Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa. Tinha 77 anos

A atriz e encenadora Fernanda Lapa morreu hoje, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou hoje a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação, em 1995.

© Global Imagens

País Óbito 06/08/20 POR Lusa

"É com profundo pesar e imensa tristeza que a Escola de Mulheres comunica a morte de Fernanda Lapa, diretora artística desta companhia desde a sua fundação, em 1995", pode ler-se no comunicado.

PUB

Várias vezes premiada, Fernanda Lapa coordenou as comemorações do centenário de Bernardo Santareno, que se assinala este ano, de quem a Escola de Mulheres vai levar ao palco, em novembro, a obra 'O Punho', com versão cénica da atriz e encenadora.

Segundo a biografia disponibilizada pela Escola de Mulheres, Fernanda Lapa soube, "desde cedo", que o "Teatro seria a sua vida".

 Autora da mensagem do Dia Mundial do Teatro deste ano, a convite da Sociedade Portuguesa de Autores, Lapa defendeu que se exija um plano de desenvolvimento teatral com futuro e que se aposte na força do teatro para as transformações que a atualidade exige.

"Viva o teatro, os seus agentes e o seu público", escreveu a atriz, encenadora e diretora da Escola de Mulheres, num texto em que explicava por que motivo se escolhe ser dramaturgo.

"Esta opção traz implícitas muitas consequências e uma delas é que o homem de teatro necessita do público de uma maneira carnal, pois o teatro é, em si mesmo, a expressão artística mais carnal de todas, uma expressão em que o verbo ou a sugestão ou a situação emocional elaborada pelo autor, tem de ser encarnada por um ator, que cada vez que a peça está no palco a diz ao vivo para um público vivo", sustentava.

A fundação da Escola de Mulheres surgiu, em 1995, para "romper com o estado de coisas a que estavam remetidas as mulheres no teatro português".

"Ao longo dos séculos, a voz das Mulheres foi silenciada em várias áreas, e também na Cultura, e não vale a pena escamotear esta realidade. Sofremos, ainda, as sequelas dessas mordaças, embora muito se tenha avançado, a partir do 25 de Abril em Portugal, pela luta das forças progressistas, mas sobretudo das próprias Mulheres e das suas Organizações", afirmou.

Fernanda Lapa venceu o prémio Sete de Ouro para a melhor encenação em 1992 e Prémio da Crítica para a Encenação em 1992 com 'Medeia é Bom Rapaz', tendo ainda recebido o prémio especial Procópio em 1999 e o Globo de Ouro para melhor espetáculo por 'A Mais Velha Profissão', em 2005.

A atriz, que para além do teatro também trabalhou na televisão e no cinema, recebeu ainda a Medalha de Mérito Cultural em 2005.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 22 Horas

Está na lista dos cinco signos mais bondosos do zodíaco?

mundo Espanha Há 21 Horas

Importavam azeite de Portugal e vendiam-no com rotulagem falsa em Espanha

lifestyle Peso Há 11 Horas

O alimento muito apreciado que reduz o apetite e ajuda a emagrecer

fama Cristina Ferreira Há 8 Horas

Em direto na TVI, convidada diz que "grande amor" de Cristina é o 'ex'

economia supermercados Há 14 Horas

"Campanha é enganosa". O que se passa (afinal) entre Pingo Doce e Lidl?

lifestyle Receitas Há 23 Horas

Receita. Este docinho leva três ingredientes e nenhum deles é açúcar

lifestyle Dicas e truques de lavandaria Há 23 Horas

A mistura caseira de dois ingredientes que deixa a roupa muito fofinha

auto Honda Há 10 Horas

Antigo Honda NSX português de Ayrton Senna está à venda. Preço surpreende

pais Tailândia Há 12 Horas

Portuguesa com "doença mental" causa distúrbios na Tailândia

pais Évora Há 5 Horas

Évora. Pai morre e filho fica ferido após serem atropelados por charrete