Pera Rocha do Oeste em certame na China para conquistar consumidores

A Pera Rocha do Oeste vai estar representada na maior feira para exportadores internacionais da China, a partir de terça-feira em Xangai, para conquistar consumidores chineses, divulgou hoje a associação do setor.

© iStock

Economia Pera Rocha 11/11/19 POR Lusa

"Vamos promover a pera neste mercado e começar a fazer os primeiros contactos comerciais para adiantar trabalho para quando for autorizada" a sua abertura, afirmou Domingos dos Santos, presidente da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), à agência Lusa.

PUB

Com a presença na China, a ANP pretende aumentar a visibilidade internacional da Pera Rocha do Oeste e contribuir para o aumento das exportações, através do reforço da promoção externa.

"Temos de ter outros mercados alternativos para ultrapassar a crime económica do Brasil, o 'Brexit' na Inglaterra e o embargo da Rússia aos produtos europeus e a China é um mercado muito populoso, com poder de compra e que consome produtos importados", justificou o dirigente.

A China importa 3,8 milhões de toneladas de fruta (em 2016), com crescimentos médios anuais de 16% e uma classe média que procura produtos genuínos e de alta qualidade.

Pela primeira vez, a ANP vai estar representada no FHC -- Food & Hotel China, o maior certame chinês para exportadores internacionais, que se realiza entre terça e quinta-feira.

Na edição deste ano são esperados 120 mil visitantes profissionais nos 180 mil metros quadrados de dimensão do evento, onde estão representadas 3.500 empresas de 43 países.

Os governos de Portugal e da China têm vindo a negociar a abertura do mercado chinês à fruta portuguesa.

Esta semana, a União Europeia e a China fecharam também um acordo histórico que tem como objetivo proteger uma centena de Indicações Geográficas europeias, sendo uma delas a Pera Rocha do Oeste.

Na campanha deste ano, foram colhidas 200 mil toneladas de pera rocha e 60% dessa produção é vendida nos mercados internacionais, com Marrocos a liderar, seguindo-se o Brasil e a Inglaterra.

A ANP está a desenvolver um projeto de promoção externa, um investimento de cerca de 430 mil euros que é financiado em 85% por fundos comunitários do FEDER -- Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito de uma candidatura aprovada pelo Compete 2020- Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

A ANP, com sede no Cadaval, possui cinco mil produtores associados, com uma área de produção de 11 mil hectares, equivalente a 85% de toda a área de cultivo da Pera Rocha do Oeste.

A pera rocha é produzida (99%) nos concelhos entre Mafra e Leiria, sendo os de maior produção os do Cadaval e Bombarral, entre os distritos de Lisboa e Leiria.

Esta fruta possui Denominação de Origem Protegida, um reconhecimento da qualidade do fruto português por parte da União Europeia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Herman José Há 12 Horas

Herman José brinca com os fãs. "Dia feliz: descobri que tenho um filho"

auto Alemanha Há 21 Horas

Alemanha multa Continental em 100 milhões de euros por negligência

pais IPMA Há 11 Horas

Queda de neve coloca oito distritos do continente sob aviso amarelo

fama Big Brother Há 22 Horas

Grandes surpresas no novo ranking de popularidade do 'Big Brother'

desporto Premier League Há 19 Horas

O (cuidadoso) pedido de Bruno Fernandes que conquistou os adeptos rivais

fama Nuno Homem de Sá Há 17 Horas

Indireta para Nuno Homem de Sá? "Lugar dessa gente é na prisão"

mundo NATO Há 23 Horas

Ataque russo à NATO terminaria numa derrota para Moscovo, diz MNE polaco

fama Ruben Aguiar Há 19 Horas

Mulher de Ruben Aguiar reage à condenação: "Já sofreu o suficiente"

fama Realeza britânica Há 15 Horas

Estes são os membros menos populares da família real britânica

pais 50 Anos/25 Abril Há 11 Horas

Queria ir e foi. 'Celeste dos Cravos' desfilou na Avenida (e há imagens)