrorismo internacional, acabou com os russos a fazerem "comentários barrocos e ameaçadores", de acordo com o Presidente francês, Emmanuel Macron.

Após essa conversa, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Stéphane Séjourné, declarou que já não é do interesse de França "falar com responsáveis russos" porque as declarações que divulgam contêm informações falsas.

Na sequência da declaração de Séjourné, no dia 12 de abril, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo convocou o embaixador francês em Moscovo, Pierre Levy, para lhe transmitir que é inaceitável que a França esteja a a minar "qualquer possibilidade de diálogo" com Moscovo.

Leia Também: Rússia abateu cinco balões ucranianos numa aparente inovação de Kyiv

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

desporto Al Nassr Há 23 Horas

Gesto de Cristiano Ronaldo com Laporte está a comover redes sociais

lifestyle Signos Há 6 Horas

Os três signos que vão ter uma onda de sorte nos primeiros dias de maio

economia segurança social Há 14 Horas

Recebe subsídios ou pensões? Estas são as datas de pagamento em maio

lifestyle Sono Há 14 Horas

Nunca mais terá dificuldade em adormecer. Estas bebidas vão ajudar

auto BYD Há 11 Horas

BYD pode chocar o mercado com este elétrico a 12.000 euros

mundo Itália Há 22 Horas

Bebé de 4 meses em coma alcoólico em Itália. Avó confundiu água com vinho

fama SIC Há 14 Horas

Rita vence 'Era uma vez na Quinta' com esmagadora maioria

mundo EUA Há 13 Horas

Jacaré que adora abraços está desaparecido. Dono lança apelo emotivo

auto Radares Há 9 Horas

Estes radares chegaram recentemente a Portugal. França mandou retirá-los

desporto Taça da Liga feminina Há 12 Horas

"É do Benfica?" Nem um segurança escapou aos festejos de Kika Nazareth