Comissão Europeia rejeita apressar-se com acusações à Huawei

A Comissão Europeia pediu hoje "vigilância e cautela" em relação aos riscos de espionagem e de ciberataques nas redes móveis de quinta geração (5G), mas rejeitou "pôr a carroça à frente dos bois" e acusar a chinesa Huawei.

© Notícias ao Minuto

Tech 5G 09/10/19 POR Lusa

"Temos de estar particularmente vigilantes e cautelosos", afirmou hoje o comissário europeu para a União da Segurança, Julian King, em conferência de imprensa, em Bruxelas.

PUB

A reação do responsável surge depois da divulgação de um relatório da Comissão Europeia, que revela que os Estados-membros da UE detetaram, numa análise feita aos riscos nacionais relativos às redes móveis 5G, ameaças de espionagem ou de ciberataques vindas, nomeadamente, de países terceiros.

Questionado pelos jornalistas se o documento se refere, especificamente, à China e à companhia tecnológica chinesa Huawei, Julian King rejeitou que o relatório atinja "certas regiões ou empresas".

"Alguns consideram que falhamos por não apontarmos certos países, regiões ou empresas, mas eu penso precisamente o contrário, que não o fazermos é um mérito porque estamos a rejeitar aquilo a que se costuma chamar pôr a carroça à frente dos bois", sublinhou o comissário europeu.

Apesar de Bruxelas rejeitar estar a incidir sobre uma determinada empresa ou sobre um determinado país, certo é que a tecnológica chinesa Huawei tem vindo a ser acusada, principalmente pelos Estados Unidos, de espionagem através das redes 5G.

A Europa é o maior mercado da Huawei fora da China. De um total de 50 licenças que a empresa detém para o 5G, 28 são para operadoras europeias.

Assumida como uma prioridade desde 2016, a aposta no 5G já motivou também preocupações com a cibersegurança, tendo levado a Comissão Europeia, em março deste ano, a fazer recomendações de atuação aos Estados-membros, permitindo-lhes desde logo excluir empresas 'arriscadas' dos seus mercados.

Bruxelas pediu, também nessa altura, que cada país analisasse os riscos nacionais com o 5G, o que aconteceu até junho passado, seguindo-se depois uma avaliação geral em toda a UE, hoje divulgada.

O relatório hoje publicado por Bruxelas reúne as conclusões a que os países da UE chegaram nessas avaliações nacionais, indicando que "a introdução das redes 5G ocorre no âmbito de um complexo cenário global de ameaças à segurança cibernética".

"No geral, as ameaças consideradas mais relevantes" e apontadas no relatório estão "relacionadas com o comprometimento da confidencialidade, da disponibilidade e da integridade" dos dados nestes países, indica o executivo comunitário no documento, precisando que um desses riscos se refere à "espionagem de tráfego ou de dados através da infraestrutura das redes 5G".

A Comissão nota, no relatório, que "em particular os países terceiros mais hostis podem exercer pressão sobre os fornecedores de 5G a fim de concretizarem ciberataques para atenderem aos seus interesses nacionais".

Isto porque estes países de fora da UE têm "capacidades - intenção e recursos - para realizar ataques contra redes de telecomunicações dos Estados-membros da UE", acrescenta.

Segundo Bruxelas, "as mudanças tecnológicas introduzidas com o 5G irão aumentar a dimensão de um [possível] ataque e o número de pontos de entrada com potencial para os invasores".

Até final do ano, os Estados-membros da UE vão, então, encontrar medidas comuns para mitigar estas ameaças.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 22 Horas

Problema de expressão? As pessoas destes três signos não dizem 'amo-te'

lifestyle Dicas e truques de limpeza Há 21 Horas

Todos temos em casa o que é preciso para fazer frente à humidade

economia Seg. Social Há 12 Horas

Quase quatro em cada 10 pensionistas têm reforma inferior ao valor mínimo

lifestyle Saúde Há 13 Horas

Estudo revela as profissões que aumentam o risco de declínio cognitivo

lifestyle Saúde Há 13 Horas

Saiba a que horas deve tomar o primeiro café do dia

fama Cristiano Ronaldo Há 10 Horas

Divulgada foto inédita de Ronaldo e Dolores na chegada ao Sporting

fama Rita Ferro Rodrigues Há 12 Horas

Rita Ferro Rodrigues explica os motivos que a fizeram deixar a SIC

fama Príncipe Louis Há 8 Horas

Aniversário de Louis assinalado com nova fotografia tirada por Kate

lifestyle Signos Há 5 Horas

Três signos que adoram a sua independência

economia condomínio Há 13 Horas

Afinal, é ou não possível vender o lugar de garagem?