Festival de artes performativas Vivarium regressa ao Porto em março

O festival Vivarium regressa ao Porto em março para três dias de exposições, performances, concertos e a conferência "Je est un autre, instintos e instituições na era da tecnologia", em quatro espaços da cidade.

© iStock

Cultura Porto 26/02/20 POR Lusa

Segundo a organização, num comunicado hoje divulgado, o Vivarium regressa ao Porto nos dias 26, 27 e 28 de março: "Com um programa que cruza as áreas da música, performance, dança, artes visuais e pensamento, o evento volta a refletir sobre o impacto tecnológico nas artes e na vida humana.

PUB

Serão três dias de intensa programação que se estenderão à cidade: Passos Manuel, Armazém 22, Reitoria da Universidade do Porto, para além da casa-mãe, o Maus Hábitos".

Na 3.ª edição, "o festival ambiciona abrir um debate a partir da famosa frase de Rimbaud 'Je est un autre'", que dá o mote para a conferência "Je est un autre, instintos e instituições".

A conferência, marcada para 28 de março, às 14:00, na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto, terá como oradores o artista visual francês Laurent Goldring, a investigadora, na área da Filosofia, Ana Falcato, o professor catedrático Ernesto Costa, o artista Leonel Moura e o juiz Alexandre Oliveira.

No primeiro dia do festival serão inauguradas, no espaço Maus Hábitos, exposições do norte-americano Mark America, do francês Laurent Goldring e do português Tiago Rorke, em colaboração com o projeto colaborativo MILL -- Makers in little Lisbon.

Para esta edição estão seis espetáculos de música. Para o primeiro dia estão marcadas as atuações da multi-instrumentista norte-americana Kelly Moran, no Passos Manuel, e do projeto britânico Lil Data, no Maus Hábitos. No segundo dia, atuam os portugueses Osso Vaidoso e a dupla Telectu, que irá apresentar "Belzebu" e "Off Off", ambos no Maus Hábitos.

Para o último dia ficam guardadas as atuações da performer e digipoetisa da Serra Leoa, radicada nos Estados Unidos, Yatta e do francês Franck Vigroux, ambos no Maus Hábitos.

A programação deste ano do Vivarium inclui ainda as performances "The Perception of", da bailarina e coreógrafa eslovaca Eva Klimackova e de Laurent Goldring, no dia 27 no Armazém 22, e "Youtupia", do bailarino e coreógrafo português Gustavo Monteiro, no dia 28, também no Armazém 22.

A primeira edição do Vivarium realizou-se em 2018 com o objetivo de discutir a relação entre a cultura humana e a cibernética, através de 'performances', conversas, exposições e música.

Na altura, a curadora Marianne Baillot explicou à Lusa que o Vivarium, a acontecer de forma anual, seria dotado de uma "abordagem multidisciplinar" que pretendia que o evento fosse além das artes visuais e se focasse no lugar do corpo no contexto da sociedade atual.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Massa muscular Há 18 Horas

Cientistas descobrem as frutas perfeitas para ganhar massa muscular

fama Cristina Ferreira Há 21 Horas

Em direto na TVI, convidada diz que "grande amor" de Cristina é o 'ex'

lifestyle Signos Há 16 Horas

O final do Mercúrio retrógrado traz grandes mudanças para estes signos

auto Honda Há 23 Horas

Antigo Honda NSX português de Ayrton Senna está à venda. Preço surpreende

lifestyle Saúde Há 22 Horas

Médico alerta para os sinais de que não está a consumir fibra suficiente

auto Limpeza Há 14 Horas

Para deixar as jantes a brilhar só precisa de algo que tem em casa

pais Évora Há 18 Horas

Évora. Pai morre e filho fica ferido após serem atropelados por charrete

mundo EUA Há 19 Horas

Gémeas casam com gémeos e agora filhas (primas) são geneticamente irmãs

pais Namíbia Há 14 Horas

Dois portugueses mortos em "acidente grave" com autocarros na Namíbia

fama Filipa de Castro Há 13 Horas

Filipa de Castro recorda caso com Ruben Rua e fala de rumores com CR7