Caso do negócio das golas antifumo tem 18 arguidos

O processo sobre alegada corrupção no negócio das golas antifumo tem 18 arguidos, entre os quais o ex-secretário de Estado da Proteção Civil Artur Neves e o presidente da Proteção Civil, Mourato Nunes.

© Lusa

País golas antifumo 06/08/20 POR Lusa

A informação foi prestada à agência Lusa pela Procuradoria-Geral da República que não avançou mais pormenores, nomeadamente sobre as 10 buscas realizadas na quarta-feira nem quando os arguidos foram constituídos, alegando que o processo está em segredo de justiça.

PUB

Uma nota do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) adiantava que as quatro buscas domiciliárias e seis não domiciliárias decorreram em diversos locais do país e estavam relacionadas com o inquérito "que investiga factos suscetíveis de integrarem fraude na obtenção de subsídio, corrupção passiva, participação económica em negócio ou abuso de poderes e branqueamento de capitais".

"Em causa estão práticas levadas a cabo no contexto de uma operação cofinanciada pelo Fundo de Coesão da União Europeia e pelo Orçamento do Estado, de que é beneficiária a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e que envolve a Secretaria de Estado da Proteção Civil", referia a nota.

As comparticipações financeiras europeia e do Orçamento do Estado investigadas destinavam-se à realização de "Ações de Sensibilização e Implementação de Sistemas de Aviso às Populações para Prevenção do Risco de Incêndios Florestais", enquadradas nos Programas "Aldeia Segura, Pessoas Seguras" e "Rede Automática de Avisos à População".

As cerca de 70 mil golas antifumo faziam parte do 'kit' distribuído à população no âmbito do programa "Aldeia Segura, Pessoas seguras", que custou cerca de 125 mil euros.

O presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Mourato Nunes, e o ex-secretário de Estado da Proteção Civil Artur Neves foram constituídos arguidos em setembro de 2019 na investigação ao negócio das golas antifumo.

Poucos dias depois, o adjunto do secretário de Estado, Francisco Ferreira, demitiu-se do cargo, após ter sido noticiado o seu envolvimento na escolha das empresas que produziram os 'kits' de emergência que incluíam as golas.

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 14 Horas

Três signos que adoram a sua independência

economia Seg. Social Há 20 Horas

Quase quatro em cada 10 pensionistas têm reforma inferior ao valor mínimo

lifestyle Emagrecimento Há 12 Horas

Nutricionista indica cinco motivos (simples) para não conseguir emagrecer

lifestyle Saúde Há 21 Horas

Estudo revela as profissões que aumentam o risco de declínio cognitivo

lifestyle Saúde Há 21 Horas

Saiba a que horas deve tomar o primeiro café do dia

fama Cristiano Ronaldo Há 18 Horas

Divulgada foto inédita de Ronaldo e Dolores na chegada ao Sporting

mundo Rússia Há 14 Horas

Após ser ajudado, gato vadio vai todos os anos (sozinho) ao veterinário

fama Rita Ferro Rodrigues Há 20 Horas

Rita Ferro Rodrigues explica os motivos que a fizeram deixar a SIC

fama Príncipe Louis Há 17 Horas

Aniversário de Louis assinalado com nova fotografia tirada por Kate

economia condomínio Há 21 Horas

Afinal, é ou não possível vender o lugar de garagem?