Diga 'adeus' ao céu azul. Vêm aí dias cinzentos, chuva e até trovoada

Saiba o que se espera quanto ao estado do tempo até ao final da semana.

© Reuters

País IPMA 17/04/24 POR Notícias ao Minuto

O sol que marcou os últimos dias permaneceu esta quarta-feira, dia em que as temperaturas começam a descer ligeiramente, mas mantêm-se acima dos 25 graus em quase todo o território de Portugal continental. Contudo, o estado do tempo será diferente já amanhã, sobretudo a Sul, com períodos de maior nebulosidade e a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada durante a tarde. Saiba com o que contar até ao final da semana.

PUB

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), hoje espera-se céu "pouco nublado ou limpo". Está previsto "vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, sendo de norte na faixa costeira ocidental, rodando para o quadrante oeste na região Sul durante a tarde, e soprando por vezes forte (até 45 km/h) nas terras altas do Norte e Centro até meio da manhã e a partir do final da tarde".

Conte ainda com uma "pequena descida de temperatura no interior Norte e Centro".

As máximas vão hoje variar entre os 30 graus, em Setúbal, e os 19, em Bragança e Guarda. Já as mínimas vão oscilar entre os 15 graus, em Faro, e os 6, em Bragança.

Para quinta-feira, o IPMA prevê "céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade na região Sul". Há a "possibilidade de ocorrência de aguaceiros, por vezes acompanhados de trovoada, na região Sul durante a tarde" e o vento soprará "fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, sendo do quadrante norte na faixa costeira a norte do Cabo Raso e do quadrante oeste na região Sul durante a tarde. Soprará "moderado a forte (até 45 km/h) nas terras altas do Norte e Centro até ao final da manhã e a partir do final da tarde".

Espera-se também uma "pequena descida da temperatura máxima na região Sul". As máximas vão variar entre os 30 graus, em Santarém, e os 20, em Bragança e Guarda. Por sua vez, as mínimas vão variar entre os 16 graus, em Faro e Lisboa, e os 5, em Bragança.

Já na sexta-feira, o IPMA prevê "céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade nas regiões Centro e Sul, em especial durante a tarde". Há a "possibilidade de ocorrência de aguaceiros nas regiões Centro e Sul, por vezes acompanhados de trovoada, em especial durante a tarde". 

Prevê-se "vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, sendo do quadrante norte na faixa costeira a norte do Cabo Raso durante a tarde, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas e na costa sul do Algarve". 

As temperaturas máximas vão variar entre os 27 graus, em Braga, Leiria e Santarém, e os 19 graus, na Guarda. As mínimas deverão oscilar entre os 15 graus, em Aveiro, Coimbra, Santarém e Lisboa, e os 5 graus, em Bragança. 

Quanto às ilhas, o estado do tempo no arquipélago dos Açores está a ser afetado por uma superfície frontal oclusa associada.  "Prevê-se um agravamento das condições meteorológicas, podendo ocorrer precipitação localizada forte, que poderá ser acompanhada de trovoada em todos os Grupos, pelo que se eleva para LARANJA o nível de aviso nos Grupos Central e Oriental", segundo o IPMA.

A situação deverá, contudo, melhorar nos próximos dias.

Já na Madeira, prevê-se "céu geralmente pouco nublado", "vento fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante leste" e uma "pequena descida de temperatura".

Quinta e sexta-feira, esperam-se "períodos do céu muito nublado" e há "possibilidade de ocorrência de aguaceiros".

[Notícia atualizada às 10h55]

Leia Também: Em 24h, choveu o equivalente a dois anos no Dubai. Veja as imagens

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 21 Horas

Veja se é um dos signos que vai começar maio com os bolsos cheios

desporto Mundial'2030 Há 23 Horas

FIFA ameaça deixar Portugal e Marrocos sozinhos na organização do Mundial

tech Espaço Há 23 Horas

Nova fotografia de sonda mostra 'aranhas' na superfície de Marte

tech Apple Há 23 Horas

Carrega o iPhone à noite? A Apple tem um aviso (importante) para si

mundo Casamento Há 23 Horas

Golden retriever rouba as atenções no casamento dos donos

lifestyle Dicas de limpeza Há 23 Horas

Tem na casa de banho o produto que deixa a máquina da roupa a brilhar

pais Justiça Há 23 Horas

MP pede pena de prisão para Madureira por agressões a agentes da PSP

lifestyle Limpeza Há 13 Horas

Mas, afinal, com que regularidade deve lavar os lençóis?

pais Carcavelos Há 22 Horas

Quinta dos Ingleses. Ocupantes "desistiram de procurar imóvel acessível"

fama Georgina Rodriguez Há 20 Horas

Georgina Rodríguez filma pequena Bella com vestido das irmãs