AO MINUTO: Há mais 290 infetados. Eventos são "bem-vindos" mas com regras

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

© Getty Images

Mundo Pandemia 07/08/20 POR Melissa Lopes

Numa altura em que se receia uma eventual segunda onda da doença, se tal acontecer,  o desemprego em Portugal poderá chegar aos 17,6% no final do ano, prevê a consultora EY. Portugal registou esta sexta-feira um nova aumento diário no número de novos casos de infeção - 290 - e o mesmo número de óbitos de ontem - três. No total, desde o início da pandemia, há a registar 52.351 casos da doença e 1.746 vítimas mortais no país. 

PUB

Mais de 19 milhões de pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo, incluindo um milhão apenas nos últimos quatro dias. No total, a pandemia de covid-19 já matou pelo menos 715.343 pessoas em todo o mundo. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h15 - Boa tarde! Este acompanhamento chegou ao fim. Continue a seguir todos os desenvolvimentos da pandemia AO MINUTO aqui. 

15h00 - Metade das empresas têxteis e de vestuário admite reduzir o emprego este ano, após a maioria ter registado quebras de faturação superiores a 30% entre abril e julho, segundo um inquérito divulgado hoje pela associação setorial.

14h50 - Dos novos casos registados esta sexta-feira, 208 concentram-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, o que representa 71% do total. De acordo com o  boletim epidemiológico desta sexta-feira, 356 pessoas estão agora internadas (menos 13), 36 das quais em unidades de cuidados intensivos (menos seis do que ontem). 

14h37 - A Direção Geral de Saúde (DGS) acaba de divulgar o relatório epidemiológico das últimas 24 horas, que indica que há mais três óbitos e 290 novos casos em Portugal. No total,  desde o início da pandemia, há 52.351 infetados com o novo coronavírus e 1.746 vítimas mortais. De referir ainda que há hoje mais 247 recuperados.

14h00 - Nova regra para bares e discotecas sem adesão.  Uma semana depois da entrada em vigor da nova regra que permite às discotecas funcionarem como pastelarias ou cafés, os empresários de diversão noturna reiteram a inviabilidade da alternativa e alertam para o colapso do setor.

13h45 - Atualização dos dados: África contabiliza hoje 22.066 mortos devido à covid-19, tendo ultrapassado na quinta-feira um milhão de infetados, segundo os dados mais recentes da pandemia no continente.

13h30 - Época balnear? Uma clarificação das regras aplicáveis nas praias (e não só) O Governo determinou que a disponibilização de equipamentos de uso coletivo nas praias, como gaivotas ou chuveiros interiores, "pode ser permitida, em determinadas condições", nomeadamente se for feita por empresas de animação turística.

13h25 - Atualização dos dados no mundo: A pandemia de Covid-19 já matou pelo menos 715.343 pessoas em todo o mundo desde que o vírus foi detetado na China, em dezembro, refere o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP) com base em dados oficiais. Ao todo, 19.133.340 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios, dos quais pelo menos 11.319.300 já foram considerados curados.

13h00 -  A Administração Regional de Saúde do Alentejo argumentou hoje que agiu no surto de Covid-19 no lar em Reguengos de Monsaraz baseada em critérios técnicos da autoridade de saúde, dos cuidados primários e do hospital de Évora.

"As decisões" da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo foram "com base em critérios puramente técnicos", disse hoje à agência Lusa o presidente deste organismo, José Robalo.

O responsável reagia assim à auditoria da Ordem dos Médicos, que apontou responsabilidades à administração, concluindo que o lar de Reguengos de Monsaraz onde um surto de Covid-19 provocou a morte de 18 pessoas não cumpria as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS). 

12h50 - Os Açores não registaram nas últimas 24 horas casos positivos de Covid-19, pelo segundo dia consecutivo, tendo sido detetados até ao momento no arquipélago um total de 179 casos de infeção.

12h45 - De férias no Porto Santo, o Presidente da República defendeu que todos os grandes eventos previstos para Portugal são "bem-vindos", desde que respeitem as regras de saúde pública, recusando comentar em particular a Festa do Avante!, agendada para setembro. 

Sobre a Liga Portuguesa de Futebol, que recomeça em setembro, Marcelo Rebelo de Sousa remeteu uma tomada de posição para mais tarde. "Ninguém sabe ainda como é que vai ser a evolução da pandemia e, portanto, vamos esperar para ver se há segunda vaga ou não há segunda vaga, se é grave, se não é grave", advertiu.

Marcelo Rebelo de Sousa na praia do Porto Santo © Lusa

12h20 - O Governo vai investir 36,7 milhões de euros no centro de contacto do SNS24 para manter a dimensão e capacidade de atendimento conseguida durante a pandemia, afirmou hoje a secretária de Estado Adjunta e da Saúde

12h00- Um grupo de 20 cientistas e investigadores espanhóis apelou hoje ao Governo para promover "uma avaliação independente e imparcial" da gestão da pandemia de covid-19 para perceber por que motivo Espanha foi tão afetada.

11h40 - O uso de máscara é uma das medidas de proteção contra a propagação do novo coronavírus. Mas há que usá-la da forma correta, alerta o Serviço Nacional de Saúde.

O combate à propagação do vírus implica a utilização da máscara de forma correta. Saiba mais em https://t.co/P5mXQrJ9cR Cuide de si, cuide de todos! Siga as recomendações da @DGSaude em https://t.co/IctKWBH8ze #Saúde #SNS #DGS #UmconselhodaDGS #COVID19PT #estamoson @govpt pic.twitter.com/66LsMgMAtr

— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) August 7, 2020

11h20 - As salas de cinema portuguesas receberam perto de 78 mil espectadores em julho, uma quebra de 95,6% face ao período homólogo de 2019, anunciou hoje o Instituto do Cinema e do Audiovisual.

10h45 - Mais de metade dos doentes com artrite reumatóide que participaram num estudo sobre os impactos do confinamento disseram ter desenvolvido ou agravado os sintomas de depressão e mais de 40% disse que as dores articulares aumentaram.

10h30 - O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu hoje que se deve impedir a chegada de imigrantes ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à Covid-19.

10h20- O número de pessoas que viajaram num barco norueguês de cruzeiros e foram diagnosticadas com Covid-19 aumentou para 62, anunciou hoje o Instituto de Saúde Pública daquele país, explicando tratar-se de 41 tripulantes e 21 passageiros.

10h05 - A Catalunha reporta 1.181 positivos e 10 mortos devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, noticia a imprensa espanhola. 

9h40 - Covid-19 acelera fim do papel? A pandemia está a levar à multiplicação de despedimentos de jornalistas em todo o mundo e a acelerar o fim do papel, segundo especialistas e profissionais, apesar do aumento do interesse pela informação em tempo de crise sanitária.

9h05 - Surtos ativos em Portugal: 

72 infetados em lar de idosos de Paradas (Torres Vedras). 16 destes pacientes estão hospitalizados, os restantes encontram-se na instituição.  44 casos confirmados no foco num lar do Porto, 8 dos quais estão internados. 

9h00 - A revista Time já divulgou a capa da sua última edição. O trabalho de ilustração, da autoria de Tim O'Brien, um colaborador de longa data da revista, volta a ter como protagonista o presidente dos Estados Unidos. Desta vez, mergulhado num mar de vírus. Os EUA registaram 2.060 mortos e 58.462 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas. O total de mortes é agora de 159.990 e de casos confirmados de 4.876.790.

TIME’s new cover: How COVID-19 changed everything about the 2020 election https://t.co/WcGbCk7j7t pic.twitter.com/Bwq5PyKBzR

— TIME (@TIME) August 6, 2020

8h55- Os primeiros doentes de Covid-19 em Wuhan, na China, continuam com problemas pulmonares. Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo pelo médico Peng Zhiyong, diretor da unidade de cuidados intensivos do Zhongnan Hospital of Wuhan University, e que levanta preocupações com as consequências, a longo prazo da doença.

8h20 - Nas últimas 24 horas, a Alemanha registou 1.147 novas infeções de Covid-19 e mais oito mortes devido à doença, de acordo com os dados atualizados pelo Instituto Robert Koch. O número de novas infeções voltou, assim, a superar as mil pelo segundo dia consecutivo, algo que não acontecia desde o dia 7 de maio.  Desde o início da pandemia, o país contabiliza 214.214 infeções confirmadas e 9.183 mortes relacionadas com o novo coronavírus. 

8h10 - Quase metade (47%) das empresas reduziram a sua atividade e quase um quinto (17,4%) encerraram ou interromperam totalmente" o funcionamento, de acordo com o estudo "MDS Research: Situação Económica em Portugal" hoje divulgado.

8h00- É migrante? Saiba que existe uma linha de apoio disponível em 10 idiomas diferentes (the migrant helpline is available in 10 different languages). 808 257 257 ou 218 106 191

7h50 - A consultora EY estima que, caso haja uma segunda vaga da pandemia de Covid-19 em Portugal, a taxa de desemprego no país possa atingir os 17,6% no final do ano. 

7h45 - A Índia ultrapassou hoje os dois milhões de casos de Covid-19 diagnosticados no país desde o início da pandemia, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde indiano.  Só nas últimas 24 horas, o país contabilizou 62.585 novas infeções, além de 886 óbitos. Todavia, o número de casos poderá no entanto estar subestimado, de acordo com especialistas, já que as autoridades indianas não testam os pacientes assintomáticos.

A Índia não testa pessoas assintomáticas© Reuters

7h40 - O México registou 819 mortes nas últimas 24 horas e ultrapassou a barreira dos 50 mil óbitos desde o início da pandemia, indicaram na quinta-feira as autoridades

7h35- O continente africano ultrapassou esta quinta-feira um milhão de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, segundo uma contabilização da agência France-Presse

7h25 - A China registou 37 novos casos confirmados de coronavírus na quinta-feira, 26 dos quais contágios locais na região oeste de Xinjiang e um em Pequim, informou hoje a Comissão Nacional de Saúde.

7h20 - Mais de 19 milhões de pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo, incluindo um milhão apenas nos últimos quatro dias, segundo um balanço feito pela Agência France-Presse (AFP), com base em dados oficiais.

7h15 - EUA com 2.060 mortos e mais de 58 mil casos nas últimas 24 horas, sendo que os últimos números elevam o total de mortes para 159.990 e o de casos confirmados para 4.876.790. Só nas últimas 24 horas morreram no estado do Texas cerca de 1.000 pessoas, segundo a Universidade Johns Hopkins.

7h10 - O Brasil registou 1.237 mortes provocadas pela Covid-19 no último dia, totalizando 98.439 óbitos. Foram ainda notificados 53.139 casos da doença, em 24 horas, num total de 2.912.212 infeções. Se se mantiver a média nos próximos dias o país poderá superar as 100 mil vítimas mortais e os 3 milhões de infetados, até sábado

7h00 - Bom dia! Acompanhe todos os desenvolvimentos da pandemia no país e no mundo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 16 Horas

Três signos que vão esbanjar o reembolso do IRS

mundo Brasil Há 21 Horas

'Tio Paulo' já foi enterrado. Divulgadas causas da morte e novas imagens

desporto Fabio Capello Há 17 Horas

"Cristiano Ronaldo ganhou Bolas de Ouro, faz de tudo, mas não é um génio"

mundo Inglaterra Há 15 Horas

Saiu do Reino Unido para umas férias em África. Está lá retido há 16 anos

fama Cinha Jardim Há 20 Horas

Cinha Jardim sobre o 25 de Abril: "Para mim foi mau"

lifestyle Signos Há 8 Horas

Problema de expressão? As pessoas destes três signos não dizem 'amo-te'

lifestyle Truques de Cozinha Há 19 Horas

Jamie Oliver revela o 'segredo' para um frango assado perfeito

auto Tesla Há 21 Horas

Nunca visto por cá. O primeiro Tesla fúnebre chega a Portugal

fama Cuca Roseta Há 18 Horas

Arrepiante! Cuca Roseta surpreendida pela filha no 'The Voice Kids'

lifestyle Truques de Cozinha Há 21 Horas

Dicas simples para amadurecer um kiwi em pouco tempo