MP investiga incumprimento de isolamento de autarca de Paços de Ferreira

O Ministério Público abriu um inquérito ao alegado incumprimento do isolamento profilático do presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Humberto Brito, após ter testado positivo à covid-19, informou fonte judicial.

© Global Imagens

País Coronavírus 04/08/20 POR Lusa

Segundo esclarecimento da Procuradoria-Geral da República enviado hoje à Lusa, "confirma-se a existência de inquérito a correr termos no DIAP da comarca de Porto Este", não havendo ainda arguidos constituídos.

PUB

No dia 14 de julho, bombeiros da corporação de Paços de Ferreira tinham comunicado à GNR que o presidente da câmara "desrespeitou o isolamento profilático de 14 dias a que estava obrigado" após ter declarado, no dia 08 de julho, que testara positivo para covid-19.

Confrontado com relatos de fontes dos bombeiros, o comandante da corporação, Pereira da Costa, confirmou à Lusa as informações, nada acrescentando.

Já o presidente da câmara recusou a alegada violação do dever de confinamento, uma vez que no dia 12 de julho tinha em seu poder um conjunto de testes, com resultado negativo para covid-19, e acusou os bombeiros de o tentarem "denegrir pessoal e politicamente".

O autarca informara na quarta-feira, dia 08, ter sido um dos cinco casos com covid-19 naquela autarquia, detetados no âmbito dos testes realizados a todos os colaboradores daquele município do distrito do Porto.

Já no domingo, ia 12, uma equipa de saúde dos Bombeiros de Paços de Ferreira foi chamada a casa do pai de Humberto Brito, encontrando ali o autarca.

No mesmo dia, Humberto Brito foi visto no Hospital Padre Américo, em Penafiel, afirmam as fontes, que asseguram terem comunicado os factos à GNR local.

De acordo com as informações fornecidas à agência Lusa, os bombeiros confrontaram o autarca, em casa do pai, com o facto de não estar a cumprir quarentena, que lhes terá exibido resultados de dois outros testes, que terão dado negativo.

Já o autarca visado entende que "não houve nenhum desrespeito pelas normas de confinamento que se impõem a quem testa positivo".

"No meu caso, os dados provam que provavelmente nunca tive contacto com a covid-19. Posso afirmar que depois de um conjunto de testes que realizei, os mesmos vieram todos negativos", acrescentou.

"Mais lamento que a atitude dos bombeiros tenha ocorrido no dia que sabiam que o meu pai teve um enfarte de miocárdio e foi internado de urgência nos Cuidados Intensivos de Cardiologia do Hospital Padre Américo, com prognóstico reservado, desconsiderando todo o sentido humanitário", acrescentou.

Fonte autárquica contactada hoje pela Lusa disse desconhecer a existência de qualquer inquérito da PGR sobre este caso.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 18 Horas

É muito provável que estes signos fiquem ricos ainda este ano

pais Indonésia Há 18 Horas

Portugueses apanhados após Rui agir de forma suspeita na Indonésia

fama Nuno Eiró Há 15 Horas

Nuno Eiró confirma relação. "Queres que seja para a vida toda"

mundo Burger King Há 23 Horas

Homem encontra caneta dentro de hambúrguer e recebe... 10 euros

fama Kate Middleton Há 18 Horas

Porque é que Kate Middleton revelou cancro sozinha (sem William)

lifestyle Signos Há 12 Horas

Está na lista dos signos que vão receber boas notícias em breve?

pais Açores Há 22 Horas

Momento raro nos Açores. Ilha Terceira acorda com neve (e não é a única)

pais Lisboa Há 17 Horas

Tornado avistado junto à Ponte Vasco da Gama, em Lisboa. As imagens

mundo EUA Há 19 Horas

Comandante lançou âncora para tentar evitar choque com ponte de Baltimore

politica Governo Há 19 Horas

AO MINUTO: Tudo sobre o novo Governo; Partidos (e não só) reagiram