Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Descubra as borlas que pode aproveitar neste fim de semana na Grande Lisboa e no Grande Porto.

© iStock

Cultura Agenda cultural grátis 17/01/20 POR Fábio Nunes

A comprovar que não há só festivais e grandes eventos no verão, o mês de janeiro mostra que também reserva 'na manga' algumas surpresas. 

PUB

O Notícias ao Minuto apresenta-lhe algumas das opções que terá em vista para um fim de semana diversificado do ponto de vista cultural. 

Na Grande Lisboa, destaque para o festival Signos da Noite, no qual os documentários e as curtas dominam. Também há um concerto para ver e ouvir num local especial, a Basílica do Palácio Nacional de Mafra. 

No Grande Porto, o icónico Teatro Rivoli faz anos e resolveu organizar uma festa especial com espetáculos, concertos e instalações. 

Há mais eventos para descobrir. O único custo será o tempo para conhecer melhor as nossas sugestões, pois, como é habitual, não implicam abrir os cordões à bolsa. 

Grande Lisboa

Festival Signos da Noite

Esta é a 17.ª edição do Signos da Noite, que vai decorrer entre esta sexta-feira e a próxima segunda-feira. No festival vão ser exibidos documentários e curtas-metragens que alertam para algumas das problemáticas da sociedade e cujo objetivo passa por contribuir para um ambiente de maior tolerância cultural. O Signos da Noite tem lugar na Calçada do Desterro. Pode ficar a saber mais sobre esta edição do festival aqui

Coro da Nova em Mafra

Com o intuito de celebrar o novo ano, o Coro da Nova, da Universidade Nova de Lisboa, vai dar um concerto na Basílica do Palácio Nacional de Mafra este sábado, às 20h. Serão interpretadas obras de Tomás Luís de Victoria, John Rutter e a 'Missa da Coroação' de Mozart. A entrada livre está sujeita à capacidade da Basílica. 

Volta ao Mundo com José de Guimarães

No ano em que comemora 80 anos, e assinala 60 de carreira, José de Guimarães apresenta a sua obra gráfica na Biblioteca Nacional de Portugal. Com o título 'Volta ao Mundo: Obra Gráfica de José de Guimarães', a exposição divide-se por várias salas temáticas, mas que fogem à cronologia e geografia, que exploram as diversas influências do artista nascido em Guimarães em 1939. Vão estar expostas cerca de 168 obras, desde gravuras da série 1º de Maio (que resultaram de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian) aos trabalhos alusivos ao 25 de Abril, sem esquecer as séries de inspiração Africana, Mexicana ou do Extremo Oriente. Para ver até ao dia 31 de março do próximo ano. 

Concerto de Ano Novo

A Livraria Ler Devagar, na LX Factory, vai ser palco de um concerto de Ano Novo este domingo com atuações de piano, violoncelo e violino. O concerto tem início às 17h. 

Ciclo Wtf Is Going On?

A Crew Hassan apresenta mais um ciclo de cinema. O filme 'Spalovac mrtvo' (1969), de Juraj Herz, faz parte do ciclo Wtf Is Going On? e vai ser exibido este domingo às 18h00. O filme adapta a obra de Ladislav Fuks, que foi publicada em 1967. Karel Kopfrkingl, a personagem principal, é um funcionário dedicado do Crematório de Praga e um pai exemplar da família. A ação decorre na década de 30 numa Checoslováquia ocupada pelos nazis, com os quais Kopfrkingl coopera. 

 

Grande Porto

Aniversário do Rivoli

O Teatro Rivoli está de parabéns e tem uma excelente programação preparada para si. De forma a celebrar o seu 88º aniversário, o Rivoli vai organizar vários espetáculos, instalações e concertos. A festa começou ontem mas vai perdurar até este domingo. Pode consultar aqui toda a programação. No máximo podem ser levantados dois bilhetes por pessoa e por espetáculo na bilheteira do teatro. 

Exposição de Jorge Irasagarra

A exposição 'Apenas Um Pouco Tarde' de Jorge Irasagarra vai estar patente na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos, até ao dia 1 de fevereiro. A mostra conta com 24 fotografias a preto-e-branco fruto de uma escolha pessoal de um arquivo de quase trinta anos. 

Música no Mercado do Bom Sucesso

Os concertos de sábado à noite no Mercado do Bom Sucesso são já um clássico da Invicta. Este sábado é a vez dos Los Cubanitos tomarem conta do palco. A Salsa, o Merengue, o Cha Cha Cha e o Reggaeton são alguns dos estilos de dança e música que vão marcar a noite. O espetáculo começa às 22h. 

Mercado de Porto Belo

A Invicta tem uma versão do afamado mercado de Portobello de Londres. Com um nome condizente, Mercado de Porto Belo, decorre todos os sábados na Praça Carlos Alberto entre as 10h e as 19h. 

Dominguinhos no MAR Shopping

Os Dominguinhos são já um clássico para os mais novos, oferecendo atividades diferentes a cada domingo. Este fim de semana há Hora do conto, 'Onde estás?'. Decorre entre as 11h e as 12h30 no piso 0 do MAR Shopping. 

Bom fim de semana, boas ofertas culturais!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

País Covid-19 Há 22 Horas

Notas do 2.º período são comunicadas diretamente aos alunos

País Costa Há 2 Horas

Governo vai "apertar um bocadinho" e clarificar restrições de circulação

País Covid-19 Há 3 Horas

Número de infetados em Portugal sobe para os 8.251. Há 187 mortes

País Coronavírus Há 21 Horas

"Hoje foi um dia bom. Um Guerreiro venceu a batalha do ventilador"

Mundo Coronavírus Há 16 Horas

Covid-19: Brasil ultrapassa as 200 vítimas mortais

Mundo Carta Há 18 Horas

"Eles não precisam de morrer": Porta-aviões tem 100 casos de Covid-19

Mundo Coronavírus Há 8 Horas

AO MINUTO: Portugal com mais de 8 mil casos; Mortes sobem no Reino Unido

Política Holanda 31/03/20

"Deveríamos ter reagido melhor, inclusive eu". Hoekstra faz 'mea culpa'

Mundo Reino Unido Há 18 Horas

Após turno de 12 horas, enfermeira recebe insultos. Resposta é viral

País Covid-19 Há 19 Horas

Presidente anuncia quinta-feira a renovação do Estado de Emergência