AO MINUTO: Estirpe britânica? Não é "mais grave"; Índia aprova Sputnik V

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

© Getty Images

Mundo Covid-19 12/04/21 POR Mafalda Tello Silva

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais dois óbitos associados à Covid-19 e 271 novos contágios do coronavírus. 

PUB

Segundo o boletim desta segunda-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o Rt nacional subiu de 1,02 para 1,04 e Rt no território continental de 1,02 para 1,03. Também a incidência nacional se agravou de 65,7 para 70,0.

À luz da matriz definida pelo Governo, Portugal está também prestes a entrar no amarelo, o que poderá levar a um abrandamento do plano de desconfinamento.

No que diz respeito à vacinação, a farmacêutica Janssen, do grupo Johnson & Johnson, começou hoje a entregar vacinas contra a Covid-19 à União Europeia (UE), de dose única, anunciou a Comissão Europeia, classificando esta como uma "boa notícia" para atingir os objetivos europeus.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Termina aqui o registo desta segunda-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no Mundo. E, não seesqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h59 - Risco de infeção reduzido em 81% em tratamento com anticorpos nos EUA. A farmacêutica norte-americana Regeneron anunciou segunda-feira que seu tratamento com anticorpos monoclonais contra a Covid-19 reduz o risco de infeções sintomáticas em 81%, o ajudará na prevenção na doença em pessoas não vacinadas.

23h56 - Brasil com mais 1.480 mortes e 35.785 novos casos de contágio. Brasil registou, nas últimas 24 horas, mais 1.480 mortes e 35.785 novos casos de Covid-19. Os dados foram revelados esta segunda-feira pelas autoridades de Saúde. Desde o início da pandemia, o país já contabilizou 354.617 óbitos e 13.517.808 infeções.

23h53 - Remdesivir mais eficaz contra vírus combinado com dois fármacos. O tratamento de doentes de Covid-19 com remdesivir, combinado com dois fármacos comuns de baixo custo, é mais eficaz a limitar a replicação do vírus, segundo um estudo divulgado pelo instituto científico taiwanês Academia Sinica.

23h48 - Número de casos por milhão de habitantes no Canadá superou o dos EUA. O número de casos de Covid-19 no Canadá, por milhão de habitantes (223,15) supera o dos Estados Unidos (211,6) pela primeira vez desde o início da pandemia, de acordo com dados da Universidade norte-americana de Johns Hopkins, hoje revelados.

23h45 - Estudos confirmam que variante britânica não provoca doença mais grave. Estudos científicos publicados hoje em dois ramos da revista médica Lancet sugerem que as pessoas infetadas com a variante do SARS-CoV-2 identificada no Reino Unido não contraem formas mais graves da Covid-19.

23h33 - Todos os britânicos a partir dos 50 anos já têm a primeira dose da vacina. Todas as pessoas com mais de 50 anos, assim como os grupos de risco, já foram inoculadas, pelo menos, com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Reino Unido, anunciou o governo esta segunda-feira. 

"Um marco extremamente significativo", classificou Boris Johnson, que cumpre assim o objetivo de oferecer a vacina àqueles grupos até meados de abril.

23h18 - Parlamento brasileiro pede ajuda à ONU para combater pandemia. Os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados do Brasil informaram hoje que pediram ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, ajuda para melhorar o acesso do país às vacinas contra a Covid-19.

22h58 - Continua a colocar, usar e retirar a máscara com todos os cuidados? Com o passar do tempo, o hábito pode ser um inimigo do combate à pandemia, promovendo algum desleixo na forma como desempenhamos as medidas de prevenção à Covid-19. Recorde "os cuidados a ter quando coloca, usa e retira a máscara":

22h38 - Mais de 100 pessoas assintomáticas comunicaram autoteste positivo. Mais de uma centena de utentes sem sintomas de Covid-19 comunicaram ao SNS 24 o resultado de autoteste positivo, segundo dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Os testes começaram a ser distribuídos nas farmácias e parafarmácias no dia 2 de abril e até hoje "o SNS 24 registou 114 contactos de utentes assintomáticos que comunicaram resultado de autoteste positivo", adiantou a SPMS em resposta à agência Lusa.

22h26 - Índia aprova uso da vacina russa Sputnik V. A Índia, segunda nação mais populosa do mundo, aprovou hoje o uso da vacina russa Sputnik V. É a terceira vacina a ser aprovada no país. Até então, a Índia estava a usar duas vacinas que produz no seu território: a Covishield, da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, e Covaxin, do laboratório indiano Bharat Biotech.

22h19 - Marcelo recebeu Conselho de Reitores para ouvir preocupações. O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu hoje o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas para ouvir as suas preocupações e refletir sobre o papel do ensino superior, segundo uma nota da Presidência da República.

Com este encontro, que não foi previamente divulgado, "o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa quis manifestar apreço pelo contributo que as universidades têm dado ao país e manifestar o reconhecimento pela sua missão fundamental".

22h17 - Em julho podemos estar "muito perto" de alcançar objetivo. Adalberto Campos Fernandes está convicto que Portugal pode chegar a julho "muito perto de alcançar o maior objetivo do último ano" relativamente à vacinação contra a Covid-19. Para isso, defendeu numa publicação no Facebook, é preciso que o país faça, nesta fase,  as "escolhas certas, com serenidade e sem medo". 

22h02 - Banco Central do Brasil defende austeridade fiscal também na pandemia. O presidente do Banco Central brasileiro, Roberto Campos Neto, defendeu hoje a austeridade fiscal, especialmente nas economias emergentes, como o Brasil, embora a nova pandemia de covid-19 ainda continue em força no país.

21h41 - Irlanda limita uso de AstraZeneca a maiores de 60 anos. A par de vários países europeus, a República da Irlanda só vai administrar vacinas da AstraZeneca a pessoas com mais de 60 anos, anunciou hoje o diretor-geral da Saúde irlandês Ronan Glynn. De acordo com o responsável, citado pela AFP, as novas recomendações serão imediatamente incorporadas no plano de vacinação do país. 

Até ao momento, 750 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na República da Irlanda, que conta com uma população de cerca de cinco milhões de cidadãos. 

21h13 - Avaria nos ventiladores em hospital na Roménia causa três mortes. Pelo menos três pacientes infetados com Covid-19 morreram hoje no hospital Victor Babes, em Bucareste, na sequência de uma falha no sistema de oxigénio na unidade móvel de cuidados intensivos em que se encontravam, indicou fonte oficial.

21h00 - Esplanadas fiscalizadas de Norte a Sul do país. ASAE  fiscalizou, esta segunda-feira, 248 esplanadas de Norte a Sul do país no âmbito do cumprimento das regras relacionadas com a pandemia. Instaurou 19 processos de contraordenação, sendo 11 relacionados com as regras definidas no Decreto nº 6/2021, de 3 de abril, por incumprimento das regras de funcionamento da atividade em esplanadas e ainda, 8 processos de contraordenação por infrações relacionadas com a atividade económica (licenciamento e livro de reclamações).

20h58 - Governo rebate críticas sobre voos de repatriamento do Brasil. Portugueses e cidadãos residentes em território nacional retidos no Brasil têm recorridos às redes sociais para se queixarem dos voos de repatriamento, mas a embaixada de Portugal rejeita as críticas, que classifica de "injustas" e infundadas".

20h41 - Futebolista Rúben Neves testou positivo à Covid-19. O médio internacional português Rúben Neves, do Wolverhampton, testou positivo ao novo coronavírus e foi colocado em isolamento, informou hoje o clube da Liga inglesa de futebol, treinado pelo compatriota Nuno Espírito Santo.

20h37 - Madeira já administrou mais de 60 mil vacinas. Mais de 60 mil vacinas contra a Covid-19 foram já administradas no arquipélago da Madeira, revelou hoje o Governo Regional.

"Até ao dia 11 de abril, foram administradas na Região Autónoma da Madeira (RAM), 60.014 vacinas contra a covid-19, desde o dia 31 de dezembro de 2020", informa uma nota de imprensa da Secretaria Regional da Saúde e da Proteção Civil (SRSPC).

20h20 - A vacinação contra a Covid-19 prossegue. Aguarde o contacto do seu centro de saúde.

"Vacinei-me porque é seguro." Portugal continua a vacinar a população. Aguarde o contacto do seu centro de saúde. #Saúde #SNS #VacinaçãoCOVI19 #COVID19PT pic.twitter.com/grAFTtrCOM

— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) April 12, 2021

20h11 - Reino Unido regista 13 mortes e 3.568 novos casos. O Reino Unido contabilizou 3.568 novos casos de Covid-19, o número mais alto desde o dia 1 de abril. Os dados do Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico desta segunda-feira dão conta ainda de 13 mortes associadas ao novo coronavírus.

20h05 - Costa diz que urge fechar ratificações nacionais do fundo de recuperação. O primeiro-ministro saudou hoje a ratificação pela Eslováquia da decisão relativa aos recursos próprios da União Europeia e insistiu que é urgente concluir os procedimentos nacionais para se colocar em marcha o fundo de recuperação e resiliência.

19h54 - Guterres pede imposto para os que enriqueceram com a pandemia. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou hoje aos governos para que considerassem criar um "imposto de solidariedade ou de saúde" aos que enriqueceram com a pandemia da Covid-19. 

"Temos de garantir que os fundos vão para onde são mais precisos. (...) Peço aos governos que considerem um imposto de solidariedade ou de saúde tributado àqueles que lucraram durante a pandemia, com o objetivo de reduzir desigualdades extremas", argumentou Guterres, citado pela Reuters, durante uma reunião das Nações Unidas sobre financiamento para o desenvolvimento. 

19h43 - Apoios sociais. Presidente dá 'ok' a alterações e realça "cabimento orçamental". O Presidente da República promulgou, esta segunda-feira, alterações do Governo ao acesso a apoios sociais, realçando que ao alargar as medidas recentemente aprovadas no Parlamento se reconhece "a sua importância também social e o seu cabimento orçamental".

Em causa está um decreto-lei aprovado em Conselho de Ministros no dia 8 de abril que regulamenta e altera a condição de recursos para acesso ao apoio extraordinário ao rendimento e à redução da atividade dos trabalhadores.

19h39 - Angola com mais uma morte e 92 casos positivos. Angola registou 92 novos casos de Covid-19, um óbito e 35 recuperações da doença, nas últimas 24 horas, elevando o total para 23.549 infeções e 554 mortes, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

19h22 - França regista mais de oito mil contágios e mais 385 mortos. Ao mesmo tempo que a vacinação prossegue em França, os números da terceira vaga da pandemia estão a aumentar. Nas últimas 24 horas, morreram no país 385 pessoas devido ao vírus e foram detetados 8.536 novos casos de Covid-19.

19h11 - Especialistas e políticos voltam a reunir-se no Infarmed amanhã. O gabinete do primeiro-ministro confirmou esta tarde que irá realizar-se amanhã mais um reunião com especialistas, no Infarmed, em Lisboa, sobre a situação epidemiológica da Covid-19 no país. 

O encontro - previsto arrancar às 10h00 - decorrerá num momento em que o Rt nacional continua a subir e que Portugal se encontra prestes a entrar nas linhas amarelas da matriz de risco definida pelo Governo. Com a próxima fase do plano de desconfinamento marcada dia 19 de abril, em cima da mesa poderá estar um abrandamento do levantamento de restrições. 

19h00 - Moura prevê fazer 600 testes para detetar cadeias de transmissão. Cerca de 600 testes à covid-19 deverão ser feitos, entre terça e quinta-feira, em Moura, no distrito de Beja, para identificar possíveis cadeias de transmissão do novo coronavírus no concelho, disse hoje o coordenador da proteção civil municipal.

18h57 - Açores acusam República de falta de solidariedade com pais em casa. O vice-presidente do Governo Regional dos Açores acusou hoje o Governo da República de falta de solidariedade, por não comparticipar a perda de rendimentos dos pais que têm filhos em ensino à distância.

"Hoje é o Governo dos Açores que suporta na totalidade o custo de os pais ficarem em casa a tomar conta dos filhos. O Governo da República recusa-se. Não é solidário com as famílias açorianas", afirmou Artur Lima, vice-presidente do executivo açoriano, de coligação PSD-CDS-PPM, que tutela a área da Solidariedade Social.

18h48 - Taxa de positividade nas escolas "permanece reduzida". O Ministério da Educação revela que dos mais de 110 mil testes à Covid-19 feitos a semana passada nas escolas, apenas 125 deram positivo. É por isso uma taxa de positividade de 0,1%, mesmo nos concelhos com mais de 120 casos por 100 mil habitantes.

"Também nestes concelhos com uma maior incidência de Covid-19, a percentagem de casos positivos em estabelecimentos de educação e ensino foi similar (0,1%)", o que sustenta a tese de as escolas serem "lugares seguros". 

18h31 - Moçambique sem óbitos nas últimas 24 horas. Moçambique não registou qualquer óbito por Covid-19 nas últimas 24 horas, tendo diagnosticado 34 novas infeções pelo novo coronavírus, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

18h24 - Guiné-Bissau olha para redução de casos "com muita cautela". A alta comissária para a Covid-19 da Guiné-Bissau, Magda Robalo, afirmou hoje que a redução de novas infeções pelo novo coronavírus no país deve ser olhada com "muita cautela", devido à greve a decorrer no setor da saúde.

18h16 - IRS: Recibos verdes devem substituir declaração se puseram apoios isentos. Os trabalhadores independentes que tenham indicado na declaração de IRS apoios Covid-19 que, afinal, não estão sujeitos a este imposto, devem substituí-la para que a AT possa desconsiderar tais valores e estes não serem tributados.

18h14 - Espanha regista 22.744 novos casos no fim de semana. Espanha registou 22.744 contágios e 197 mortes associadas à Covid-19 durante o fim de semana, revelou hoje o ministério da saúde do país. A incidência acumulada continua a subir e situa-se agora em 199 casos por cada 100.000 habitantes.

Actualización de datos de #COVID19https://t.co/cmh6pwzEepInfografías y otros materiales sobre el coronavirus:https://t.co/kyYeapDC2N¡Protégete y protege a los demás!#QuedateEnCasa pic.twitter.com/yby7jq19uQ

— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) April 12, 2021

18h02 - Jorge Benguché debela infeção e regressa aos treinos do Boavista. O avançado internacional hondurenho Jorge Benguché recuperou da infeção pelo novo coronavírus e reintegrou os treinos do Boavista, confirmou hoje à agência Lusa fonte do clube da I Liga de futebol.

17h58 - Lisboa apoiou a fundo perdido 264 entidades da Cultura. A Câmara Municipal de Lisboa apoiou a fundo perdido, até ao final de março, 264 entidades do setor da cultura, no valor de 1,5 milhões de euros, anunciou a autarquia.

17h51 - Itália regista 358 mortes e quase dez mil novos casos. Itália contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 9.789 novos casos e 358 mortes associadas à Covid-19. Os dados representam uma descida no número de novos casos (ontem foram mais 15.746), mas um aumento ligeiro do número de mortes (tinham sido 331 no boletim de domingo).

#Covid19 - La situazione in Italia al 12 aprile: https://t.co/8ciMmO9yfx pic.twitter.com/dkhM6hwJgT

— Ministero della Salute (@MinisteroSalute) April 12, 2021

17h43 - Faro estende até junho campanha para compras no comércio local. A Câmara de Faro anunciou hoje que vai estender até 30 de junho a campanha lançada para apoiar o comércio local, oferendo agora descontos de 15% para novas compras nos estabelecimentos aderentes.

17h26 - Guiné-Bissau recebe terça-feira vacinas. A Guiné-Bissau vai receber esta terça-feira a vacina da iniciativa Covax, mas menos de metade das doses esperadas, devido a problemas de distribuição na Índia e capacidade de produção, disse hoje a alta comissária para a Covid-19.

17h21 - Teletrabalho não afetou produtividade dos profissionais de tecnologia. O teletrabalho não afetou a produtividade nem a motivação dos profissionais do segmento da tecnologia. A conclusão é de um estudo da Xpand IT, que realizou um inquérito junto dos seus colaboradores

17h17 - Bienal de Arquitetura de Veneza confirma abertura a 22 de maio. A Bienal de Arquitetura de Veneza confirmou hoje que abrirá portas a 22 de maio, com regras de segurança para conter a pandemia, e um "programa expandido" de exposições, publicações, encontros, espetáculos e transmissão da instalação dos pavilhões nacionais.

17h03 - Centro de Vacinação de Aveiro com capacidade para mil pessoas por dia. O Centro de Vacinação de Aveiro entra em funcionamento na terça-feira, no Parque de Feiras e Exposições, com capacidade para vacinar contra a covid-19 mil pessoas por dia, revelou hoje fonte municipal.

O Pavilhão B daquele parque, local onde decorrerá a vacinação, foi apetrechado com uma sala de preparação, nove postos de vacinação e zonas de recobro, para que os vacinados sejam monitorizados nos 30 minutos seguintes à toma da vacina.

17h00 - Franceses a partir dos 55 anos já estão elegíveis para ser vacinados. Arranca esta segunda-feira a vacinação contra a Covid-19 para toda a população residente em França a partir dos 55 anos, anunciou  o ministro da Saúde francês, Olivier Véran.

Para esta faixa etária vão ser administradas as vacinas da AstraZeneca e a dose única da Johnson & Johnson - que chegou hoje ao país, uma semana antes do previsto.

16h54 - Linha de emergência apoiou 1.200 família em Viseu. Cerca de 1.200 famílias e 504 menores em situação de carência, isolamento ou outra emergência social foram apoiados pela linha Viseu Ajuda, lançada há um ano na sequência da pandemia, anunciou hoje o município.

16h44 - Vacinas não devem agravar discrepância entre pessoas e países, alerta bispo. O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, defendeu hoje que as vacinas contra a Covid-19 devem ser "fator de coesão" e não agravar a discrepância entre pessoas e países.

"Certamente que as vacinas, para além de todas as polémicas periféricas, representam um grande feito científico e uma esperança para uma normalização da vida social e económica. Mas é necessário que sejam um fator de coesão e real progresso e não venham agravar a discrepância entre pessoas e países com maior ou menor poder económico", disse o bispo José Ornelas.

16h38 - Centenas protestam contra confinamento em Itália. Centenas de pessoas juntaram-se hoje em Roma para protestar contra o encerramento da hotelaria devido à pandemia de Covid-19, numa tensa manifestação que foi contida pela polícia quando desfilava sem permissão até ao parlamento.

Manifestação contra encerramento da hotelaria, esta segunda-feira, em Roma. © Reuters

16h33 - Xanana Gusmão dorme à frente de centro de isolamento em protesto. O líder histórico timorense, Xanana Gusmão, permanecia ao final da noite em Díli à frente de um centro de isolamento onde está desde o início do dia em protesto pelo caso de um homem que morreu infetado com Covid-19.

16h29 - Guiné-Bissau trabalha com autoridades lusas para detetar testes falsos. A Alta Comissária para a Covid-19, Magda Robalo, disse que a Guiné-Bissau está a trabalhar com as autoridades portuguesas para identificar eventuais testes falsos de pessoas que viagem com destino a Bissau.

16h23 - Pandemia está numa "fase crítica". OMS alerta para o aumento dos casos. A pandemia está numa "fase crítica", à medida que o número de casos aumenta de forma "exponencial", anunciou a Organização Mundial da Saúde esta segunda-feira.

Durante a conferência de imprensa desta tarde, o diretor-geral da OMS sublinhou que o número de novos casos e mortes associadas à Covid-19 tem vindo a aumentar nas últimas semanas, sobretudo na Ásia e no Médio Oriente.

16h10 - República Checa reabre escolas, livrarias, zoos e algumas lojas. A República Checa reabriu, esta segunda-feira, as escolas, livrarias, zoos e alguns lojas, após meses de confinamento. Nos estabelecimentos de ensinos, os alunos vão ter realizar duas vezes por semana testes de despistes à Covid-19, de forma a prevenir e combater o novo coronavírus. 

Uma criança aprende sobre testes de antigénio, esta segunda-feira, no primeiro dia da reabertura das escolas, em Praga. © Reuters

16h07 - Escolas no Algarve com 13 surtos e 42 turmas em isolamento. O Algarve tem 13 surtos de Covid-19 em creches, jardins de infância e escolas do 1.º ciclo , com 42 turmas em isolamento, num total de 101 pessoas envolvidas, entre alunos e funcionários, foi hoje divulgado.

16h01 - Programa 'Heróis dos Testes' evitou quase 900 surtos em lares. O programa 'Heróis dos Testes', que há um ano lançou um processo de testagem preventiva de diagnóstico à Covid-19 em lares de idosos, permitiu evitar quase 900 surtos nessas unidades, segundo a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Programa Heróis dos Testes evitou quase 900 surtos de Covid-19 em lareshttps://t.co/iejccmNPlU

— República Portuguesa (@govpt) April 12, 2021

15h54 - Restauração. Apoios atenuam insolvências, mas são insuficientes. Os novos apoios anunciados em 12 de março reduziram de 60% para 37% as empresas de restauração que ponderam avançar para insolvência, mas 85% consideram que os apoios ainda têm de ser reforçados, segundo um estudo da PRO.VAR.

15h46 - Bragança: Mais de um terço da população vacinada com pelo menos uma dose. Mais de um terço da população do distrito de Bragança já recebeu, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19, segundo dados divulgados hoje pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.

15h40 - Portugal abaixo dos 80 países com mais novos casos e mortes. Portugal mantém-se abaixo dos 80 países com mais novos casos diários de infeção pelo SARS-CoV-2 por milhão de habitantes nos últimos sete dias, apesar de ter aumentado neste indicador, segundo o 'site' Our World in Data.

15h38 - Já começou mais um briefing da OMS sobre a pandemia. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, durante a habitual conferência de imprensa sobre a evolução da Covid-19 no mundo, que a pandemia está longe do fim. 

"A OMS não quer confinamentos sem fim. Nós também queremos a reabertura das sociedades e economias e a retoma das viagens e do comércio. Mas, neste momento, as unidades de cuidados intensivos estão a transbordar em muitos países. Esta pandemia ainda está longe de acabar. Mas temos muitos motivos para estar otimistas", afirmou o responsável. 

Acompanhe em direto o briefing aqui: 

Media briefing on #COVID19 with @DrTedros https://t.co/Aygj4iujIr

— World Health Organization (WHO) (@WHO) April 12, 2021

15h33 - Madeira prevê reabertura total em outubro com 70% da população vacinada. O Governo da Madeira prevê que a reabertura total das atividades ocorra em outubro e agendou para a primeira semana desse mês a realização da Festa da Flor, um dos maiores cartazes turísticos da região, indicou hoje o chefe do executivo.

15h31 - Há 29 concelhos acima do limite definido (e em risco de não desconfinar). Relatório da DGS atualizou a informação sobre a evolução da Covid-19 nos vários concelhos do país. O índice de transmissão e a incidência estão a subir, uma semana depois de ter arrancado a segunda fase do plano de desconfinamento. Saiba o estado do seu concelho aqui

15h30 - Variante britânica representa 94% dos casos no Algarve. A variante britânica do novo coronavírus representa atualmente 94% dos casos identificados no Algarve, face aos 82,9% registados a nível nacional, sendo a região onde a incidência é mais elevada no país, foi hoje divulgado.

15h28 - África quer reduzir importação de vacinas para menos de metade em 20 anos. África quer reduzir a importação de vacinas dos atuais 99% para 40% em 2040, uma meta estabelecida hoje durante uma conferência sobre a produção e fabrico de vacinas no continente no contexto da pandemia de Covid-19.  

15h21 - USI pede vacinação para quem atende público em serviços essenciais. A União dos Sindicatos Independentes (USI) apelou hoje para a vacinação a todos os trabalhadores que atendem público em serviços essenciais, como supermercados, transportes ou repartições de finanças, de acordo com um comunicado divulgado.

15h16 - Responsável chinês recua nas dúvidas sobre eficácia das vacinas locais. A imprensa estatal chinesa defendeu hoje a qualidade das vacinas desenvolvidas pela China contra a Covid-19, enquanto um alto funcionário governamental insistiu que comentários feitos anteriormente sobre a sua baixa eficácia foram "mal compreendidos".

15h11 - Restaurantes e cafés fecham no Nordeste e em Vila Franca do Campo. Todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares nos concelhos do Nordeste e Vila Franca do Campo, em São Miguel, nos Açores, vão encerrar a partir de terça-feira, funcionando apenas em regime de 'take-away' ou ao domicílio.

15h08 - Procura de autotestes estabiliza depois de "pico" acentuado na Páscoa. A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) adiantou hoje que a procura de testes rápidos de antigénio de despiste da Covid-19 estabilizou nestes estabelecimentos comerciais, depois de um pico acentuado no período da Páscoa.

15h03 - Profissionais da Cultura denunciam falta de resposta a pedido de apoio. Mais de trinta profissionais das artes denunciaram hoje que continuam sem resposta ao pedido de apoio social extraordinário, anunciado em janeiro pela ministra da Cultura, e lamentam "a bola de neve burocrática" associada.

15h00 - Brasil lança campanha de vacinação contra a gripe. O Brasil iniciou hoje a sua campanha anual de vacinação contra a gripe com a qual pretende ajudar a prevenir a sobrecarga no sistema de saúde, já afetado pela pandemia de Covid-19.

Recorde aqui os principais acontecimentos sobre a pandemia, que ocorreram durante a manhã e início de tarde desta segunda-feira, em Portugal e no Mundo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia IRS Há 15 Horas

IRS. Se o reembolso for inferior a este valor, não estranhe não o receber

desporto Arábia Saudita Há 17 Horas

Arábia Saudita não perdoa. O castigo que prepara para Cristiano Ronaldo

lifestyle Alimentação Há 8 Horas

Dois superalimentos que são 'armas' contra a demência e o cancro

fama Rei Carlos III Há 17 Horas

Funcionário terá aproveitado fragilidade de Carlos III para "enganá-lo"

lifestyle Alimentação Há 14 Horas

Os frutos secos engordam? Nutricionista desfaz o mito

fama Nuno Markl Há 14 Horas

Nuno Markl: O vídeo icónico em que foi "salvo" por Ricardo Araújo Pereira

lifestyle Receitas Há 11 Horas

Frango assado no forno com limão, um prato simples e cheio de sabor

desporto Bundesliga Há 14 Horas

Zidane descartado. Bayern Munique já escolheu o novo treinador

economia Supermercados Há 16 Horas

Com 50€ quanta carne se consegue comprar? E peixe? E frutas e legumes?

lifestyle Signos Há 12 Horas

Faz parte da lista dos signos mais irresponsáveis do zodíaco?