Está cansado, mas não consegue dormir? Saiba qual pode ser o problema

São muitos os fatores que podem prejudicar o seu sono.

© Shutterstock

Lifestyle Saúde 12/08/22 POR Notícias ao Minuto

Chegou a hora de dormir, está cansado, mas não consegue adormecer? Infelizmente, é um problema comum e, segundo a Healthline, plataforma especializada em saúde, pode ter várias causas. 

PUB

Sestas não são uma má ideia, no entanto, podem ser prejudiciais se não as planear bem. Vários estudos afirmam que dormir durante muito tempo ou ao final da tarde pode fazer com que não consiga adormecer à noite. Pode também ser a razão pela qual dorme mal e acorda várias vezes. 

Os especialistas recomendam, segundo a Healthline, que as sestas tenham no máximo 20 ou 30 minutos e sejam feitas sempre na mesma altura do dia. Assim o copo habitua-se.

Ter ansiedade também não é ideal para uma noite bem dormida. Aliás, muitas pessoas com este problema, o distúrbio do sono é um sintoma e, muitas vezes, um fator de risco para insónias. Além disto, a ansiedade também o deixa mais em estado de alerta, o que não é bom quando se quer dormir. 

Leia Também: Crianças que não dormem nove horas podem ter cérebros menos desenvolvidos

Um estudo, feito em 2019, citado pela plataforma, afirma que até 90% das pessoas com depressão sofre de problemas relacionados com sono. Inflamação, alterações nas substâncias químicas do cérebro, fatores genéticos são alguns dos fatores que afetam a relação entre sonoe e depressão.

Também é possível que o café que bebeu, durante a tarde, lhe esteja a dificultar a vida. Já foram publicados vários estudos que dizem que basta consumir 200 miligramas de cafeína, 16 horas antes de ir para a cama, para não conseguir dormir bem. Os especialistas dizem que deve tentar parar de ingerir cafeína quatro a seis horas antes de ir para a cama. 

O seu telemóvel (e a luz azul no geral) também pode ser o 'inimigo' na hora de dormir. Qualquer dispositivo com um ecrã só lhe vai tirar o sono e reduzir os níveis de melatonina. Desligue tudo duas horas antes de dormir, é o que dizem os entendidos. 

Dificuldade em adormecer também é um sintoma comum de Covid-19 (e Covid longa), acrescenta a Healthline, manifestando-se principalmente em insónias. 

Apesar de nunca ter sido, completamente, comprovado, também é possível que exista uma relação entre a dificuldade em dormir e a sua alimentação. Por isso, pode ser boa ideia comer, antes de ir dormir, alimentos ricos em melatonina para o ajudar. É o caso de amêndoas e kiwi. 

Dificuldade em adormecer também pode ser um sintoma de outros problemas como apneia do sono ou síndrome das pernas inquietas.

Leia Também: Tem rugas? A posição em que dorme pode estar a provocar o problema

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Alimentação Há 14 Horas

Alimentos que aumentam os níveis de testosterona em homens

fama Carolina Pinto Há 18 Horas

"Não quero mais o cabelo comprido". Carolina Pinto 'refresca' o visual

lifestyle Astrologia Há 18 Horas

Conheça os quatro signos mais espontâneos do zodíaco

desporto Liga dos Campeões Há 16 Horas

Adán estragou sorriso inicial e atirou o leão para o abismo de Marselha

fama Meghan Markle Há 12 Horas

Meghan lança farpas à família real em novo podcast? "Sê tu mesmo"

desporto Taça de Portugal Há 18 Horas

Benfica nas Caldas, Sporting em Varzim e o FC Porto desloca-se a Anadia

desporto Liga dos Campeões Há 14 Horas

Eis o FC Porto europeu. Dragão recupera fato de gala diante do Leverkusen

mundo Guerra na Ucrânia Há 20 Horas

Putin altera chefias militares perante avanços de Kyiv, revela relatório

economia TAP Há 13 Horas

TAP encomenda dezenas de BMW para chefias (e diz que gastará menos)

lifestyle Espumante Há 22 Horas

Custa menos de 12€, é português e um dos melhores espumantes do mundo