Precursor da bossa nova João Donato apresenta 'Donato Elétrico'

O pianista brasileiro João Donato, um dos precursores da bossa nova, apresenta na quarta-feira, em Lisboa, 'Donato Elétrico', álbum em que voltou aos pianos elétricos 'vintage' e sintetizadores analógicos, "para diversificar um pouco", como disse à Lusa.

© Getty Images

Cultura Bossa Nova 10/11/19 POR Lusa

 

PUB

Aos 85 anos, João Donato garante "alegria, felicidade, contentamento e boas energias" a quem o for ver na quarta-feira ao B.Leza, naquela que será a sua terceira atuação em Portugal. Em 2009, passou pela Casa da Música (com Emílio Santiago e Joyce) e em 2013 apresentou-se no Espaço Brasil da Lx Factory, em quarteto.

O pretexto para o regresso a Lisboa é 'Donato Elétrico', editado em 2016 e o primeiro com composições inéditas em quase 15 anos, no qual voltou a tocar pianos elétricos 'vintage' e sintetizadores analógicos, "para mudar um pouco, para diversificar um pouco".

"Eu vinha gravando muito discos cantando e tocando piano acústico e resolvi mudar um pouco a vestimenta, a roupagem", contou à Lusa, numa conversa telefónica a partir do Rio de Janeiro, onde vive.

Desta vez, tocará acompanhado de elementos da 'big band' brasileira Bixiga 70, de São Paulo, com quem gravou "Donato Elétrico".

E o alinhamento vai incluir "músicas deste disco e outras músicas que não estão neste".

João Donato chegou aos Bixiga 70 por sugestão do produtor Ronaldo Evangelista e deslocou-se a São Paulo para gravar com a banda: "São mais novos, outra geração e eu resolvi gravar com eles para mudar um pouco a sonoridade".

Aos 85 anos, João Donato continua a acompanhar o que vão fazendo as novas gerações. "Os novos músicos procuram-me muito para gravar com eles", partilhou.

Além disso, um dos filhos de João Donato, Donatinho, de 30 anos, costuma mostrar-lhe "muitas coisas novas". "Ele mostra-me cantores novos, músicos novos", contou, lembrando que em 2017 gravou com o filho "Sintetizamor", álbum que acabou por ser premiado.

Pianista, compositor e arranjador, João Donato foi, na década de 1950, um dos percursores da bossa nova. Na década seguinte deixou-se seduzir pelo jazz e pela música afro-cubana, impondo-se posteriormente como um autor incontornável da Música Popular Brasileira.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

pais IPMA Há 23 Horas

Diga 'adeus' ao céu azul. Vêm aí dias cinzentos, chuva e até trovoada

fama Ângelo Rodrigues Há 20 Horas

Ângelo Rodrigues anuncia novo desafio: "Se não der sinais de vida..."

desporto Liga dos Campeões Há 10 Horas

Ancelotti revela o que lhe disse Guardiola após a eliminação do City

fama Quim Barreiros Há 14 Horas

Quim Barreiros revela o que fez ao cachê que recebeu no comício do Chega

economia IRS Há 22 Horas

Valor médio dos reembolsos do IRS é de 867€. Quanto estão a demorar?

lifestyle Signos Há 14 Horas

Línguas de trapos! Estes quatro signos são os maldizentes do zodíaco

lifestyle Alimentação Há 17 Horas

Gastroenterologista revela três suplementos que toma todos os dias

desporto José Enrique Há 20 Horas

"Darwin Núñez não tem nem nunca teve nível para o Liverpool"

desporto Taça de Portugal Há 11 Horas

FC Porto vai do 'susto' à festa e junta-se ao Sporting na final da Taça

desporto Liga dos Campeões asiática Há 15 Horas

'Ai Jesus'. Recorde cai com estrondo e Al Hilal complica a Champions