AO MINUTO: Lavrov ameaça com III Guerra Mundial; Polónia envia tanques

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

© REUTERS/Alexander Ermochenko

Mundo Rússia/Ucrânia 25/04/22 POR Carmen Guilherme

No 61.º dia de guerra, o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, encontrou-se com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em Ancara, onde reafirmaram a necessidade urgente de acesso efetivo a corredores humanitários para retirar civis na Ucrânia. Sublinhe-se que a Turquia tem assumido a mediação do conflito e Guterres visitará Moscovo na terça-feira, onde se irá encontrar com Vladimir Putin.

PUB

Também esta segunda-feira, o Governo ucraniano disse que, ao contrário do anunciado pela Rússia, não foi possível um cessar-fogo para permitir a retirada de civis do complexo metalúrgico Azovstal - o último reduto da resistência ucraniana em Mariupol.

Recorde-se que a invasão russa na Ucrânia teve início a 24 de fevereiro e, desde então, já morreram mais de dois mil civis, segundo a ONU, que tem alertado para a probabilidade de o número real ser muito maior.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

00h00 - Boa noite. Terminamos por agora a nossa cobertura AO MINUTO da guerra na Ucrânia. Pode voltar a acompanhar as principais notícias da guerra na manhã desta terça-feira.

23h59 - Zelensky diz que Ucrânia vai vencer guerra, mas admite que é impossível prever final do conflito

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deixou claro, esta segunda-feira, que continua a acreditar numa vitória da Ucrânia no conflito com a Rússia, mas destacou que é impossível prever quando será o final da guerra.

"Muitas cidades e comunidades ainda estão sob o controlo temporário do exército russo", disse Zelensky, no seu habitual discurso ao país, citado pela BBC. "Mas não tenho dúvidas de que é apenas uma questão de tempo até libertarmos a nossa terra", acrescentou.

"Quando obtivermos uma vitória, todos a sentirão. Quando a paz chegar, todos a verão”, notou. "Mas para que isso aconteça - e aconteça mais rápido - precisamos pensar não em quando e no que será. Devemos pensar todos os dias em como tornar ainda mais insuportável a permanência dos ocupantes nas nossas terras", defendeu, acrescentado que os ucranianos devem continuar a lutar.

“Cada dia de luta agora acrescenta anos de vida pacífica depois desta guerra. Depois da nossa vitória", completou.

22h58 - Reino Unido envia 22 novas ambulância e 44 carros de bombeiros para a Ucrânia

O Reino Unido vai enviar 22 novas ambulâncias e 44 carros de bombeiros e milhares de equipamentos de proteção para a Ucrânia. Segundo a Reuters, a ajuda destina-se a ajudar os serviços de emergência do país a lidar com as consequências dos ataques da Rússia. 

“Todos nós ficamos chocados com as imagens abomináveis ​​de hospitais deliberadamente visados ​​pela Rússia desde que a invasão começou há mais de dois meses”, disse o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. “As novas ambulâncias, carros de bombeiros e financiamento para especialistas em saúde anunciados hoje irão equipar melhor o povo ucraniano para prestar cuidados de saúde vitais e salvar vidas”, acrescentou.

22h40 - Lavrov alerta para "perigo real" de uma III Guerra Mundial

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia alertou, esta segunda-feira, para o “perigo real” de uma III Guerra Mundial.

Segundo a notícia avançada pela AFP, que cita uma entrevista a agências de notícias russas, Sergey Lavrov disse que as negociações de paz com a Ucrânia vão continuar, mas deixou um aviso, dizendo que não se pode subestimar o “perigo” de uma guerra a nível mundial. 

#BREAKING Russia's Lavrov warns of 'real' danger of World War III pic.twitter.com/PUPFnBOV8F

— AFP News Agency (@AFP) April 25, 2022

22h15 - "Os diplomatas são mais necessários do que nunca"

A diplomacia vai ser importante para encontrar uma solução para a guerra na Ucrânia, afirmou hoje o português João Vale de Almeida, embaixador da União Europeia (UE) no Reino Unido, considerado 'Diplomata do Ano de 2022 pela Europa' pela revista Diplomat.

22h00 - Jerónimo fala em "situação de guerra" na Ucrânia e nega apoio à Rússia

O secretário-geral do PCP admitiu, esta segunda-feira, que se vive uma situação de “guerra” na Ucrânia e negou qualquer apoio à Rússia no conflito, reiterando que que o PCP está “do lado da paz”. 

21h31 - Polónia enviou tanques para a Ucrânia

A Polónia confirmou, esta segunda-feira, que enviou tanques para a Ucrânia. Contudo, não foi avançado qualquer detalhe acerca dos meios disponibilizados. 

Premier @MorawieckiM w #GośćWydarzeń: Tak, Polska przekazała czołgi na Ukrainę, ale ze względów bezpieczeństwa naszych ukraińskich przyjaciół nie będziemy mówić o ich liczbie.

— Kancelaria Premiera (@PremierRP) April 25, 2022

21h25  - Rússia diz que bombardeamento em vila russa fez dois feridos

A Rússia disse esta segunda-feira, que duas pessoas ficaram feridas num bombardeamento numa vila russa localizada na região de Belgorod, que faz fronteira com a Ucrânia, avança a Reuters. 

20h39 - Blinken fala sobre ida a Kyiv

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, falou sobre a sua recente viagem à Ucrânia. Recorde-se que Blinken e o secretário da Defesa Lloyd Austin se encontraram com Volodymyr Zelensky, em Kyiv, este domingo à noite. “Na nossa viagem, [Lloyd Austin] e eu apanhámos um comboio da Polónia para Kyiv. Vimos pessoas nas ruas e evidências claras de que a batalha por Kyiv foi vencida. Mas sabemos que isso contrasta fortemente com outras partes da Ucrânia, onde os militares russos continuam a cometecer atrocidades”, escreveu no Twitter.

On our trip, @SecDef and I took a train into Kyiv from Poland. We saw people on the streets and clear evidence that the battle for Kyiv has been won. But we know that’s in stark contrast to other parts of Ukraine, where the Russian military continues to commit atrocities. pic.twitter.com/pnLTsxU42l

— Secretary Antony Blinken (@SecBlinken) April 25, 2022

20h10 - Sofrimento das vítimas "não pode ser em vão", diz CEP O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) defendeu hoje, em Fátima, que "o sofrimento das vítimas" da guerra na Ucrânia "não pode ser em vão, mas deve conduzir ao reforço das instituições internacionais".

19h39 - Suécia e Finlândia vão enviar pedido de adesão à NATO em simultâneo

A Suécia e a Finlândia concordaram em enviar, simultaneamente, pedidos de adesão à NATO, já em meados do próximo mês. Segundo o Guardian, a notícia é avançada pela imprensa dos dois países, que cita fontes governamentais. 

19h25 - Moscovo confirma que destruiu seis estações ferroviárias

A Rússia confirmou, esta segunda-feira, que destruiu seis estações ferroviárias, alegando que estas permitiam o envio de armamento às tropas ucranianas, segundo a Reuters. 

18h46 - Duas crianças entre mortos no leste da Ucrânia esta segunda-feira

Quatro pessoas, incluindo duas crianças, morreram no leste da Ucrânia, esta segunda-feira, segundo revelou o governador da região de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, no Telegram, de acordo com o The Guardian.

As vítimas menores são uma menina, de nove anos, e um rapaz, de 14.

18h17 - Reino Unido diz que já morreram 15 mil soldados russos

O Reino Unido diz que cerca de 15 mil soldados russos morreram durante a guerra na Ucrânia.

Segundo Ben Wallace, secretário da Defesa do Reino Unido, citado pela Sky News, as tropas russas perderam ainda vários equipamentos, incluindo mais de 2.000 veículos blindados, pelo menos 530 tanques e cerca de 60 helicópteros. 

O Reino Unido irá dar à Ucrânia um "pequeno número" de veículos Stormer, que lançam mísseis antiaéreos.

17h10 - Explosões em Tiraspol, na Moldova

Foram ouvidas explosões em Tiraspol, capital da Transnístria, região separatista na Moldova. 

Reports of explosions near the ministery of state.#Tiraspol #Transnistria https://t.co/n1XTDWlBYn

— EnclaveOfficer 🇺🇦 (@OfficerEnclave) April 25, 2022

16h55 - Guterres e Erdogan reafirmam necessidade de corredores humanitários

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, encontrou-se hoje com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em Ancara, onde reafirmaram a necessidade urgente de acesso efetivo a corredores humanitários para evacuar civis na Ucrânia.  

16h52 - Alemanha considera injustificável expulsão de diplomatas pela Rússia

O Governo de Berlim considerou hoje injustificável a expulsão de 40 diplomatas alemães da Rússia, comunicada esta segunda-feira por Moscovo.

16h49 - Rússia expulsa 40 diplomatas alemães como medida de retaliação

A Rússia anunciou hoje a expulsão de 40 diplomatas alemães, como medida de retaliação a uma decisão semelhante tomada pela Alemanha na sequência da guerra na Ucrânia.

16h48 - Ucrânia nega plano do Ocidente para matar jornalista russo

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) negou, esta segunda-feira, as acusações feitas pelo presidente da Rússia, Vladmir Putin, que disse que os serviços de inteligência russos desmantelaram um plano do Ocidente para assassinar o jornalista pró-Kremlin Vladimir Solovyev.

16h47  - Para recordar:

A Ucrânia nega a existência de um acordo com a Rússia para a abertura de um corredor humanitário em Mariupol; Portugal já aceitou 33.106 pedidos de proteção temporária de cidadãos ucranianos e estrangeiros que viviam na Ucrânia desde o início do conflito; Lyudmila Denisova, comissária ucraniana para os direitos humanos, afirmou esta segunda-feira que as forças russas transformaram uma fábrica em Vovchansk - no oblast de Kharkiv - num campo de concentração; O gabinete do Procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) vai participar no inquérito europeu sobre os principais crimes alegadamente cometidos na Ucrânia.

16h45 - Boa tarde. Continuamos aqui o acompanhamento AO MINUTO do conflito na Ucrânia. Pode recordar o registo anterior aqui.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Reino Unido Há 20 Horas

Vidente diz que falou com princesa Diana e Rei Carlos III vai renunciar

desporto Exclusivo Há 22 Horas

"Vou voltar a treinar em Portugal. Apontem, não tenho dúvida nenhuma"

lifestyle Signos Há 13 Horas

É muito provável que estes signos fiquem ricos ainda este ano

pais Montalegre Há 19 Horas

Receberam convocatória para guerra na Ucrânia. Junta fez queixa à GNR

pais Indonésia Há 13 Horas

Portugueses apanhados após Rui agir de forma suspeita na Indonésia

lifestyle Peso Há 22 Horas

Medicamento experimental promete perda de peso em apenas 28 dias

mundo Burger King Há 19 Horas

Homem encontra caneta dentro de hambúrguer e recebe... 10 euros

fama Kate Middleton Há 14 Horas

Porque é que Kate Middleton revelou cancro sozinha (sem William)

pais Lisboa Há 13 Horas

Tornado avistado junto à Ponte Vasco da Gama, em Lisboa. As imagens

pais Açores Há 18 Horas

Momento raro nos Açores. Ilha Terceira acorda com neve (e não é a única)