Há 29 concelhos acima do limite definido (e em risco de não desconfinar)

Relatório da DGS atualizou, na sexta-feira, a informação sobre a evolução da Covid-19 nos vários concelhos do país. O índice de transmissão e a incidência estão a subir, uma semana depois de ter arrancado a segunda fase do plano de desconfinamento.

© Shutterstock

País concelhos 12/04/21 POR Notícias ao Minuto

Há 29 concelhos com mais de 120 novos casos da Covid-19 por 100 mil habitantes, o limite de incidência estabelecido pelo primeiro-ministro como máximo a aplicar a nível nacional. Estão, por isso, em risco de não desconfinar. Os dados constam do boletim epidemiológico de sexta-feira, dia 9 de abril, e serão, a partir de agora, divulgados no final de cada semana. 

PUB

Olhando para o relatório de sexta-feira da DGS, que traz números atualizados até 6 de abril, o concelho onde a situação é mais grave é Alandroal, no Alentejo, com 581 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. 

Na segunda-feira passada, recorde-se, 26 concelhos  ultrapassavam o limite definido pelo Governo, pelo que se registou um aumento no número de concelhos no limite de risco.

Para consultar o estado do seu concelho pode aceder aqui ao relatório de sexta-feira e consultar as páginas 4, 5 e 6. A DGS indicou, nesse dia, que as incidências cumulativas a 14 dias por concelho vão passar a integrar os relatórios de situação epidemiológica da Covid-19 publicados à sexta-feira.

"Com esta alteração pretende-se diminuir o intervalo entre a extração de dados e a publicação dos mesmos, uma vez que os dados publicados refletem as incidências acumuladas em cada terça-feira anterior", referiu a DGS. 

Portugal está quase a entrar no amarelo

Como já é habitual, o relatório da DGS já desta segunda-feira, dia em que habitualmente eram publicados os concelhos, vem acompanhado da atualização da matriz de risco, que servirá de 'bússola' para o plano de desconfinamento. Atualmente, os dados revelam que Portugal está quase no amarelo, com o Rt acima do limite definido. 

Matriz de risco revela que Portugal está quase a entrar no amarelo© DGS

O Rt nacional subiu de 1,02 para 1,04 e Rt e no território continental de 1,02 para 1,03. A incidência nacional também se agravou de 65,7 para 70,0.

Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 271 novos casos e duas mortes relacionadas com a Covid-19. Com esta atualização, o país passa a contabilizar, desde o início da pandemia, 827.765 casos confirmados de Covid-19 e 16.918 mortos associados à doença. 

O plano de desconfinamento prevê novas fases de reabertura a 19 de abril e 3 de maio, mas as medidas podem ser revistas se Portugal ultrapassar os 120 novos casos de infeção pelo novo coronavírus por dia por 100 mil habitantes a 14 dias, ou, ainda, se o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 ultrapassar 1.

Leia Também: AO MINUTO: Estudantes de enfermagem vacinados; Índia passa Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 22 Horas

Os três signos que vão sofrer por amor nos próximos dias

mundo Reino Unido Há 10 Horas

Vidente diz que falou com princesa Diana e Rei Carlos III vai renunciar

desporto Exclusivo Há 12 Horas

"Vou voltar a treinar em Portugal. Apontem, não tenho dúvida nenhuma"

pais Montalegre Há 9 Horas

Receberam convocatória para guerra na Ucrânia. Junta fez queixa à GNR

lifestyle Peso Há 12 Horas

Medicamento experimental promete perda de peso em apenas 28 dias

pais Lisboa Há 3 Horas

Tornado avistado junto à Ponte Vasco da Gama, em Lisboa. As imagens

desporto Espanha Há 11 Horas

Dani Alves organiza festa em casa e recebe visitas de amigos encapuzados

economia IRS Há 13 Horas

Entrega do IRS está mesmo à porta. Fisco recorda dois pontos importantes

politica Governo Há 5 Horas

AO MINUTO: Governo de Luís Montenegro já é conhecido; Partidos reagem

pais Açores Há 8 Horas

Momento raro nos Açores. Ilha Terceira acorda com neve (e não é a única)