Blizzard pode ser alvo de boicote depois de banir apoiante de Hong Kong

A produtora responsável por sucessos como ‘World of Warcraft’, ‘Diablo’ e ‘Overwatch’ está a ser alvo de duras críticas da parte de fãs, legisladores e até dos seus próprios colaboradores.

© Blizzard

Tech China 09/10/19 POR Miguel Patinha Dias

O afastamento do jogador profissional Chung Ng Wai de ‘Hearthstone’ pela Blizzard por este ter manifestado apoio aos protestos de Hong Kong está a ganhar contornos de incidente internacional. A produtora norte-americana, que durante anos foi elogiada pelo seu trabalho em jogos como ‘World of Warcraft’, ‘Diablo’ e ‘Overwatch’, está agora a ser alvo de duras críticas de praticamente todos os quadrantes.

PUB

Como conta o Business Insider, a Blizzard foi alvo de ataques de tal forma ferozes no Reddit da parte de fãs que a empresa decidiu suspender o seu ‘subreddit’ oficial. A decisão fez com que os fãs se sentissem ainda mais furiosos, com muitos a ameaçar boicotar por completo a empresa e deixar de comprar e jogar aos seus jogos.

Ainda que a Blizzard não o tenha afirmado claramente, acredita-se que a decisão de afastar Chung Ng Wai terá estado relacionada com o desejo da empresa em não antagonizar o governo chinês. A situação passou despercebida ao senador democrata pelo estado do Oregon, EUA, Ron Wyden, que partilhou no Twitter a sua posição sobre o caso. “A Blizzard mostra que está disponível para se humilhar para agradar ao Partido Comunista Chinês. Nenhuma empresa norte-americana deveria censurar apelos por liberdade para fazer dinheiro rápido”, pode ler-se no ‘tweet’ abaixo.

O motivo por detrás deste ‘tweet’ do senador norte-americano prende-se com o facto de 5% da Activision Blizzard ser detido pela gigante tecnológica chinesa Tencent, que se acredita ser a causa da decisão da empresa norte-americana

As críticas à Blizzard não surgem apenas de fora da empresa. Os colaboradores da empresa também parecem desagradados com a decisão e não demoraram a fazer-se notar no próprio campus em Irvine na California, EUA. Na sede da Blizzard (na fotografia acima) pode encontrar-se a estátua de um orc de ‘Warcraft’ – de nome Thrall – cercada por um círculo onde podem ser encontrados os oito valores que representam a empresa.

Como protesto, alguns colaboradores da empresa taparam com papel dois destes valores sendo eles o “Pensar Global” e “Todas as Vozes Importam”, o que diz muito sobre o clima que se vive atualmente a nível interno.

Não é ainda claro como a Blizzard lidará com a situação nas próximas horas pelo que teremos de aguardar por novidades.

The Blizzard subreddit has been made private. Really sleazy--if you're going to do something villainous, you can't flee from the lumps you're going to take from it.

— Sam Sykes (@SamSykesSwears) October 8, 2019

.@Blizzard_Ent thank you for assuring that I will not purchase another game from you so long as you stand against the people of #hongkong fighting for their democracy, their lives and their place in the world. I guess money erases any sense of shame you should have over this

— Sarfaraz (@LacesNjoysticks) October 8, 2019

Not everyone at Blizzard agrees with what happened.Both the "Think Globally" and "Every Voice Matters" values have been covered up by incensed employees this morning. pic.twitter.com/I7nAYUes6Q

— Kevin Hovdestad (@lackofrealism) October 8, 2019
PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 11 Horas

Abril, sorte mil. Vai correr tudo bem a estes signos até ao final do mês

economia segurança social Há 15 Horas

Afinal, quem tem direito ao Complemento Solidário para Idosos?

lifestyle Signos Há 23 Horas

Quatro signos que têm um 'sexto sentido'. Identifica-se?

lifestyle Fígado Há 13 Horas

Esteja atento a estes sinais e evite doenças graves no fígado

economia Mercadona Há 14 Horas

Já se sabe onde (e em que data) a Mercadona vai abrir a 1.º loja este ano

fama Rúben Vieira Há 6 Horas

Rúben Vieira envolveu-se com colega do 'Somos Portugal'

lifestyle Estudo Há 14 Horas

O hábito que reduz em 23% as hipóteses de vir a ter doenças cardíacas

economia CTT Há 15 Horas

Certificados de Aforro? CTT abrem "cerca de 2.500 novas contas por mês"

fama Príncipe William Há 14 Horas

Com Kate Middleton a lutar contra cancro, William faz 'promessa'

lifestyle Alzheimer Há 14 Horas

Alzheimer. Estudo apresenta nova forma de detetar risco