Filme português 'Mosquito' abre hoje o Festival de Cinema de Roterdão

O filme 'Mosquito', do realizador português João Nuno Pinto, abre hoje o Festival Internacional de Cinema de Roterdão, nos Países Baixos, numa edição que contará com cerca de uma dezena de outras produções e coproduções portuguesas.

© iStock

Cultura Cinema 22/01/20 POR Lusa

 

PUB

"'Mosquito' é inspirado na história da chegada do meu avô a África. No entanto, o que se passou durante a sua longa e solitária caminhada pouco se sabe. É aqui que entra a ficção, a fabulação e o sentido que pretendo dar à narrativa", explica o realizador na nota de intenções.

O filme, que remete para a primeira Guerra Mundial, é protagonizado pelo ator João Nunes Monteiro e integra a competição oficial do festival de Roterdão. Chega aos cinemas portugueses a 5 de março.

Nesta 49.ª edição do festival holandês, o programa contará com cerca de uma dezena de outros filmes, de produção e coprodução nacional, entre curtas e longas-metragens, algumas também em competição.

São os casos de 'Suzanne Daveau', documentário de Luísa Homem sobre a geógrafa franco-portuguesa de 94 anos, e 'Ruby', segunda curta-metragem de Mariana Gaivão, premiada no Curtas de Vila do Conde. Os dois filmes estão em competição em Roterdão.

Destaque ainda para 'Desterro', primeira longa de ficção da brasileira Maria Clara Escobar, também em competição, e que é uma coprodução luso-brasileira.

Do artista multimédia português Alfredo Costa Monteiro e da realizadora venezuelana Adriana Guevara será mostrado 'The Under-Exile', do moçambicano Ruy Guerra irá passar 'Em pedaços' e, do espanhol Albert Serra, 'Liberté', rodado em Portugal.

Estão também integrados na programação do festival os filmes portugueses 'Armour', de Sandro Aguilar, 'L'île aux oiseaux', de Maya Kosa e Sérgio da Costa, 'Oú en êtes-vous, Teresa Villaverde?', 'Vitalina Varela', de Pedro Costa, e 'Um animal amarelo', de Felipe Bragança.

A produção cabo-verdiana 'Kmêdeus', de Nuno Miranda, o filme angolano 'Ar Condicionado', de Fradique, a curta-metragem de coprodução portuguesa 'A Chuva Acalanta a Dor', do brasileiro Leonardo Mouramateus, e a coprodução luso-argentina 'Celosos Hombres Blancos', do realizador argentino Ivan Granovsky, também irão passar no festival.

O Festival Internacional de Cinema de Roterdão termina a 2 de fevereiro.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 13 Horas

Abril, sorte mil. Vai correr tudo bem a estes signos até ao final do mês

economia segurança social Há 17 Horas

Afinal, quem tem direito ao Complemento Solidário para Idosos?

economia Mercadona Há 16 Horas

Já se sabe onde (e em que data) a Mercadona vai abrir a 1.º loja este ano

lifestyle Fígado Há 16 Horas

Esteja atento a estes sinais e evite doenças graves no fígado

fama Rúben Vieira Há 9 Horas

Rúben Vieira envolveu-se com colega do 'Somos Portugal'

lifestyle Estudo Há 16 Horas

O hábito que reduz em 23% as hipóteses de vir a ter doenças cardíacas

economia CTT Há 18 Horas

Certificados de Aforro? CTT abrem "cerca de 2.500 novas contas por mês"

fama Príncipe William Há 16 Horas

Com Kate Middleton a lutar contra cancro, William faz 'promessa'

lifestyle Alzheimer Há 17 Horas

Alzheimer. Estudo apresenta nova forma de detetar risco

mundo França Há 14 Horas

Auchan, Intermarché, e Leclerc recolhem frango contaminado em França