Buscas na Uber. Parceiros de frota suspeitos de fraude de 28 milhões

Fonte oficial da Uber disse ao Notícias ao Minuto que a empresa está a "colaborar com as autoridades e a disponibilizar toda a informação solicitada".

© Shutterstock

Economia ACT 16/04/24 POR Notícias ao Minuto

Está a decorrer uma fiscalização por parte das autoridades na sede da Uber, em Lisboa. A empresa assegurou, num primeiro momento, que não era a visada nesta ação, tendo mais tarde a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmado que em causa estão suspeitas de fraude fiscal e fraude contra a Segurança Social que terão sido cometidas pelos parceiros de frota, no âmbito da Operação Express Delivery.

PUB

Os factos reportam-se aos anos de 2020 a 2024 e incidem sobre a criação de um suposto esquema fraudulento assente "num circuito de faturação falsa" no setor das empresas de distribuição de refeições ao domicílio. Até à data, explica o Instituto de Segurança Social através de comunicado, "estima-se uma lesão da receita do Estado superior a 28 milhões de euros, em sede de IVA".

Também através de comunicado, a PGR acrescentou que, a este valor, acrescenta-se "o não pagamento à Segurança Social dos valores devidos pelas quotizações dos trabalhadores, no montante global que se suspeita ser de, pelo menos, €7.500.000,00".

A PGR confirmou, ainda, que levou a cabo "aproximadamente 65 buscas domiciliárias e não domiciliárias, sobretudo na zona de Lisboa", levadas a cabo por aquela entidade em conjunto com a Autoridade Tributária, a Segurança Social e a GNR. 

As outras cidades alvo de buscas foram Setúbal, Coimbra, Aveiro e Braga.

"Está em causa a atuação e relação comercial entre uma sociedade comercial - que se dedica, entre outras, às atividades de gestão de plataformas digitais relacionadas com a restauração, e à venda de serviços de entrega a clientes finais - e os seus principais parceiros de frota", continua a autoridade, explicando que "existem indícios de que estes últimos contabilizaram e beneficiaram da emissão de faturas que não correspondem a serviços efetivamente prestados, constituindo por isso operações simuladas".

A notícia, sulinhe-se, foi avançada pela CNN Portugal, sendo que fonte oficial da Uber Portugal confirmou ao Notícias ao Minuto estar a decorrer uma operação, sem detalhar por parte de que autoridade: "Confirmamos as diligências nas nossas instalações, sendo que a Uber não é a entidade visada das mesmas. Estamos a colaborar com as autoridades e a disponibilizar toda a informação solicitada".

O Instituto de Segurança Social confirmou ainda que, no âmbito desta operação, foram cumpridos 31 mandados de busca domiciliária, 14 não domiciliárias, e 20 a veículos, levados a cabo por 39 inspetores do Instituto da Segurança Social, cerca de 80 inspetores tributários e aduaneiros e 55 militares da Unidade de Ação Fiscal da GNR.

Sendo lideradas pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), as operações contaram ainda com a presença de quatro magistrados do Ministério Público.

Leia Também: Estafeta da Uber Eats faz entregas... a cavalo. Eis o momento

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Banho Há 20 Horas

Tomar banho todos os dias pode enfraquecer o sistema imunitário

desporto Mundial'2030 Há 15 Horas

FIFA ameaça deixar Portugal e Marrocos sozinhos na organização do Mundial

lifestyle Saúde Há 21 Horas

Os três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

lifestyle Signos Há 13 Horas

Veja se é um dos signos que vai começar maio com os bolsos cheios

tech Espaço Há 16 Horas

Nova fotografia de sonda mostra 'aranhas' na superfície de Marte

tech Apple Há 15 Horas

Carrega o iPhone à noite? A Apple tem um aviso (importante) para si

mundo Casamento Há 16 Horas

Golden retriever rouba as atenções no casamento dos donos

lifestyle Dicas de limpeza Há 16 Horas

Tem na casa de banho o produto que deixa a máquina da roupa a brilhar

economia aviação Há 19 Horas

Novo aeroporto? Esta será a solução preferida do Governo de Montenegro

pais Justiça Há 16 Horas

MP pede pena de prisão para Madureira por agressões a agentes da PSP