'Blade Runner' de Ridley Scott marca começo de 40.º Fantasporto

O filme 'Blade Runner', de Ridley Scott, dá hoje início, no grande auditório do teatro municipal Rivoli, à programação da 40.ª edição do Fantasporto, que se prolonga até 8 de março.

© Lusa

Cultura Fantasporto 25/02/20 POR Lusa

Sob o título de 'The Best of Fantas', o festival internacional de cinema do Porto vai ainda exibir 'Drácula de Bram Stoker', de Francis Ford Coppola, recordando que ambos os trabalhos marcaram presença no evento, em 1983 e 1993, respetivamente.

PUB

Na quinta-feira, o Fantasporto celebra os 40 anos de 'O Touro Enraivecido', de Martin Scorsese, dando-se a abertura oficial na sexta-feira, numa noite em que é exibido 'Adverse', de Brian Metcalf, e 'A Night of Horror: Nightmare Radio', de múltiplos realizadores, enquanto no pequeno auditório é apresentado 'Our Evil', de Samuel Galli, e 'Still/Born', de Brandon Christensen.

A escolha do homenageado com o Prémio Carreira deste ano recaiu sobre o realizador galês Julian Richards, que a organização destacou como "um dos maiores distribuidores de cinema fantástico do mundo", e uma "pessoa de grande empenho na divulgação" desse género, com a exibição de vários filmes da sua autoria e da sua companhia Jinga Films.

Sobre o cinema nacional, o festival apresenta este ano duas competições: o prémio cinema português -- melhor filme e o prémio cinema português -- melhor escola, em que os filmes para a primeira foram uma seleção da organização e os da segunda foram escolha das próprias instituições.

"Este ano, todos os filmes portugueses são inéditos e ainda pedimos às escolas para apresentarem um candidato para o prémio de melhor filme. Há uma certa fusão dos dois prémios. Há 38 filmes a concorrerem ao melhor filme português -- duas longas-metragens e o restante são 'curtas' de vários tamanhos de várias escolas e universidades", explicou à Lusa a diretora do Fantasporto Beatriz Pacheco Pereira.

'Por Detrás da Moeda', de Luís Moya, é um documentário que acompanha os músicos de rua da cidade portuense, e 'Os Conselhos da Noite', de José Oliveira, é um drama que acompanha um ex-jornalista que regressa à terra natal de Braga, depois de descobrir que tem cancro, com o músico Adolfo Luxúria Canibal no elenco.

Além destas duas longas-metragens portuguesas, o Fantasporto vai apresentar também um documentário de cerca de duas horas sobre os 40 anos do festival, realizado por Isabel Pina, que se estreia no dia 06 de março, e que se mantém em exibição no dia seguinte, acompanhado por um livro.

Pelo terceiro ano consecutivo, o festival continua a mostra dedicada ao cinema de Taiwan, desta feita intitulada 'The Wheel of Fortune', numa viagem entre longas e curtas-metragens, a filmes clássicos e recentes, que conta com sessões diárias a partir de sábado.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Herman José Há 12 Horas

Herman José brinca com os fãs. "Dia feliz: descobri que tenho um filho"

auto Alemanha Há 21 Horas

Alemanha multa Continental em 100 milhões de euros por negligência

pais IPMA Há 11 Horas

Queda de neve coloca oito distritos do continente sob aviso amarelo

fama Big Brother Há 22 Horas

Grandes surpresas no novo ranking de popularidade do 'Big Brother'

desporto Premier League Há 19 Horas

O (cuidadoso) pedido de Bruno Fernandes que conquistou os adeptos rivais

fama Nuno Homem de Sá Há 17 Horas

Indireta para Nuno Homem de Sá? "Lugar dessa gente é na prisão"

mundo NATO Há 23 Horas

Ataque russo à NATO terminaria numa derrota para Moscovo, diz MNE polaco

fama Ruben Aguiar Há 19 Horas

Mulher de Ruben Aguiar reage à condenação: "Já sofreu o suficiente"

fama Realeza britânica Há 15 Horas

Estes são os membros menos populares da família real britânica

pais 50 Anos/25 Abril Há 10 Horas

Queria ir e foi. 'Celeste dos Cravos' desfilou na Avenida (e há imagens)