AO MINUTO: Novas regras para uso de máscaras; Há mais 68 mortos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

© Getty

Mundo Covid-19 02/12/20 POR Andrea Pinto

Portugal registou, esta terça-feira, 2.401 novos casos e 72 mortes por Covid-19, superando assim o total de 300 mil infeções desde o início da pandemia no país.

PUB

O primeiro-ministro António Costa revelou que irá anunciar amanhã o plano de vacinação contra a doença e que no sábado serão apresentadas aos portugueses as restrições para o Natal e a Passagem de Ano. Até lá, há já uma certeza, festas na noite de Ano Novo terminam às 1h.

Recorde-se ainda que a presidente da Comissão Europeia mostrou-se esperançosa com o fim da pandemia no próximo ano, afirmando que já vê uma luz ao fundo do túnel. Na mesma senda, importa referir que o Reino Unido aprovou hoje a vacina Pfizer e espera arrancar com a vacinação nos próximos dias, tornando-se assim no primeiro país a aprovar a vacina.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h04 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar aqui os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo.

15h00 - O primeiro-ministro, António Costa, afirmou esperar que a Web Summit, que começou hoje em formato digital, seja o ponto de partida para a construção de um futuro melhor no pós-pandemia, exortando à partilha de conhecimentos e experiências. "O mundo pós-pandémico será diferente. E cabe-nos assegurar que será melhor", disse.

14h40 - Os salários mensais baixaram ou aumentaram mais lentamente nos primeiros seis meses deste ano devido à pandemia em dois terços dos países para os quais existem dados oficiais, conclui um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) hoje divulgado.

14h30 - Recorde os cuidados a ter quando utiliza transportes públicos, um conselho DGS.  

14h25 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou hoje recomendações atualizadas sobre o uso de máscara. As principais mudanças, particularmente em áreas de transmissão comunitária ou coletiva, são o uso mais amplo de máscaras em instalações de saúde e especificações sobre o uso de máscaras não médicas para o público em geral.

14h20 - A pandemia de Covid-19 fez com que a organização da Web Summit adotasse este ano um formato exclusivamente digital. Coincidentemente, o co-fundador e CTO do serviço colaborativo Slack, Cal Henderson, foi um dos primeiros convidados para as conferências digitais.

“Se há uns meses atrás me perguntassem se seria possível para empresas de grande dimensão adotarem trabalho remoto do dia para a noite, diria que não. Fiquei surpreendido por terem conseguido manter a produtividade”, admitiu Henderson.

14h10 - A vacina contra a covid-19 será gratuita em Itália, cujo Governo prevê distribuir 202,6 milhões de doses em 2021 "num esforço sem precedentes que irá requerer um enorme compromisso coletivo, anunciou o ministro da Saúde.

14h00 - Portugal regista hoje mais 3.384 e 68 mortes. O número de internados voltou a subir. À data, estão internados com a doença 3.338 pacientes, mais 63 do que no dia anterior.

 

13h56 - Os 27 países da União Europeia (UE) devem assegurar o reforço dos serviços de saúde, antecipando a possibilidade de aumentarem os internamentos em hospitais e nos cuidados intensivos e alertando para a "fadiga pandémica", recomenda hoje a Comissão Europeia. 

13h52 - A aprovação de uma vacina contra a covid-19, anunciada hoje pela agência reguladora britânica, dá esperança de uma "recuperação rápida" do turismo português a partir da Páscoa de 2021, afirmou hoje o embaixador de Portugal no Reino Unido. 

13h31 - Os Estados-membros da União Europeia (UE) devem assegurar o acesso fácil e gratuito a testes rápidos, de modo a identificar com celeridade casos positivos de Covid-19, recomenda hoje a Comissão Europeia na estratégia para o inverno. 

12h35 - A ministra da Saúde, Marta Temido, testou negativo à COvid-19.A governante foi testada uma vez que a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, deu positivo num teste à Covid-19. O Ministério da Saúde emitiu um comunicado no qual confirma que a ministra Marta Temido testou negativo para o coronavírus e acrescentou ainda que também os secretários de Estado, António Lacerda Sales e Diogo Serras Lopes, testaram negativo. 

12h30 - O novo coronavírus já matou pelo menos 1.482.240 pessoas no mundo desde que a OMS relatou o início da doença em dezembro. Mais de 63.865.770 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, dos quais pelo menos 40.695.700 pessoas já foram consideradas curadas.

12h25 - Alunos com Covid pagam adiamento de exames de condução? Governo esclarece que "o IMT emitiu já uma deliberação para os centros de exame onde foi aprovado um procedimento interno que irá possibilitar a substituição de candidatos nas provas de exame de condução, durante o período de 5 dias antes da realização da prova".

12h24 - Dez mortos é o novo balanço do surto de covid-19 no Centro Social do Pego, concelho de Abrantes. Há, ainda, um total de 16 utentes e sete profissionais infetados.

12h22 - A agência de medicamentos britânica anunciou hoje que aprovou a vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 após "análises rigorosas", tornando-se a primeira autoridade sanitária ocidental a aprovar uma vacina contra a doença.

12h21 - Com o novo programa 'Apoiar', de acordo com o primeiro-ministro, o Governo já recebeu 26 mil candidaturas, com os auxílios financeiros a atingirem os 750 milhões de euros a fundo perdido. António Costa considera que a restauração e animação noturna beneficiam de um regime de apoios distintos desde o início da epidemia da covid-19, especificando que o setor da noite tem direito a majorações de 50%. 

12h16 - Trabalhadores da TAP, que estão contra o plano de reestruturação da companhia aérea portuguesa estão a manifestar-se junto à Assembleia da República, apelando à "transparência" do processo.

12h07 - O líder do PAN visitou os representantes do Movimento 'Pão e Água' que estão em greve de fome, junto à Assembleia da República. André Silva defendeu a luta "não violenta pela reivindicação dos direitos" dos empresários da restauração e afirmou que esta é uma luta que estes "vão vencer".

12h04 - A Sciensano referiu esta quarta-feira que foram identificados 1.867 novos casos de contágio e morreram mais 141 pessoas devido à Covid-19 na Bélgica em 24 horas.

12h00 - O Barcelona informou, esta quarta-feira, que Sergi Roberto testou positivo à Covid-19, na sequência da bateria de exames feitos aos jogadores. O médio espanhol, que também pode alinhar na defesa, até está lesionado desde 21 novembro e foi o único a testar positivo ao novo coronavírus. 

11h45 - Em tempos diferentes, também o Pai Natal teve que se adaptar à pandemia. Severino é o Pai Natal mais famoso do país, e costuma ter residência oficial no Centro Comercial Colombo, Este ano, decidiu manter a sua função... ainda que em teletrabalho. Mesmo à distância continua a conquistar e fazer sorrir os mais pequenos... e até os 'crescidos'. E tem uma mensagem para si:

 

11h40 - O Sindicato de Todos os Professores (STOP) defendeu hoje que o Ministério da Educação deveria uniformizar os procedimentos a cumprir nas escolas em relação à pandemia, considerando que parece haver escolas de primeira e outras de segunda. O STOP convocou uma greve de docentes e não docentes para esta semana, que termina na sexta-feira, sendo que a Escola Inês de Castro fechou hoje devido à greve.

11h30 - Um casal dos EUA, que tinha data de casamento marcada para 20 de novembro, decidiu subir ao altar mesmo depois de descobrir que a noiva estava infetada com Covid-19. Lauren disse o 'sim' à janela e o casal voltou a juntar-se dez dias depois. 

11h22 -  A ministra da Saúde, Marta Temido, e o secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, estão em isolamento e a aguardar o resultado do teste à covid-19, confirmou à Lusa o Ministério da Saúde. Os dois submeteram-se ao teste após a confirmação de que Graças Freitas está infetada.

11h00 - O número de mortes associadas à covid-19 do surto num lar do concelho de Mora, no distrito de Évora, subiu para cinco, mais quatro do que no anterior balanço, anunciou o presidente da câmara municipal.

10h35 - A Rede Expressos anunciou, esta quarta-feira, que decidiu manter a atividade no fim de semana prolongado de 5 a 8 de dezembro, de modo a "permitir a mobilidade dos seus clientes", num período em que estarão em vigor algumas restrições para controlar a pandemia.

"O serviço de transporte será assegurado no cumprimento de todas as recomendações impostas pela Direção-Geral da Saúde e pelo Governo", assegura a empresa, em comunicado. 

10h20 - Vinte e quatro utentes recuperaram da infeção pelo novo coronavírus no Centro Social, Recreativo e Cultural de Vilar de Maçada, no concelho de Alijó. Na instituição, foram contabilizados 25 utentes positivos, num total de 60 idosos que ali residem, e nove funcionários, entre os 60 que trabalham naquela IPSS.

09h55 - A África registou 316 mortes devido à covid-19 e mais 13.366 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, contabilizando agora 52.231 óbitos causados pelo novo coronavírus, segundo dados oficiais.

09h45 - Boris Johnson considera que a aprovação da vacina da Pfizer e BioNTech é uma notícia "fantástica" e considera que esta irá ajudar "a recuperar as nossas vidas". 

It’s fantastic that @MHRAgovuk has formally authorised the @Pfizer/@BioNTech_Group vaccine for Covid-19. The vaccine will begin to be made available across the UK from next week. (1/2)

— Boris Johnson (@BorisJohnson) December 2, 2020

09h25 - A diretora-geral da Saúde, Graças Freitas, está infetada com Covid.-19. Foi a própria a confirmar a situação ao jornal Expresso. A Diretora-Geral da Saúde foi testada na noite de terça-feira após ter tido um contacto com um caso de infeção e também ela testou positivo

A ministra da Saúde, Marta Temido, foi igualmente testada, tendo-se deslocado uma equipa ao seu domicílio. Ainda durante a madrugada, outro grupo de profissionais encarregue de testar altas individualidades viajou até Leiria para fazer a análise covid-19 ao secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Sales. 

09h00 - A Rússia registou um novo recorde de mortes provocadas pela Covid-19 no espaço de 24 horas. O centro de crise anti-coronavírus russo anunciou, esta terça-feira, que morreram mais 569 pessoas desde ontem, o número mais elevado desde o início da pandemia. A Rússia notificou pelo quinto dia consecutivo mais de 26 mil casos positivos - 26.402. 

08h30 - Na sequência da crise que assola várias atividades, nomeadamente a da restauração, Francisco Martins, mais conhecido por chef Kiko, teve que se reinventar e acaba de lançar um restaurante virtual. Em entrevista ao  Lifestyle ao Minuto, o chef explicou o conceito do seu novo projeto, falou sobre os efeitos da pandemia nos seus negócios e regressou ao início da sua carreira. Confira na íntegra a entrevista, onde este afirma que "cada vez mais temos de nos 'uberizar'", movimento que foi antecipado pela pandemia.

08h00 - Marina Mota mostrou, ontem, a sua enorme indignação perante a forma como o setor da Cultura tem vindo a ser tratado nesta pandemia. Apoiando-se na Constituição e defendendo que todos têm direito ao trabalho, a atriz lamentou as medidas que têm sido impostas pelo governo, as quais prejudicam seriamente todos os seus colegas.

07h45 - Ter um nariz seco e encrostado pode ser um dos primeiros sinais de coronavírus. Investigadores espanhóis apuraram que 70% dos indivíduos infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, experienciam secura nasal previamente a qualquer outro sintoma.

07h42 - O Governo britânico anunciou hoje a aprovação da vacina contra a covid-19 produzida pela Pfizer e pela BioNTech, adiantando que estará disponível na "próxima semana". O governo liderado por Boris Johnson já encomendou 40 milhões de doses desta vacina - o que permitirá vacinar 20 milhões de pessoas, uma vez que esta vacina requer duas injeções. 

BREAKING NEWS: The Government has accepted @MHRAgovuk recommendation for authorisation of @Pfizer and @BioNTech_Group's #COVID19 vaccine for use in the UK.This follows: clinical trials analysis of the data MHRA authorisedRead full statement: https://t.co/2aCQFySAAT pic.twitter.com/XhPVN9cc5Q

— Department of Health and Social Care (@DHSCgovuk) December 2, 2020

 O ministro da saúde britânico já reagiu à notícia, na sua conta de Twitter, onde escreve que a "ajuda vem a caminho".

Help is on its way. The MHRA has formally authorised the Pfizer/BioNTech vaccine for Covid-19. The NHS stands ready to start vaccinating early next week. The UK is the first country in the world to have a clinically approved vaccine for supply.

— Matt Hancock (@MattHancock) December 2, 2020

07h15 - As autoridades de saúde timorenses anunciaram hoje um novo caso de covid-19, o 31.º desde o início da pandemia, um cidadão estrangeiro que entrou no país no mês passado e que estava sob quarentena.

07h10- Hong Kong vai aumentar as multas para quem não cumprir as medidas de combate à pandemia, noticiou hoje a imprensa local, num momento em que a região semiautónoma chinesa vive um aumento de casos e está a endurecer as restrições.

07h06 - China soma dois casos por contágio local e sete oriundos do exterior, num total de nove casos de COvid-19, nas últimas 24 horas. Os casos locais foram diagnosticados na região da Mongólia Interior, no norte do país. 

07h05 - O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças norte-americano vai encurtar o isolamento profilático, devido à covid-19, de 14 para 10 dias, ou sete em caso de teste negativo

07h02 - O Japão vai distribuir gratuitamente vacinas contra o novo coronavírus aos 126 milhões de habitantes, ao abrigo de uma lei aprovada hoje, quando o arquipélago enfrenta um aumento de casos.

07h00 - A Alemanha regista, esta quarta-feira, um novo agravamento em termos de infetados e mortos em 24 horas, devido à Covid-19. Num dia, o país germânico contabiliza 17.270 novos casos de infeção e 487 mortos.

06h58 - A Índia registou 501 mortos devido à covid-19 e 36.604 infetados, nas últimas 24 horas, disseram hoje as autoridades.

06h56 - Os Estados Unidos registaram na terça-feira mais 2.562 mortos e 180.467 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

06h55 - Bom dia! Damos início ao acompanhamento diário sobre a COvid-19, mas pode recordar os acontecimento do dia de ontem neste registo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Massa muscular Há 19 Horas

Cientistas descobrem as frutas perfeitas para ganhar massa muscular

fama Cristina Ferreira Há 22 Horas

Em direto na TVI, convidada diz que "grande amor" de Cristina é o 'ex'

lifestyle Signos Há 18 Horas

O final do Mercúrio retrógrado traz grandes mudanças para estes signos

auto Limpeza Há 16 Horas

Para deixar as jantes a brilhar só precisa de algo que tem em casa

pais Évora Há 19 Horas

Évora. Pai morre e filho fica ferido após serem atropelados por charrete

mundo EUA Há 21 Horas

Gémeas casam com gémeos e agora filhas (primas) são geneticamente irmãs

fama Filipa de Castro Há 15 Horas

Filipa de Castro recorda caso com Ruben Rua e fala de rumores com CR7

pais Namíbia Há 15 Horas

Dois portugueses mortos em "acidente grave" com autocarros na Namíbia

desporto Mercado de Transferências Há 21 Horas

Revelado o salário que o West Ham oferece... a Lopetegui

pais IRA - Intervenção e Resgate Animal Há 14 Horas

Animais em estado "esquelético" resgatados no Porto