Surf e cultura do mar através da imagem em destaque no sábado em Lisboa

Uma publicação que através da visão de 28 criativos nacionais e internacionais exalta o surf, o respeito e partilha de uma cultura do mar, é lançada sábado, em Lisboa, disseram à agência Lusa os promotores.

© Lusa

Cultura Fotografia 26/02/20 POR Lusa

Intitulada 'We´re on the road to somewhere' ("Estamos a caminho de algum lugar", na tradução portuguesa) - o mote da edição 2018 do festival Gliding Barnacles, evento que alia o surf, à musica, arte e gastronomia e que, há dois anos, reuniu na Figueira da Foz fotógrafos de ondas, muitos deles desconhecidos - a publicação, com 30 imagens, tem curadoria do fotógrafo Valter Vinagre, do 'designer' Pedro Falcão e do historiador de arte Filipe Ribeiro.

PUB

Este último, na introdução da publicação, invoca a "responsabilidade" de escrever "as primeiras palavras numa publicação eminentemente sobre surf," bem como sobre "todas as pessoas e energias que, anualmente se reencontram no Gliding Barnacles" (festival que terá em 2020 a sua sétima edição) e as ondas da região da Figueira da Foz, no litoral do distrito de Coimbra, entre o Cabo Mondego e a praia do Cabedelo, a sul.

"É uma responsabilidade que me leva, positivamente, a sentir a aceleração e o pulsar do coração como se estivesse dentro de água à espera de uma onda, nos dias mágicos de fim de agosto", assinala Filipe Ribeiro.

O 'designer' Pedro Falcão frisa, por seu turno, que a publicação, em formato de 40 centímetros de altura por 30 de largura, com 58 páginas e tiragem de mil exemplares, foi pensada para dar à maioria dos criativos nela incluídos uma fotografia a cada duas páginas, resultando em imagens de dimensão apreciável

"É uma pequena amostra do trabalho de cada um nesse ano [2018]. Mostramos o sabor fotográfico, espelhando o que é o festival, que tem ele próprio um registo alternativo", argumentou o designer.

A edição em papel é um resumo de uma exposição, cujos trabalhos serão projetados em formato de slide e que inclui outras nove fotografias por cada autor, num total de quase 300 imagens.

Pedro Falcão assinalou que com a projeção das imagens a partir de projetores de slides "há a perspetiva de a exposição poder viajar" pelo país e estrangeiro: "Se as fotografias fossem impressas e emolduradas o custo seria incomportável. Assim é mais transportável e adaptável a qualquer espaço onde haja eletricidade".

Uma ideia partilhada pelo fotógrafo Valter Vinagre, que observou que a projeção de slides "pode ser levada para qualquer lado, pode ir até ao Japão e Austrália. De outra maneira o custo [da exposição] seria quase o custo do festival".

Responsável pela seleção das cerca de 1.400 fotografias que, no total, lhe chegaram às mãos, Valter Vinagre viu todas "em bruto" e ilustra a escolha feita como alguém "que vai por uma estrada ou autoestrada fora e, mesmo com a velocidade, há sempre algo que se vê e fica na memória".

"Aqui também foi assim, vi imagens que soube logo que iam lá estar", adiantou.

Por outro lado, o facto de estar a selecionar fotografias de autores pouco conhecidos, "tirando três ou quatro", também ajudou ao resultado final, permitindo que se concentrasse nas imagens.

"Se ter autores conhecidos pode ser uma condicionante, neste caso [não ter] foi uma libertação", enfatizou.

Já sobre a publicação por si editada em colaboração com Pedro Falcão e Filipe Ribeiro, Valter Vinagre, considerou-a uma exposição "que se pode levar para casa debaixo do braço"

"É como ter aqueles posters que nos decoravam o quarto quando éramos pequenos. É muito mais agradável ter um objeto, do que ver uma coisa na parede e não levar nada nas mãos. Acho que é muito dignificante, é mais uma peça que resulta do próprio festival", frisou o fotógrafo.

O lançamento da publicação e a mostra de slides, promovidas pela Associação de Desenvolvimento Mais Surf (ADMS), organizadora do Gliding Barnacles, decorrerão durante um evento, a realizar sábado, em Lisboa, a partir das 18h00, na Appleton Square, associação cultural e espaço de exposições, localizada no número 27 da rua Acácio Paiva, no bairro de Alvalade.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 15 Horas

Três signos que adoram a sua independência

economia Seg. Social Há 22 Horas

Quase quatro em cada 10 pensionistas têm reforma inferior ao valor mínimo

lifestyle Emagrecimento Há 14 Horas

Nutricionista indica cinco motivos (simples) para não conseguir emagrecer

lifestyle Saúde Há 22 Horas

Estudo revela as profissões que aumentam o risco de declínio cognitivo

lifestyle Saúde Há 23 Horas

Saiba a que horas deve tomar o primeiro café do dia

mundo Rússia Há 15 Horas

Após ser ajudado, gato vadio vai todos os anos (sozinho) ao veterinário

fama Cristiano Ronaldo Há 19 Horas

Divulgada foto inédita de Ronaldo e Dolores na chegada ao Sporting

fama Rita Ferro Rodrigues Há 21 Horas

Rita Ferro Rodrigues explica os motivos que a fizeram deixar a SIC

fama Príncipe Louis Há 18 Horas

Aniversário de Louis assinalado com nova fotografia tirada por Kate

economia condomínio Há 23 Horas

Afinal, é ou não possível vender o lugar de garagem?