Fórum Ibero-Americano das Artes distingue três artistas portugueses

O ator e encenador Rui Mendes, o músico e escritor de canções Zeca Medeiros e o bailarino e coreógrafo Paulo Ribeiro são distinguidos na próxima quinta-feira, pelo Fórum Ibero-Americano das Artes.

© Lusa

Cultura Artistas 11/10/19 POR Lusa

Os artistas portugueses são distinguidos no âmbito da XXX Assembleia Geral Anual da Federação Ibero Latino Americana de Artistas, Intérpretes ou Executantes (FILAIE), que se realiza em Sintra, a partir de segunda-feira, anunciou hoje a cooperativa Gestão do Direitos dos Artistas (GDA).

PUB

A cerimónia de homenagem aos três artistas portugueses realiza-se no Palácio Nacional de Sintra, seguindo-se um recital pela guitarrista Marta Pereira da Costa.

Na ordem de trabalhos da assembleia-geral, que se reúne de segunda a quinta-feira próximas, vão estar "as questões ligadas à remuneração justa pela utilização das obras dos artistas nas grandes plataformas digitais -- como o Youtube, o Spotify, a Google ou o Facebook", segundo comunicado da GDA.

"A 'Internet Justa para os Artistas' é uma causa do espaço europeu que a Diretiva para os Direitos de Autor do Parlamento Europeu colocou na agenda política, estando os artistas dos países que pertencem à FILAIE empenhados em discutir a pertinência das mesmas questões no espaço latino-americano", segundo a mesma fonte.

A GDA defende o "princípio universal" do "reconhecimento e de uma remuneração justa sempre que as obras dos artistas são exploradas comercialmente nas plataformas digitais", disse o presidente da GDA, Pedro Wallenstein.

"Estas plataformas armazenam e permitem o acesso a grandes quantidades de obras e outros materiais protegidos carregados pelos utilizadores, pelo que tem de ser obrigatório o pagamento de direitos de autor e de direitos conexos de forma justa", enfatizou.

A FILAIE representa "mais de300.00 artistas", e foi fundada em 1998, sendo uma federação constituída por sociedades de gestão dos direitos dos artistas, a GDA é a representante de Portugal.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 13 Horas

Abril, sorte mil. Vai correr tudo bem a estes signos até ao final do mês

economia segurança social Há 17 Horas

Afinal, quem tem direito ao Complemento Solidário para Idosos?

economia Mercadona Há 16 Horas

Já se sabe onde (e em que data) a Mercadona vai abrir a 1.º loja este ano

lifestyle Fígado Há 16 Horas

Esteja atento a estes sinais e evite doenças graves no fígado

fama Rúben Vieira Há 9 Horas

Rúben Vieira envolveu-se com colega do 'Somos Portugal'

lifestyle Estudo Há 16 Horas

O hábito que reduz em 23% as hipóteses de vir a ter doenças cardíacas

economia CTT Há 18 Horas

Certificados de Aforro? CTT abrem "cerca de 2.500 novas contas por mês"

lifestyle Alzheimer Há 17 Horas

Alzheimer. Estudo apresenta nova forma de detetar risco

fama Príncipe William Há 16 Horas

Com Kate Middleton a lutar contra cancro, William faz 'promessa'

mundo França Há 14 Horas

Auchan, Intermarché, e Leclerc recolhem frango contaminado em França