AO MINUTO: "Impõe-se manter medidas"; Mais de 7 mil casos no país

Mais de 786 mil pessoas foram diagnosticadas com o novo coronavírus no mundo inteiro. Foram registadas mais de 37.800 mortes e cerca de 166 mil pessoas recuperaram da Covid-19. Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

© Global Imagens/ Orlando Almeida

Mundo Coronavírus 31/03/20 POR Fábio Nunes

O prolongamento do Estado de Emergência, que vigora até às 23h59 desta quinta-feira, vai centrar as atenções em Portugal nos próximos dias. O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa vai ouvir o Governo e especialistas a partir desta terça-feira para se inteirar de forma mais rigorosa sobre a evolução do surto de Covid-19 em Portugal. Até quinta-feira sairá uma decisão de Belém sobre a renovação ou não do Estado de Emergência, com Marcelo a deixar claro que é "prematuro" dizer se vai ser necessário endurecer as medidas do Estado de Emergência.

PUB

Os dados mais recentes da evolução do coronavírus em Portugal indicam que 7.443 pessoas estão infetadas e 160 morreram. Outras 43 pessoas já recuperaram da Covid-19

O coronavírus continua a propagar-se pela Europa. Os números em Itália são avassaladores. O país ultrapassou esta segunda-feira a barreira dos 100 mil infetados e contabiliza mais de 11.500 mortes

Igualmente numa situação cada vez mais dramática está Espanha. Com mais de 94 mil casos positivos para a Covid-19 e mais de oito mil mortes, as autoridades espanholas redobram esforços para tentarem evitar o colapso do país. Esta segunda-feira apelaram a uma 'hibernação' à escala nacional até ao dia 9 de abril. 

Os Estados Unidos somam números cada vez mais preocupantes, numa fase em que curva de casos de infeção deverá continuar o seu percurso ascendente. Mais de 160 mil pessoas foram contagiadas pelo coronavírus e foram registadas mais de três mil mortes

Segundo os números mais recentes da Universidade Johns Hopkins, que estão em permanente atualização, mais de 786 mil pessoas contraíram o SARS-CoV-2 em todo o mundo e quase 38 mil pessoas morreram. 166 mil pessoas recuperaram da doença provocada pelo vírus, a Covid-19. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h43 - Chega ao fim este registo, mas pode continuar a acompanhar as incidências desta terça-feira aqui

15h39 - O principal especialista de infecciologia dos Estados Unidos, Anthony Fauci, afiançou numa entrevista à CNN que já se "vêem vislumbres" de que o distanciamento social está a resultar, notando um "certo efeito de atenuação". 

15h32 - António Guterres voltou a insistir na ideia de uma estratégia mundial concertada e coordenada para combater a propagação do novo coronavírus. O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) realçou ainda que "esta não é uma crise financeira, é uma crise humana". 

15h29 - O NHS, o sistema de saúde britânico, revelou que morreram 393 pessoas nas últimas 24 horas no Reino Unido, o que elevou o total para 1.808

15h23 - O Conselho Norueguês de Refugiados (NRC) apelou à comunidade internacional para apoiar países que não estão preparados para lidar com a pandemia de Covid-19, e deu como exemplo a República Centro-Africana, um país com cinco milhões de habitantes mas que só tem três ventiladores

Para já, o país registou cinco casos de infeção. 

15h18 - Um médico que se encontrou com Vladimir Putin na semana passada contraiu o coronavírus. O presidente russo e Denis Protsenko estiveram à conversa sem qualquer tipo de equipamento de proteção. 

15h10 - O governo brasileiro autorizou a Força de Segurança Nacional, a polícia de elite, a participar em ações de segurança e controlo durante a pandemia. A convocação da Força de Segurança Nacional terminará em 28 de maio, mas pode ser prorrogada por mais tempo se as autoridades considerarem necessário. 

15h07 - Uma mulher de 102 anos tornou-se num dos símbolos de esperança em Itália depois de recuperar da Covid-19. Italica Grondona ficou conhecida como a 'Imortal' e revelou que tem o sonho que gostava de ver concretizado: conhecer Valentino Rossi

15h04 - Mais de 60% dos pedidos de repatriamento de cidadãos portugueses retidos noutros países devido às consequências da pandemia do novo coronavírus foram resolvidos até segunda-feira, disse hoje no Parlamento o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. 

15h01 - O presidente da Indonésia, Joko Widodo, declarou hoje o Estado de Emergência mas não impôs o confinamento generalizado apesar dos apelos no país, um dos mais populosos do mundo e onde se multiplicam as infeções da Covid-19. 

Os últimos dados dão conta de 1.528 infetados e 136 mortes.

14h59 - Há duas funcionárias de um lar de idosos em Campinho, no concelho de Reguengos de Monsaraz, que estão infetadas com Covid-19 e os 39 utentes vão realizar testes "o mais rápido possível", disse hoje o presidente da instituição.

14h55 - As autoridades de Taiwan revelaram hoje à Lusa terem informado o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, no final de janeiro, sobre uma mulher que testou positivo para a Covid-19 depois de regressar da Europa

Trata-se de uma guia turística residente em Taiwan, que acompanhou, entre 16 e 25 de janeiro, um grupo de turistas oriundos de Wuhan, numa visita a vários países europeus. 

14h51 - O embaixador de Portugal em Paris, Jorge Torres Pereira, considera que a situação dos portugueses e luso-descendentes que queriam voltar a Portugal "acalmou um bocado" e não tem conhecimento de casos de Covid-19 na comunidade. 

14h49 - Uma mulher de 101 anos da região espanhola de Huescas, a primeira pessoa a ser internada na zona devido ao novo coronavírus, recebeu hoje alta hospitalar

A autarca de Biescas, Nuria Pargada, disse através da rede social Facebook que a mulher de 101 anos que sobreviveu à pandemia é um "exemplo de esperança e ânimo" para se continuar a "lutar".

14h33 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve reunido com políticos e especialistas para avaliar o prolongamento do Estado de Emergência. "Impõe-se manter as medidas de contenção", ressalvou o Chefe de Estado. Em conferência de imprensa, Marcelo sublinhou ainda que esta foi "uma opinião unânime”. 

14h28 - A Serra Leoa anunciou o seu primeiro caso de coronavírus, avança a Associated Press. Era um dos poucos países em África que ainda não tinha qualquer caso registado. O país já tinha anunciado o estado de emergência por um período de um ano. A Serra Leoa tinha sido um dos países mais atingidos pelo surto de Ébola entre 2014 e 2016.

14h21 - O senado de Berlim debate na quinta-feira, e pela segunda vez, a lista de multas a aplicar em caso de incumprimento das medidas de contenção em vigor na região, com as penalizações a poderem chegar aos 25 mil euros

14h19 - Os Países Baixos anunciaram mais 845 casos positivos e 175 mortes devido à Covid-19 no espaço de 24 horas. O país totaliza agora 12.595 casos confirmados e 1.039 mortes. 

14h15 - As autoridades chinesas vão passar a contabilizar a partir de amanhã os casos assintomáticos no seu balanço epidemiológico da Covid-19, adianta a CNN. Esta decisão está relacionada com as crescentes preocupações em torno dos casos assintomáticos, dos quais mais de 1.500 estão sob vigilância médica. 

14h08 - As organizações espanholas que representam os idosos e os deficientes exigiram hoje que estes não sejam discriminados no acesso a cuidados médicos e tratamento em unidades de cuidados intensivos durante a pandemia da Covid-19

Áudios e vídeos que têm circulado nas redes sociais dão conta da situação "dramática" nos serviços sanitários em Madrid, com falta de ventiladores nas unidades de cuidados intensivos, que levam os médicos a dar esses equipamentos a pessoas mais jovens em detrimento dos mais idosos.

14h05 - O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, apelou hoje aos membros do governo e deputados da maioria a doarem parte do salário aos fundos de "combate" ao coronavírus, seguindo o exemplo da presidente grega, Katerina Sakellaropoulo. 

13h59 - O presidente do Panamá, Laurentino Cortizo, vai implementar uma medida que visa o isolamento social, mas que difere das que se têm verificado noutros países. Num dia só podem sair homens à rua, no outro só podem sair mulheres. A medida entra em vigor a partir de amanhã. 

13h56 - Os diretores e funcionários do Tottenham, excluindo elementos da equipa de futebol treinada por José Mourinho, vão sofrer um corte salarial de 20%, em consequência da suspensão da atividade devido à pandemia da Covid-19. 

13h38 - O secretário de Estado da Saúde explicou, na conferência de imprensa desta terça-feira, que “não houve qualquer indicação da autoridade de saúde" no sentido de criar um cerco sanitário no Porto. Lacerda Sales vincou que, “neste momento, não faz qualquer sentido colocar-se essa situação".

Passando a palavra ao sub-diretor-geral da Saúde, Diogo Cruz admitiu que "houve uma duplicação dos números de ontem" no que diz respeito aos testes realizados de Covid-19 apresentados no boletim divulgado diariamente pela DGS. O problema deveu-se a um erro técnico na plataforma de registo.

13h31 - A Câmara de Bragança exigiu ao Governo a realização "imediata" de testes à Covid-19 em todos os lares de idosos da região que sustenta ser das mais envelhecidas de Portugal e com a população mais vulnerável.

13h24 - A Ordem dos Nutricionistas defendeu que as instituições de saúde e os lares de idosos têm de adequar os seus circuitos de preparação e distribuição de alimentos para garantir aos seus profissionais uma alimentação segura, equilibrada e saborosa.

13h16 - A Comissão Europeia vai monitorizar a aplicação da reforma legislativa aprovada pelo parlamento húngaro que autoriza o governo do primeiro-ministro, o nacionalista Viktor Orbán, a governar indefinidamente por decreto.

13h10 - O montante médio das compras no comércio online aumentou 6% desde o registo do primeiro caso de Covid-19 em Portugal, para 39,7 euros, divulgou a gestora do sistema de cartões de débito e da rede Multibanco, SIBS. Saiba tudo aqui.

13h06 - O Instituto Nacional de Estatísticas britânico publicou hoje dados que sugerem que o número de mortes no Reino Unido resultantes da pandemia da Covid-19 pode ser 24% mais elevado do que o até agora registado oficialmente.

13h00 - As instalações do Centro de Apoio e Solidariedade da Pousa (CASP), em Barcelos, vão ser hoje desinfetadas, após o que ficarão prontas para voltar a acolher os utentes, anunciou o município.

12h57 - A pandemia de Covid-19 matou mais de 38.466 pessoas no mundo inteiro desde que a doença surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP.

12h54 - O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, entrará, na próxima semana, em funcionamento como 'Hospital de Missão' e, com 300 camas, servirá para acolher doentes com poucos sintomas de Covid-19 ou até assintomáticos sem "retaguarda familiar".

12h50 - O Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve inicia na quarta-feira a realização de análises para o diagnóstico da Covid-19, podendo realizar numa primeira fase 40 por dia, disse hoje à Lusa o diretor do centro.

12h49 - A ASAE iniciou uma operação de fiscalização a nível nacional focada na especulação dos preços do álcool, álcool-gel e desinfetantes, produtos necessário para a prevenção da Covid-19.

12h47 - A Tanzânia, vizinho de Moçambique a norte, registou esta terça-feira a sua primeira morte pelo novo coronavírus, anunciando o óbito de um homem com 49 anos, que já tinha outros problemas de saúde.

12h44 - O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, confirmou esta terça-feira a primeira morte causada por Covid-19 no país, adianta a agência estatal Belta. A vítima mortal é um ator de 75 anos, que já tinha um historial clínico de problemas de saúde. 

12h39 - Na conferência de imprensa diária da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Ministério da Saúde, António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, destacou a subida de quase 14% no número de infetados em Portugal no espaço de 24 horas

12h35 - O governo polaco anunciou esta terça-feira um reforço nas medidas restritivas com o objetivo de abrandar a propagação do novo coronavírus, de acordo com a Associated Press. Apesar de ainda se verificarem números que são mais baixos do que em muitos países Europeus, há uma tendência de subida dos casos de infeção, uma vez que muitas pessoas não estão a respeitar as medidas de distanciamento social.

Até ao momento foram detetados 2.132 casos positivos de Covid-19 na Polónia e 31 mortes. 

12h24 - O ministro chinês dos Negócios Estrangeiros reafirmou hoje a "tradição de apoio mútuo" na relação com Portugal e mostrou disponibilidade para ajudar ativamente, numa conversa telefónica com Augusto Santos Silva

Wang Yi, que é também conselheiro de Estado, afirmou que a China "identifica-se com os sentimentos das pessoas em Portugal" e transmitiu "profunda solidariedade" pelas vítimas e infetados pelo novo coronavírus.

12h19 - O ministro da Economia Pedro Siza Vieira salientou esta terça-feira em entrevista à TSF que o "lay-off é para trabalhadores, não é para empregadores" e que o Governo vai estudar uma outra solução para as entidades empregadoras. 

12h16 - A edição deste ano do Boom Festival foi reagendada para julho do próximo ano face à pandemia de Covid-19. O Boom deveria decorrer entre 28 de julho e 4 de agosto deste ano em Idanha-a-Nova. 

12h07 - O boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS) dá conta de cerca de mil novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas em Portugal, aumentando o total de casos de infeção para 7.443 desde o início do surto no país. Registaram-se mais 20 mortes, o que significa que o total ascendeu às 160 mortes. 

12h02 - Uma jovem de 12 anos morreu na Bélgica devido à Covid-19, anunciaram as autoridades belgas. O estado de saúde da adolescente foi-se deteriorando na sequência de três dias de febre. 

11h59 - Rustu Reçber, antigo guarda-redes internacional turco de 46 anos, encontra-se em estado crítico depois de ter sido diagnosticado com o novo coronavírus. O guardião representou o Barcelona, o Fenerbahçe e o Besiktas. 

11h55 - A Irlanda reduziu para metade a taxa de crescimento do número de pessoas infetadas com Covid-19 graças às medidas de distanciamento social impostas pelas autoridades, afirmou um dos cientistas que aconselham o governo. 

Na conferência de imprensa desta segunda-feira, foram confirmados 295 novos casos, totalizando 2.910. Já morreram 54 pessoas na Irlanda. 

11h51 - António Costa elogiou o novo hospital de campanha em Lisboa que já se encontra "pronto para receber os primeiros doentes de Covid-19". O primeiro-ministro considerou que a iniciativa "é um bom exemplo de articulação" que "está a ser replicado em vários locais de Portugal, envolvendo toda a comunidade". 

Em apenas uma semana, o Estádio Universitário de Lisboa foi convertido em hospital de campanha, pronto para receber os primeiros doentes #COVID19. Uma parceria entre a @CamaraLisboa, a @ULisboa, as @EMGFA_RP e o @govpt, que disponibilizou 500 camas de apoio aos hospitais. pic.twitter.com/pGfODIMCZh

— António Costa (@antoniocostapm) March 30, 2020

11h47 - Uma idosa residente no Lar de Nossa Senhora da Conceição, em Turquel, em Alcobaça, testou positivo para Covid-19 e na instituição há outros utentes com sintomas, informou hoje o município. 

11h46 - A Europa entregou material médico ao Irão no quadro do mecanismo de troca Instex, que permite contornar as sanções norte-americanas e que foi utilizado pela primeira vez, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão. 

11h44 - O governo da Indonésia vai libertar 30 mil prisioneiros para prevenir um surto nas prisões do país, que já estão sobrelotadas. A medida vai englobar adultos que já tenham cumprido, pelo menos, dois terços das respetivas penas de prisão, assim como crianças que já tenham passado metade do tempo a que foram condenadas. 

A Indonésia detetou 1.414 casos e 122 mortes por causa da Covid-19. 

11h27 - As autoridades iranianas anunciaram hoje 141 novas mortes pelo novo coronavírus, elevando para 2.898 o número oficial de mortos no Irão, um dos países mais afetados pela doença Covid-19. Um total de 44.606 casos foram registados no país. 

11h23 - A Rússia anunciou 500 novos casos de coronavírus no espaço de 24 horas, um dado que representa o maior aumento diário desde o início do surto no país. No total, foram diagnosticados 2.337 casos de infeção na Rússia. 

Esta terça-feira a Duma, a câmara baixa do parlamento russo, aprovou uma lei que permite ao governo decretar o Estado de Emergência, algo que poderá acontecer em breve. 

11h14 - A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, afirmou que as restrições no país poderão começar a ser levantadas no próximo mês e de forma gradual se a curva de casos continuar a achatar, segundo a Associated Press.

Apesar de ter sublinhado que a crise suscitada pela pandemia está longe do fim, Frederiksen frisou que há provas crescentes de que a Dinamarca foi "bem sucedida a atrasar a infeção". A Dinamarca iniciou um período de gradual isolamento social no dia 11 deste mês. 

11h07 - A Universidade de Coimbra (UC) lançou a plataforma 'UC Against Covid-19', que vai agregar todos os projetos de investigação da instituição associados aos efeitos e à luta contra a pandemia

11h05 - O Centro de Apoio e Solidariedade da Pousa (CASP), em Barcelos, onde já se registaram pelo menos nove casos positivos de Covid-19, está a ser evacuado, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro à Lusa. 

Os doentes infetados foram transportados para o hospital durante a última noite. Dezoito idosos que não estão infetados vão ser transferidos para o Seminário da Silva, também no concelho de Barcelos.

10h52 - Moçambique recebeu um total 22 mil kits de diagnóstico para o novo coronavírus e as autoridades distribuíram 20 kits por cada província, anunciou o Ministério da Saúde. Moçambique mantém um total de oito casos confirmados registados oficialmente desde o início da pandemia, seis importados e dois por transmissão local. Não registou qualquer morte. 

10h49 - Itália vai observar um minuto silêncio esta terça-feira para homenagear as vítimas da Covid-19. As cidades italianas vão ter as suas bandeiras a meia-haste e o Vaticano indicou que vai juntar-se a este tributo, como dá conta a CNN. 

10h36 - Espanha registou um novo valor máximo no número de mortes diárias. Nas últimas 24 horas morreram 849 pessoas, superando no total as oito mil mortes desde o início do surto de Covid-19. Espanha contabiliza 94.417 casos de SARS-CoV-2. Mais de 19 mil pessoas já recuperaram. 

10h27 - O governo do Vietname vai impor o confinamento obrigatório durante duas semanas a partir das 00h00 desta quarta-feira (18h00 desta terça-feira em Portugal Continental), revela a Associated Press. O primeiro-ministro Nguyen Xuan Phuc proibiu aglomerações de mais de duas pessoas em locais públicos e apenas as empresas de serviços essenciais e industriais vão manter-se em funcionamento. 

O Vietname registou 204 casos de Covid-19, que não provocou qualquer vítima mortal no país até ao momento. 

10h11 - A Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) alertou hoje para a prevenção de acidentes domésticos com crianças que poderão vir a aumentar na sequência do isolamento social justificada pela Covid-19. 

10h09 - A companhia aérea British Airways suspendeu todos os voos do aeroporto de Gatwick, em Londres, devido aos efeitos económicos provocados pelas medidas impostas contra a propagação do novo coronavírus. A BA refere que "as restrições e os desafios do 'ambiente empresarial'" estiveram na base da sua decisão. 

10h03 - O ministro da Saúde chinês, Ma Xiaowei, telefonou ao seu homólogo norte-americano, o secretário de Estado da Saúde e dos Serviços Humanos, Alex Azar, e demonstrou o seu compromisso para trabalhar com os Estados Unidos para combater a pandemia de coronavírus. Ma mostrou-se disponível para partilhar as experiências da China com os Estados Unidos, avança a CNN. 

9h54 - E porque ainda há notícias que dão esperança em Espanha, a Comunidade de Madrid superou as 9.300 altas hospitalares de pacientes que tinham a Covid-19. Uma boa nova que a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, fez questão de partilhar no seu Twitter, reconhecendo o trabalho dos profissionais de saúde. 

Datos positivos.Hemos superado las  altas hospitalarias. Todo nuestro reconocimiento a los profesionales sanitarios, y nuestro cariño a los pacientes curados y a sus familias. Vamos a por otros miles. pic.twitter.com/rllWbbmc8c

— Isabel Díaz Ayuso (@IdiazAyuso) March 31, 2020

9h47 - No continente africano já foram diagnosticados mais de cinco mil casos de infeção e 171 mortes. Houve mais um país a registar contágio. Trata-se do Botswana, que confirmou três casos de Covid-19, adianta a agência Efe. 

Dos 54 países que compõem África, apenas sete ainda não anunciaram qualquer caso do novo coronavírus: São Tomé e Príncipe, Burundi, Lesoto, Malawi, Serra Leoa, Sudão do Sul e as Comores. 

9h37 - Os últimos dias foram marcados por um número de casos confirmados de Covid-19 abaixo das previsões em Portugal. Os números de casos detetados têm crescido de forma diária, mas aquém do que era antecipado. Isto significa que estamos perto do pico? Filipe Grilo, professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, tem partilhado as suas estimativas na sua conta de Facebook. 

9h31 - Para quem tem de usar o elevador para sair de casa ou no trabalho, a Direção-Geral de Saúde (DGS) deixou algumas recomendações de como deve fazê-lo

Siga as nossas recomendações!Cuide de SI, Cuide de TODOS.#DGS #SNS #UmConselhodaDGS #COVID19 #TRAVARACURVA #Sejaumagentedesaúdepública #estamoson pic.twitter.com/sP0bW6PdNy

— DGS (@DGSaude) March 30, 2020

9h24 - O governo chinês vai investigar a empresa Shenzhen Bioeasy Biotechnology, que vendeu testes defeituosos a Espanha. Pequim avisou que "não tolerará qualquer prática" que não se ajuste aos critérios. 

9h21 - O diretor executivo da Bial, António Portela, afirmou hoje que nos últimos dois meses a farmacêutica produziu "mais 50%" do que o habitual e que vai criar um fundo de 500 mil euros para auxiliar no combate à Covid-19. 

9h19 - As medidas implementadas pelo Governo para enfrentar a pandemia de Covid-19 e a forma como os portugueses estão a cumpri-las, de uma forma geral, foram elogiadas num artigo da France Inter. A publicação estabelece comparações entre a situação em Portugal e Espanha e Itália, e destaca a disciplina dos portugueses. 

9h14 - Os clientes com moratória nos créditos terão o benefício de não pagar prestações durante seis meses, mas no futuro as prestações serão ligeiramente agravadas, assim como o valor total pago pelo empréstimo

9h11 - O festival ID No Limits, que deveria decorrer em abril em Cascais mas foi adiado para novembro devido à pandemia da Covid-19, vai manter a grande maioria dos nomes que compõem o seu cartaz, anunciou a organização. Rejjie Snow, Kelsey Lu, Slow J, Kindness, Progressivu e Best Boy Grip são alguns dos "artistas já confirmados".

9h07 - A diretora da unidade de urgências do centro hospitalar de Wuhan desapareceu depois de criticar as autoridades chinesas pela forma como estavam a gerir o surto do novo coronavírus. Ai Fen foi a primeira pessoa a alertar para o vírus e já tinha sido várias vezes repreendida pelas autoridades.  

9h02 - A fronteira terrestre entre o México e os Estados Unidos, considerada a mais movimentada do mundo, transformou-se, nos últimos dias, num autêntico 'deserto', devido às restrições impostas pelo governo mexicano no combate contra a pandemia de Covid-19. Algo que pode constatar nestas imagens

8h59 - Os bancos vão continuar a contabilizar os juros e demais encargos dos créditos com moratória, mesmo nos meses em que estejam suspensos de pagamento. Caso os bancos não contabilizassem os juros como pagos nesses meses, tal poderia representar um importante 'rombo' nas contas das instituições financeiras. 

8h56 - O Papa Francisco instou hoje a sociedade e a Igreja católica a acolher os sem-abrigo expostos à pandemia do novo coronavírus

"Rezamos hoje por aqueles que não têm uma casa numa altura em que nos pedem para ficarmos dentro. Rezamos para que a sociedade de homens e de mulheres se dê conta desta realidade e os ajude, e à Igreja que os acolha", disse o Papa Francisco durante a missa matinal, celebrada na residência oficial.

8h49 - O Ministério da Saúde da Austrália revelou que a faixa etária situada entre os 25 e os 29 anos é aquela que mais casos de infeção sofreu no país até à data. Dos 3.970 casos de Covid-19 detetados na Austrália, 11,3% correspondem a esta faixa etária. 

8h47 - A qualidade do ar no planeta está a registar uma melhoria como resultado do impacto da pandemia. A poluição atmosférica diminui, mas, por outro lado, verifica-se um aumento de diversos tipos de bens e consequentemente do desperdício. Esta fotogaleria mostra-lhe o impacto ambiental da pandemia de Covid-19

8h37 - Equipas dos municípios de Condeixa-a-Nova e da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, andam de porta em porta a entregar bens alimentares e medicamentos aos mais idosos para incentivar o isolamento e evitar contágios do novo coronavírus. 

8h32 - O Iniciativa Liberal considerou hoje que suspender os aumentos da função pública, com a exceção dos profissionais na linha da frente no combate à pandemia, "é algo que se impõe para assegurar a equidade perante os trabalhadores do privado"

8h24 - O governador nova-iorquino, Andrew Cuomo, fez hoje um apelo urgente a voluntários médicos perante o "aterrador" número de mortes provocadas pelo novo coronavírus: "Por favor, venham para Nova Iorque ajudar-nos. Agora", pediu. E a resposta não demorou, com milhares de médicos e enfermeiros a mostrarem-se disponíveis. 

8h18 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) sugere um reforço dos legumes e fruta na alimentação das crianças e pede aos pais que evitem ter em casa snacks hipercalóricos, para prevenir o aumento de peso durante o isolamento social. A DGS divulgou no seu site um manual que incide nos cuidados a ter para uma alimentação saudável e também sugere atividades para crianças neste período de isolamento por causa da pandemia. 

8h14 - A Alemanha registou mais de 4.600 novos casos nas últimas 24 horas, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Robert Koch. O país totaliza quase 62 mil casos de infeção e 583 mortes. A Baviera mantém-se como o estado mais atingido pelo novo coronavírus. 

8h03 - A comunidade portuguesa em Macau já arrecadou mais de 924 mil patacas (104 mil euros) em menos de uma semana para comprar material médico para Portugal. A angariação de fundos urgente foi anunciada na terça-feira passada e vai estender-se até ao próximo domingo. 

7h59 - Os líderes partidários do Senado brasileiro assinaram na segunda-feira um manifesto em defesa do isolamento social como forma de prevenir a disseminação do novo coronavírus, uma posição que esbarra naquela que é defendida pelo presidente do país, Jair Bolsonaro. 

O manifesto sublinha que a experiência dos países que estão com um nível de contágio mais avançado deixa claro que, face à inexistência de uma vacina contra o vírus, a medida mais eficaz para minimização dos efeitos da pandemia é o isolamento social. 

7h53  - A China regista 48 novos casos de infeção vindos do exterior, isto apesar de ter interditado no sábado passado a entrada de estrangeiros no país. A Comissão Nacional de Saúde da China informou ainda que morreu uma pessoa devido à infeção pelo novo coronavírus, na cidade chinesa de Wuhan, o epicentro da pandemia. 

7h47 - A ilha indonésia de Bali, onde estão dezenas de turistas portugueses retidos à espera de conseguir viajar para Portugal, declarou o estado de emergência, que determina medidas mais rígidas para conter a propagação da Covid-19

Entre as medidas, anunciadas pelo secretário regional da administração de Bali, Dewa Made Indra, contam-se mais controlos nas entradas e a imposição de uma quarentena de 14 dias a quem chegar à ilha. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 18 Horas

Está na lista dos cinco signos mais bondosos do zodíaco?

mundo Espanha Há 18 Horas

Importavam azeite de Portugal e vendiam-no com rotulagem falsa em Espanha

pais Euromilhões Há 20 Horas

Euromilhões 'engorda' sem totalistas, mas vem um 3.º prémio para cá

mundo Ucrânia Há 22 Horas

Rússia reclama conquista de várias localidades e aponta 500 mil mortos

economia supermercados Há 11 Horas

"Campanha é enganosa". O que se passa (afinal) entre Pingo Doce e Lidl?

pais Euromilhões Há 22 Horas

Será que os 133 milhões são seus? Eis a chave vencedora do Euromilhões

lifestyle Peso Há 7 Horas

O alimento muito apreciado que reduz o apetite e ajuda a emagrecer

lifestyle Receitas Há 19 Horas

Receita. Este docinho leva três ingredientes e nenhum deles é açúcar

lifestyle Dicas e truques de lavandaria Há 20 Horas

A mistura caseira de dois ingredientes que deixa a roupa muito fofinha

fama Cristina Ferreira Há 4 Horas

Em direto na TVI, convidada diz que "grande amor" de Cristina é o 'ex'