Folio discute o medo do futuro e populismos que esmagam a tolerância

Populismos que esmagam a tolerância e críticas aos presidentes do Brasil e dos EUA dominaram hoje as duas primeiras mesas de escritores do Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos, no qual se debateu o medo do futuro.

© Pixabay

Cultura Óbidos 11/10/19 POR Lusa

Temas como o 'Brexit', a eleição de Donald Trump ou a presidência de Jair Bolsonaro foram hoje recorrentes nas conversas que marcaram o arranque das 16 mesas de escritores que até ao dia 20 juntam escritores e leitores a debater o medo.

PUB

'O medo do futuro' foi o primeiro tema em reflexão no encontro entre Bernardo Pires de Lima, investigador do Instituto Português de Relações Internacionais, e o filósofo brasileiro Francisco Bosco.

Numa viagem ao passado do Brasil, entre a presidência de Fernando Henrique Cardoso, a destituição de Dilma Rousseff e a eleição de Jair Bolsonaro, Francisco Bosco defendeu que o Brasil "estava muito melhor" antes das últimas eleições, quando elegeu Jair Bolsonaro: "Elegemos o nosso palhaço particular", declarou.

Num mundo onde "a corrupção tem corroído a democracia em todo o mundo", Bernardo Pires de Lima sublinhou, por seu lado, que "as pessoas tolerantes foram esmagadas pelos discursos populistas".

Mas, assumindo-se um otimista, o investigador deixou a mensagem de que "o medo pode ser o melhor dos contributos para a renovação das democracias".

Já na segunda mesa da noite, com Dulce Maria Cardoso e Donald Ray Pollock (Estados Unidos da América) a tentar "encontrar a normalidade na anormalidade", foi Donald Trump o Presidente escolhido para alvo das críticas.

Para o escritor norte-americano, Trump "supera qualquer personagem de ficção" e a sua eleição criou "uma situação política anormal" em relação à qual Pollock continua "em negação".

Mas, como disse Dulce Maria Cardoso, "a ficção sempre perdeu para a realidade" e, sendo a humanidade "enquanto espécie, uma praga" que tem como característica ser muito adaptável, o Folio deixou depois os medos e voltou-se para a Folia, com um concerto de OMIRI, no Palco da Cerca.

O Folio -- Festival Literário Internacional de Óbidos tem mais de 210 iniciativas em 450 horas de programação, em torno da literatura.

Sob o tema 'O Tempo e o Medo', mais de meio milhar de convidados de quatro continentes participam em 16 mesas de escritores, 12 exposições e 13 concertos que integram a programação.

Organizado em cinco capítulos (Autores, Folia, Educa, Ilustra e Folio Mais), o festival teve a sua primeira edição em 2015, num investimento de meio milhão de euros, comparticipados por fundos comunitários. Desde então é custeado pela autarquia e por parceiros institucionais.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Peso Há 21 Horas

O alimento muito apreciado que reduz o apetite e ajuda a emagrecer

lifestyle Massa muscular Há 14 Horas

Cientistas descobrem as frutas perfeitas para ganhar massa muscular

fama Cristina Ferreira Há 18 Horas

Em direto na TVI, convidada diz que "grande amor" de Cristina é o 'ex'

auto Honda Há 20 Horas

Antigo Honda NSX português de Ayrton Senna está à venda. Preço surpreende

pais Tailândia Há 22 Horas

Portuguesa com "doença mental" causa distúrbios na Tailândia

lifestyle Signos Há 13 Horas

O final do Mercúrio retrógrado traz grandes mudanças para estes signos

lifestyle Saúde Há 19 Horas

Médico alerta para os sinais de que não está a consumir fibra suficiente

pais Évora Há 15 Horas

Évora. Pai morre e filho fica ferido após serem atropelados por charrete

pais Namíbia Há 11 Horas

Dois portugueses mortos em "acidente grave" com autocarros na Namíbia

mundo EUA Há 16 Horas

Gémeas casam com gémeos e agora filhas (primas) são geneticamente irmãs