AO MINUTO: 116 detidos por cá. Mais de oito mil mortes nos Estados Unidos

Acompanhe AO MINUTO todas as incidências da Covid-19 no Mundo.

© Reuters

Mundo Covid-19 04/04/20 POR Notícias ao Minuto

Portugal entrou às 00h00 de sexta-feira no prolongamento do Estado de Emergência - por mais 15 dias -, devido ao novo coronavírus, que já fez 10.524 infetados e 266 mortes por cá

PUB

O Presidente da República lembrou os portugueses que o mês de abril será particularmente difícil e só poderá "ser vencido se não condescendermos, se não baixarmos a guarda".

Face à pandemia, as escolas em Portugal estão a preparar-se para dar aulas através da televisão pública para alunos até ao terceiro ciclo, chegando assim aos que não têm acesso à Internet, mas ainda não há datas. 

Na sua 'volta' ao mundo, o novo coronavírus continua sem dar tréguas, sendo Itália, Espanha, Reino Unido, França e Estados Unidos alguns dos países mais afetados. 

Acompanhe AO MINUTO todas as incidências da Covid-19 no Mundo:

00h05 - Termina por aqui o ao minuto de hoje. Tenha uma boa noite e já sabe, se tiver sintomas contacte a Linha de Saúde 24. Pode voltar a acompanhar-nos a partir da manhã deste domingo.

23h59 - A Turquia irá afinal entregar a Espanha os ventiladores que ficaram retidos na sexta-feira no aeroporto de Ancara e que foram comprados à China para combater a pandemia de Covid-19.

23h45 - Os colaboradores do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) organizaram "uma comemoração simbólica" para um idoso infetado com Covid-19 no seu 100 .º aniversário. 

23h32 - Uma mulher de 36 anos morreu infetada com o novo coronavírus na Ucrânia, horas depois de ter dado à luz a primeira filha. A mãe, identificada apenas como Galina, ficou infetada com o Covid-19 num centro perinatal na cidade de Ivano-Frankivsk, no oeste da Ucrânia.

23h16 - Os números mais recentes do novo coronavírus no Brasil dão conta da existência de 432 óbitos por causa da Covid-19. Há ainda a registar 10.278 infetados em Terras de Vera Cruz.

ATUALIZAÇÃO - O @minsaude atualiza a situação do #coronavírus no Brasil - 04/04 10.278 casos 432 óbitosConfira a plataforma: https://t.co/fIH1TRftNx#COVID19 pic.twitter.com/wbKJScQ5rm

— Ministério da Saúde (@minsaude) April 4, 2020

23h10 - Um casal de idosos residente em Boynton Beach, nos Estados Unidos, morreu após ter contraído Covid-19. Stuart Baker, de 74 anos, e Adrian Baker, 72,  morreram com minutos de diferença após terem estado casados durante 51 anos.  

22h51 - A plataforma portuguesa HuBB - Humans Before Borders - iniciou, este sábado, uma angariação de fundos para ajudar a financiar o plano médico de emergência de apoio aos refugiados nos campos de Moria e Samos, que acolhem no total cerca de 42 mil migrantes.

22h34 - Imagens divulgadas este sábado pela imprensa inglesa dão conta de que centenas de britânicos continuam a reunir-se em parques, grupos de ciclismo continuam a fazer os habituais passeios para aproveitar o sol que se faz sentir em terras de Sua Majestade.

22h22 - Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, fez este sábado uma conferência de imprensa na qual admitiu que vem aí "a semana mais dura" no combate ao novo coronavírus, sublinhando que prevê "muitas mortes" nos próximos dias devido à Covid-19.

LIVE: Press Briefing with Coronavirus Task Force https://t.co/1hZPOGtyl9

— The White House (@WhiteHouse) April 4, 2020

22h00 - 13 utentes e uma funcionária contaminados pelo novo coronavírus foram registados este sábado na Unidade de Cuidados Continuados (UCC) de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança.

21h37 - Um comissário da Polícia do Estado italiana, que prestava serviço na equipa de segurança do primeiro-ministro italiano morreu este sábado vítima do novo coronavírus. Giorgio Guastamacchia, de 52 anos, era vice-comissário da Polícia Estadual de Roma e tinha contraído o vírus em meados de março.

21h32 - Os Estados Unidos ultrapassaram este sábado a barreira dos 300.000 casos recenseados de infeção com o novo coronavírus, pandemia que já provocou pelo menos 8.162 mortos no país.

21h04 - O guarda-redes internacional português Beto, atualmente a jogar no Goztepe, da Liga turca, doou material sanitário ao lar Club Sénior Nervión de Sevilha, para ajudar no combate à pandemia de covid-19.

20h45 - O Ministério da Agricultura começou a apoiar os agricultores a escoarem os seus produtos nos mercados locais e lançou uma campanha destinada a promover o seu consumo, após verificar dificuldades de escoamento devido à pandemia, anunciou hoje a ministra.

20h43 - Uma residente em Oeiras completou recentemente 100 anos e recebeu uma surpresa especial por parte dos bombeiros e da PSP. 

20h38 - Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, recorreu às redes sociais, este sábado, para dar "boas notícias". Segundo o autarca, a situação no município devido ao Covid-19 "está a melhorar", sendo que a "curva [epidemiológica] já está a descer".  

20h24 - A Madeira registou hoje mais um infetado por covid-19, uma grávida no primeiro trimestre de gestão, totalizando 45 casos e, pela primeira vez, tem um doente ventilado e um recuperado, anunciaram os responsáveis da saúde da região.

20h09 - A nova pandemia de coronavírus matou mais de 45.000 pessoas na Europa, quase 85% dos quais na Itália, Espanha, França e Reino Unido, segundo dados recolhidos, às 18:00 de hoje, pela agência AFP através de fontes oficiais dos países. Há ainda 620 mil infetados. 

20h05 - O Governo italiano anunciou hoje que vai proteger as empresas cotadas consideradas estratégicas contra especulação e interferências hostis de investidores estrangeiros nos seus capitais, como consequência da fraca valorização devido à pandemia de covid-19.

20h01 - A Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou hoje nova ação de sensibilização e fiscalização rodoviária, à entrada da Ponte 25 de Abril, no sentido norte-sul, para garantir que as restrições impostas pelo Estado de Emergência sejam cumpridas. E há menos condutores a circular sem justificação. 

19h58 - O secretário de Estado para a Saúde Pública de Angola, Franco Mufinda, anunciou hoje dois novos casos de infeção por coronavírus em Angola, elevando para dez o número total de pessoas infetadas, duas das quais morreram.

19h53 - Ada Zanusso, de 104 anos, é a pessoa mais velha a conseguir recuperar da Covid-19

19h49 - Um estudo científico publicado no 'Journal of Infectious Diseases', na passada terça-feira, defende que é necessário acelerar o processo de encontrar uma vacina para tratar o novo coronavírus. Para tal, os investigadores propõem que se exponha voluntários deliberadamente à Covid-19.

19h37 - A Turquia ultrapassou hoje os 500 mortos provocados pela covid-19, contando quase 24.000 infetados pelo novo coronavírus, informou o ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca.

19h29 - Na Coreia do Sul, uma empresa realizou um exame escrito a 139 candidatos e usou, para tal, um campo de futebol. Deste modo foi garantida a distância de segurança durante os 90 minutos do exame. 

Así es como se examinan para una oposición en Corea del Sur pic.twitter.com/YhAaHio9t4

— EL MUNDO (@elmundoes) April 4, 2020

19h26 - O PCP considerou hoje insuficientes as medidas do Governo de resposta económica à pandemia de covid-19 e defendeu crédito sem juros e um fundo público de apoio à tesouraria de micro, pequenas e médias empresas (MPME).

19h17 - Em Portugal, mais oito pessoas foram detidas por desobediência nas últimas 24 horas. No total, desde que foi declarado Estado de Emergência, foram detidas 116 pessoas. 

19h15 - Apesar de Itália estar em Estado de Emergência, várias pessoas saíram à rua em Génova. Veja as imagens aqui

19h11 - O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ovar, que acolhe atualmente 23 utentes infetados com covid-19, alertou hoje que a instituição "não é uma unidade de saúde", apelando a que as autoridades transfiram esses doentes para hospitais.

19h04 - Perante o Estado de Emergência, estão proibidas as celebrações religiosas e outros eventos de culto. Para contornar esta realidade, um padre percorreu as ruas de Oeiras, em Lisboa, para rezar, deslocando-se num Smart. 

Churches are closed, people are stuck at home but there’s no stopping this priest in Oeiras, outskirts of Lisbon. Video was filmed today by a friend, who told me people clapped after the priest drove off in his tiny Smart car: pic.twitter.com/UwwYxVlJ82

— Catarina Demony (@CatarinaDemony) April 4, 2020

19h01 - No total, 7560 pessoas já morreram do novo coronavírus em território francês. Em 24h, foram registadas mais 441 vítimas mortais. Este é, sublinhe-se, o número mais baixo da semana. 

18h59 - Quase 32 mil empresas portuguesas já se candidataram ao 'lay-off' simplificado, mecanismo de salvaguarda dos postos de trabalho posto em prática para apoiar as empresas durante a pandemia de covid-19, segundo um balanço feito hoje pelo Governo.

18h55 - A Suíça ultrapassou os 500 mortos e mais de 20.000 infetados pelo novo coronavírus, na origem da covid-19, anunciou hoje o ministério da Saúde deste país.

18h50 - O Banco Português de Investimento (BPI) anunciou hoje que antecipa o pagamento de pensões aos seus clientes para 6 de abril, em vez de dia 9, devido à pandemia da covid-19, que em Portugal já matou 266 pessoas.

18h36 - Há quem recorra às formas mais inusitadas para levar o lixo à rua durante a pandemia de Covid-19: 

Nothing wrong with wearing a unicorn costume to take out the bins pic.twitter.com/XsOW4EvRPQ

— The Sun (@TheSun) April 4, 2020

18h35 - Os portugueses com contratos de trabalho sazonais na Suíça estão a regressar a Portugal mais cedo do que o previsto, conta o gerente da "única" empresa que está a assegurar o transporte para casa daqueles passageiros.

18h30 - Uma dupla de veados foi avistada, este sábado, nas ruas de Odivelas, em Lisboa. 

18h28 - A namorada do primeiro ministro britânico Boris Johnson revelou este sábado, através das redes sociais, que passou a última semana na cama com sintomas do novo coronavírus.

18h16 - Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), defendeu, este sábado, que a atividade da banca deve ser regulada em tempo de pandemia sublinhando que "os bancos não podem lucrar com a crise" provocada pelo surto do novo coronavírus

18h03 - A Comissão Europeia aprovou hoje dois regimes de apoios estatais do Governo português à economia para fazer face às consequências da pandemia provocada pelo novo coronavírus, no valor de 13 mil milhões de euros, anunciou a instituição em comunicado.

17h43 - Os pilotos portugueses Tiago Monteiro e António Félix da Costa angariaram 10.285 euros para a aquisição de material hospitalar, em corridas virtuais, para a plataforma #soscovid.

17h43 - A Ordem dos Enfermeiros (OE) fez hoje um "apelo urgente" a todos os profissionais com disponibilidade, para que ajudem no combate à pandemia da covid-19, nomeadamente aqueles que se encontram desempregados ou em situação de 'lay off'.

17h33 - Uma equipa de pediatras do Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACJR) do Hospital Fernando Fonseca publicou, esta sexta-feira, um guia para ajudar os pais a lidar com a presença permanente dos filhos em casa com o objetivo de prevenir situações de maus tratos no seio familiar. 

17h23 - O estado de Nova Iorque registou 630 mortes de infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, um recorde diário que eleva o total de mortes pela pandemia neste estado a 3.565.

17h16 - A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) quer que sejam garantidos incentivos a fundo perdido, nos próximos quatro anos, para as pequenas e médias empresas, e desafia o Governo a alocar 20 mil milhões de euros a esta medida.

17h15 - A Proteção Civil italiana revelou os dados mais recentes sobre o novo coronavírus, os quais indicam que 681 pessoas morreram nas últimas 24 horas, aumentando para 15.362 o número de vítimas mortais desde o início da crise.

17h11 - Em declarações, via Skype à SIC Notícias, o ministro da Educação valorizou o esforços que as escolas têm vindo a fazer neste cenário de pandemia, "adaptando-se de forma notável". As instituições de ensino "tiveram de fazer sacrifícios" e o Ministério contribuiu, disponibilizando "princípios orientadores para o ensino à distância". 

Quanto à reabertura física das escolas, o governante deixou essa temática para ser respondida no dia 9 de abril, "depois de ouvidos, no dia 7, os epidemiologistas. Com muito rigor tomaremos uma decisão". 

Quanto ao ensino através da tele-escola, o ministro justificou a decisão pelo facto de algumas "famílias não ter instrumentos", como "Internet em casa" e foi necessário "adaptar" o modelo de ensino. A televisão é "um canal de acesso universal" e esta é uma "estratégia complementar para coadjuvar o trabalho feito pelos docentes, permitindo que todos usem este recurso". 

Recordou o Tiago Brandão Rodrigues que a tutela já tinha dito que não descansaria "enquanto não chegássemos a todos. Não sendo a panaceia, é um alargar do espectro das famílias que podem aceder a conteúdos pedagógicos". 

17h07 - A Direção-Geral da Saúde apela, nas redes sociais, que permaneça em casa, ajudando assim a controlar a progressão da pandemia de Covid-19. 

16h59 - Criança de cinco anos é a vítima mais nova da Covid-19 no Reino Unido. Mais de 4.300 pessoas já morreram por causa do novo coronavírus no Reino Unido.

16h58 - A diretora-geral da Saúde disse hoje que estão a ser avaliadas as decisões sobre a reabertura das escolas e sobre o aliviar da introdução de algumas medidas na vida dos portugueses, considerando que "há ainda muito trabalho para fazer".

16h45 - GNR divulgou, este sábado, um desenho que uma criança partilhou com a força militar com o objetivo de espalhar positividade num momento em que o país vive uma crise devido à Covid-19.

16h44 - O Presidente da República considerou hoje que "o espírito europeu está a vir ao de cima", referindo que estão a ser dados passos, por exemplo, para que as comparticipações nacionais para utilização de fundos europeus sejam dispensadas.

16h33 - O Liverpool é o mais recente clube da Liga inglesa de futebol a recorrer ao 'lay-off', face à paragem das competições devido à covid-19 e quando se cumprem quase quatro semanas desde a última jornada disputada.

16h22 - Perto de um terço dos jovens portugueses (62,4%) acredita que a pandemia de covid-19 contribuiu para a alteração de consumo de álcool e drogas, com 18,1% a referir que consome menos álcool ou deixou de beber.

16h15 - Cemitério em São Paulo mostra a dura realidade das mortes por Covid-19. Mais de trezentas pessoas já morreram por causa do novo coronavírus no Brasil. 

16h12 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, informou hoje que falou com o rei de Espanha e que Felipe VI lhe transmitiu "o reconhecimento pela posição tomada pelo primeiro-ministro português", António Costa, na União Europeia.

16h12 - PSD pede medidas de apoio para advogados e solicitadores "com urgência". A bancada parlamentar dos sociais-democratas mostrou-se "totalmente solidária com estas classes profissionais".

16h11 - Consulte aqui as atualizações anteriores

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

pais Caldas da Rainha Há 22 Horas

Decidiu partir 26 retrovisores de carros ao pontapé e com guarda-chuva

lifestyle Signos Há 21 Horas

Três signos que não perdoam nada nem ninguém

lifestyle Tosse Há 22 Horas

Tosse persistente? Os conselhos de dois médicos para aliviá-la

lifestyle Signos Há 16 Horas

Os três signos que vão sofrer por amor nos próximos dias

pais Mau tempo Há 23 Horas

Caos em Lisboa. Imagens mostram ruas alagadas após chuva intensa

mundo Reino Unido Há 23 Horas

Comprou alfinete por 23 euros e vendeu-o por mais de 11 mil

mundo Reino Unido Há 3 Horas

Vidente diz que falou com princesa Diana e Rei Carlos III vai renunciar

pais Combustíveis Há 22 Horas

Equipamento de combustível cobrava clientes sem abastecer em Grândola

lifestyle Suplementos Há 21 Horas

Existe uma melhor altura do dia para tomar suplementos de vitamina D?

desporto Espanha Há 5 Horas

Dani Alves organiza festa em casa e recebe visitas de amigos encapuzados