Internet cortada a crítico de Jinping que esteve em prisão domiciliária

"Isto pode muito bem ser a última coisa que escrevo", tinha avisado o ex-professor, que publicou um texto crítico do presidente chinês.

© REUTERS/Issei Kato

Mundo Covid-19 17/02/20 POR Notícias Ao Minuto

Um ex-professor chinês crítico da forma como a administração de Xi Jinping lidou com o surto do novo coronavírus ficou sem acesso à internet, dias depois de ter sido colocado em prisão domiciliária, de acordo com as declarações de amigos ao jornal britânico Guardian.

PUB

Xu Zhangrun é o autor do texto 'Viral alarm: When fury overcomes fear' ('Alerta viral: Quando a fúria se sobrepõe ao medo'), um dos poucos textos críticos de Xi Jinping tornados públicos, onde escreveu que o surto viral "revelou o núcleo podre do governo chinês", falando num sistema de censura e controlo.

Um amigo do docente falou com o Guardian no domingo  - com a condição de não ver a sua identidade revelada, uma vez que pode ser alvo de represálias por parte do governo chinês -  e disse que Xu Zhangrun foi colocado em prisão domiciliária pouco depois de ter regressado a Pequim, depois de ter passado a celebrações de Ano Novo Chinês na sua província natal de Anhui.

"Eles confinaram-no à sua casa sob o pretexto de que tinha que ficar de quarentena depois da viagem. Ele estava, de facto, em prisão domiciliária com os seus movimentos restringidos", afirmou o amigo, garantindo que havia sempre duas pessoas de vigia em frente à casa.

Na semana passada, o homem deixou de estar em prisão domiciliária mas viu ser-lhe cortado o acesso à internet, situação que se verifica desde sexta-feira. "Ele tentou mandar arranjar mas descobriu que o seu IP foi bloqueado", afirmou a mesma fonte.

Quando Xu Zhangrun publicou o seu artigo avisou que poderia vir a ser castigado, indicando que já tinha sido suspenso da escola onde trabalhava. "Posso agora prever com facilidade que irei ser submetido a novos castigos. Isto pode muito bem ser a última coisa que escrevo", havia determinado o homem no final do texto.

Recorde-se que um discurso recente do presidente chinês, que foi publicado pelos meios estatais, indica que Xi Jinping deu instruções para combater o coronavírus Covid-19 a 7 de janeiro, duas semanas antes de alertar a população para os riscos de contágio e de tomar as primeiras medidas públicas.

O coronavírus Covid-19 provocou já 1.775 mortos e infetou cerca de 71.300 pessoas a nível mundial.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 18 Horas

Os três signos que envelhecem melhor. Será que é um deles?

lifestyle Colesterol Há 22 Horas

Será colesterol alto? Esteja atento a estes sinais nos pés e nas mãos

lifestyle Saúde óssea Há 21 Horas

Se consumir esta especiaria mais vezes, os seus ossos vão agradecer

economia IRS Há 23 Horas

Afinal, como é que o Fisco paga os reembolsos do IRS?

mundo Magnum Há 17 Horas

Plástico e metal em gelados da Magnum? Ingleses devem devolver lotes

lifestyle Signos Há 11 Horas

Signos que já conheceram o amor das suas vidas (mas ainda não perceberam)

pais Torres Novas Há 16 Horas

Detidos na A1 com carro furtado, excesso de velocidade e matrícula falsa

desporto Espanha Há 17 Horas

Meningite mata ginasta de 17 anos no espaço de 24 horas

fama Maria Botelho Moniz Há 20 Horas

Maria Botelho Moniz mostra foto encantadora do filho: "Pudim mais feliz"

desporto Mercado de Transferências Há 17 Horas

Preferiu a Lazio ao Benfica. Agora, só renova se... pagar 100 euros