Covid-19: "Julho foi o mês com o maior número de testes realizados"

A secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, o subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, e o presidente da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro atualizaram a informação relativa à Covid-19 em Portugal e sobre a chegada da aplicação StayWay Covid.

© Blas Manuel/Notícias Ao Minuto

País Pandemia 05/08/20 POR Notícias Ao Minuto

Conhecidos os dados do boletim epidemiológico desta quarta-feira (uma morte e 167 novos casos de infeção), Direção-Geral de Saúde e Governo atualizaram a informação relativa à infeção pelo novo coronavírus no país, na habitual conferência de imprensa no Ministério da Saúde. 

PUB

Jamila Madeira começou por sublinhar que os números diários "confirmam a confiança no trabalho que está a ser desenvolvido pelas diferentes entidades no terreno e que é preciso continuar com empenho e determinação".

"A expressão diária desse esforço - dos profissionais de saúde e todos os profissionais associados a esta operação  - refletem-se nos números todos os dias desde o início da pandemia", destacou. 

Segundo a governante, "o mês de julho foi o mês com o maior número de testes realizados desde o início da pandemia: 431.178 testes, o que significa uma média diária de 13.909 testes. Jamila Madeira deu ainda conta de um aumento de testes efetuados no Serviço Nacional de Saúde, que é hoje cerca de 50% do total de testes feitos em Portugal.

A secretária de Estado Adjunta e da Saúde quis reforçar a mensagem de agradecimento aos profissionais de saúde, destacando o empenho e o factor de confiança que estes representam. "Com eles temos trabalhado para ultrapassar as dificuldades que nunca escondemos e sempre assumimos", afirmou Jamila Madeira.

Sublinhando que o país foi "sempre melhorando" na resposta à Covid-19, a governante defendeu que "a resposta portuguesa à pandemia tem sido marcada com inovação e talento, esforço e dedicação dos profissionais de saúde, mas também com muita inovação e utilização de meios tecnológicos nas estratégias encontradas" no SNS. 

App StayWay Covid quase a chegar

Jamila Madeira referiu que está para muito breve o início da utilização da app StayWay Covid, cujo regime foi promulgado ontem pelo Presidente da República.

"Com a consciência da sua potencial utilidade no contexto de pandemia, garantidas que estão as imprescindíveis condições de respeito pela proteção de dados dos utilizadores e acauteladas as recomendações da Comissão Nacional de Proteção de Dados, Portugal poderá agora aderir também a este tipo de instrumento", notou a governante, acrescentando que este novo passo tecnológico representa "mais uma etapa no caminho de inovação", mas também um caminho de resiliência e determinação com que temos encontrado as soluções para a resposta à pandemia".  

Como vai funcionar a app?

Coube ao presidente da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro, explicar que a StayWay Covid é "uma aplicação para telemóvel que se pretenderá que possa ser utilizada por todos aqueles que queiram ser informados da ocorrência de um contacto próximo a alguém a quem tenha sido diagnosticada a doença da Covid-19".

Para esse efeito, continuou, "quando a app estiver disponível para todos os residentes em Portugal é fundamental que descarreguem a aplicação, que a mantenham ligada, que a usem no dia-a-dia e que, caso venha a ser diagnosticado Covid-19, solicitem ao seu médico que lhes forneçam o código para inserir na aplicação". 

Após a inserção desse código na aplicação, a própria app "tratará de comunicar a todos aqueles que nos dias anteriores tiveram contacto de proximidade (um contacto inferior a dois metros durante mais de 15 minutos)". A informação sobre os contactos será guardada apenas durante 14 dias. Após esse período, a informação será eliminada, garantindo assim "o máximo secretismo" e que "não há dados pessoais guardados para lá da sua necessidade". 

Luís Pinheiro manifestou-se satisfeito com o resultado a que se chegou no que diz respeito à aplicação, frisando que esta se encontra ainda disponível para testes para plataformas com sistema operativo Android. "Após os testes finais, estaremos em condições de disponibilizar esta app a todos os residentes em Portugal", afirmou o responsável, sublinhado que a app é mais um instrumento posto ao serviço do combate à pandemia.

"É mais um que se soma a tantos outros e, portanto, não será com esta ferramenta que virá a grande revolução no combate à pandemia, mas é mais uma ajuda para que os resultados continuem a melhorar", realçou. 

Quase mil pessoas já testam a app

O responsável indicou, em resposta aos jornalistas, que já há quase cerca de mil pessoas a testar a aplicação. "Neste momento, para estar disponível para o público em geral é essencial que ela fique disponível na loja de testes da Apple e é algo que nós esperamos que aconteça a qualquer momento, diria que está por dias".

Avante!

O subdiretor-geral de Saúde, Rui Portugal, afirmou, por sua vez, que a DGS está a apreciar o documento que recebeu por parte da comissão organizadora da festa do Avante!. "E como todos os documentos sobre a realização de eventos que agrupem grandes números de pessoas, há um conjunto de critérios que estão a ser avaliados", disse o delegado de saúde e subdiretor-geral da Saúde, referindo que fará "eventuais ajustes" em relação às propostas feitas no "sentido de perceber qual é a forma de minimização de riscos". 

"Lembro apenas que todos os eventos têm as suas particularidades quer em relação ao tempo que decorrem, ao tipo de pessoas que frequentam e há características epidemiológicas em termos gerais e locais num determinado momento. Portanto, é uma decisão caso a caso", assinalou.

Recorde aqui a conferência: Leia Também: AO MINUTO: Mais de 1 milhão em teletrabalho; Aulas ao sábado no Superior?

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

pais IPMA Há 17 Horas

Dez distritos de Portugal sob aviso amarelo de chuva este sábado

lifestyle Truques de Cozinha Há 21 Horas

É assim que deve guardar o louro para garantir que não estraga

desporto FC Porto Há 19 Horas

Pinto da Costa e a queda do FC Porto na Youth League: "Alguns atletas..."

lifestyle Pele Há 22 Horas

Dicas para 'salvar' a pele e evitar (ao máximo) a flacidez

pais Coimbra Há 21 Horas

Mais de 800 quilos de carne apreendidos em operação na Figueira da Foz

fama Rúben Aguiar Há 22 Horas

Rúben Aguiar condenado a cinco anos e meio de prisão efetiva

lifestyle Moda Há 18 Horas

Não tem um vestido em linho para os dias quentes? Espreite o novo da H&M

lifestyle Saúde Há 22 Horas

Especialista revela o que deve comer (e quando) para proteger o intestino

desporto Benfica Há 9 Horas

Rui Costa furioso na bancada: Despedimento de Schmidt em cima da mesa

fama Mafalda Castro Há 18 Horas

Mafalda Castro já tem nome para dar ao primeiro filho