Onze mil pessoas passaram pelo Centro Interpretativo do Vale do Tua

O Centro Interpretativo que mostra o Vale do Tua recebeu em dois anos perto de onze mil visitantes, que passaram a encontrar ali também uma porta de entrada para esta zona de Trás-os-Montes, divulgaram hoje os responsáveis.

© Lusa

Cultura Vale do Tua 25/02/20 POR Lusa

Localizado na aldeia do concelho de Carrazeda de Ansiães com o nome do rio, o Centro Interpretativo do Vale do Tua está localizado na estação onde para o comboio que liga Porto/Pocinho e perto da barragem que impulsionou este e outros projetos coordenados pelo Parque Natural Regional, também contrapartida do empreendimento hidroelétrico.

PUB

Em seis anos de existência, o Parque "alavancou 1,5 milhões de euros de investimento, meio milhão para portas de entrada, 200 mil para o projeto de combate a pragas agrícolas com morcegos, 600 mil para empreendedorismo, 200 mil para o programa de observação de aves (birdwatching) e 330 para astroturismo".

Os dados são do diretor Artur Cascarejo, que garantiu à Lusa que "em seis anos, o parque conseguiu cumprir o que estava no projeto base para doze".

"Quando o projeto base do parque foi aprovado e apresentado ao Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) não acreditavam que conseguíamos cumprir aquele projeto em doze anos, nós conseguimos fazê-lo em seis, em metade do tempo e já estamos a desenvolver projetos que não estavam sequer previstos inicialmente", afiançou.

O diretor salienta que o objetivo "é aumentar o número de empresas e de emprego no território através do Turismo, Ambiente, de tudo aquilo que mexe em termos dos produtos regionais de cada um dos cinco concelhos".

O parque abrange os concelhos de Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Alijó, Murça e Vila Flor, todos da área de influência da barragem de Foz Tua que garante um financiamento anual correspondente a três por cento da faturação da produção de energia.

Com recurso complementar a outros programas nacionais e europeus, o parque tem desenvolvido os vários projetos como as portas de entrada que está a criar em cada um dos cinco concelhos, duas das quais já foram inauguradas em Murça e Carrazeda de Ansiães.

Os dez percursos pedestres existentes, dois em cada concelho, têm sido um dos principais atrativos do Vale do Tua e para breve está anunciado mais um que proporcionará um passeio a partir da estação de Foz Tua com passagem junto da barragem e pela aldeia.

"Estamos a fazer o nosso trabalho de alavancar o território para trazermos cada vez mais turistas, agora isto não se faz do dia para a noite", afirmou o diretor.

O responsável anunciou ainda que está em curso uma candidatura para transformar o Parque "num centro de recursos a nível do empreendedorismo para ajudar também a promover o tecido económico da região".

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 19 Horas

Está na lista dos cinco signos mais bondosos do zodíaco?

mundo Espanha Há 19 Horas

Importavam azeite de Portugal e vendiam-no com rotulagem falsa em Espanha

pais Euromilhões Há 21 Horas

Euromilhões 'engorda' sem totalistas, mas vem um 3.º prémio para cá

mundo Ucrânia Há 23 Horas

Rússia reclama conquista de várias localidades e aponta 500 mil mortos

lifestyle Peso Há 8 Horas

O alimento muito apreciado que reduz o apetite e ajuda a emagrecer

economia supermercados Há 12 Horas

"Campanha é enganosa". O que se passa (afinal) entre Pingo Doce e Lidl?

pais Euromilhões Há 23 Horas

Será que os 133 milhões são seus? Eis a chave vencedora do Euromilhões

lifestyle Receitas Há 20 Horas

Receita. Este docinho leva três ingredientes e nenhum deles é açúcar

lifestyle Dicas e truques de lavandaria Há 21 Horas

A mistura caseira de dois ingredientes que deixa a roupa muito fofinha

fama Cristina Ferreira Há 5 Horas

Em direto na TVI, convidada diz que "grande amor" de Cristina é o 'ex'